6 mitos sobre os brasileiros na Europa

Mesmo sendo o maior país da América Latina, o Brasil possui características que os europeus podem ficar um tanto confusos ao saber que não funcionam bem assim. 

6 mitos sobre os brasileiros na Europa
Mitos sobre comportamento e geografia são os mais comentados

GANHE O MUNDO FALANDO INGlÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Que todos nós temos estereótipos sobre outros povos, isso é fato. Mas até que ponto eles podem ser generalizados e mantidos com o passar do tempo? O Brasil, mesmo sendo o maior país da América Latina e uma forte potência econômica possui diversas características que os europeus acreditam ser regra e que podem ficar um tanto confusos ao saber que as coisas não funcionam bem assim. 

Os mitos sobre nós, brasileiros, na Europa

Temos certeza que, se você já viajou para a Europa ou conhece algum "gringo", já teve que desmentir alguns mitos. Isso também acontece ao contrário, quando nós temos uma ideia que pode ou não, ser errada sobre os estrangeiros e assim surgem os esteriótipos. Aproveite e confira quais são os 6 mitos mais comuns que rondam a Europa sobre nós:

1. Mulheres brasileiras

O mito sobre as mulheres brasileiras na Europa existe há muito tempo e, infelizmente, continua bastante presente. A ideia de que toda brasileira que chegue ou more sozinha no país é prostituta ou está em busca de “golpe” é mais comum do que imaginam. Em países como Portugal e Espanha o preconceito é ainda maior pois a facilidade linguística e imigratória acaba sendo porta de entrada para a prostituição no continente. Com isso, a má fama recai sobre a grande maioria das mulheres brasileiras.

2. Todos amam samba e futebol

mitossobrebrasileirosnaeuropa


Outro mito sobre os brasileiros, tanto na Europa quando em outros continentes é quanto ao amor desta nação por samba e futebol. Ao saber que você é brasileiro, os europeus automaticamente vão dar um jeito de inserir algum destes temas no assunto, comentando sobre alguma música ou jogador de futebol que admiram. Para eles, o futebol é como uma religião para o brasileiro (talvez para alguns até seja) e o samba, um hino.

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

3. Brasileiros são, obrigatoriamente, bronzeados

Ter a pele muito clara ou, simplesmente, não gostar de sol é algo inaceitável. Para os europeus, brasileiros amam praias e passam boa parte de seu tempo nelas. Desfilam em trajes de banho e passam horas se bronzeando, portanto, ter um bronzeado de escritório pode ser algo um tanto quanto confuso para aqueles tem nutrem este mito sobre os brasileiros.

4. Malandragem

mitossobrebrasileirosnaeuropa


O estilo “Zé Carioca” é extremamente associado a real imagem do brasileiro na Europa. Jeitinho aproveitador e persuasivo, o brasileiro normalmente ouve comentários sobre ser um “bom vendedor” em entrevistas de emprego, além de opiniões mais eufemistas para designar esta característica que a má fama trazida por alguns acarretou.

Tenha ofertas de pacotes de viagem, cruzeiros e reservas de hospedagem de última hora na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!


5. Brasileiros desconhecem produtos e tecnologias

Talvez partindo do mesmo princípio que vivemos em meio à selva, os europeus acreditam que muitos produtos industrializados ou tecnologias avançadas não estão ao nosso alcance. E isso pode até ser um pouco verdade. Por uma questão de segurança, existem muitas tecnologias na Europa que jamais dariam certo no Brasil, como por exemplo, portar um leitor durante suas compras para que você passe seus próprios produtos antes de pagar. Outros exemplos como caixas eletrônicos “desprotegidos” na rua, lavanderias self-service sem nenhum tipo de vigilância e produtos para otimizar nosso dia a dia como diversas opções de alimentos congelados ou enlatados são realmente desconhecidos por nós por motivos culturais, o que não significa que grandes empresas tecnológicas ou alimentícias não tenham sedes no Brasil e também nos forneça seus produtos ou serviços.

6. Selva e Animais Selvagens

mitossobrebrasileirosnaeuropa


Muitos europeus tem uma imagem do Brasil dividido em 2 partes: O norte é composto por florestas e animais selvagens enquanto o sul possui cidades mais modernas. Porém, mesmo estas cidades ainda convivem com os animais ao redor. Na Europa, devido às condições climáticas, a diversidade natural é bastante limitada tanto em fauna quanto em flora. Portanto, diante de tanto verde e animais exóticos que o Brasil possui (sem o devido valor) é compreensível o deslumbre e acreditar que vivemos em meio à selva, mas não deixa de ser um mito bastante retrógrado.

Desenrole a língua! Aprenda inglês rápido e definitivamente.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar