12 mitos sobre emagrecimento que muita gente acredita

Você acredita em algum dos mitos sobre emagrecimento? Saiba quais são os mais comuns e evite-os, pois eles não auxiliam na sua perda de peso.

12 mitos sobre emagrecimento que muita gente acredita
Mitos sobre emagrecimento que as pessoas levam a sério e não têm resultado

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Quem já tentou perder peso e nunca acreditou em um dos muitos mitos sobre emagrecimento, que atire a primeira pedra. Emagrecer não é uma tarefa fácil, e é por isso que muita gente quer acreditar que existem métodos que facilitam esse caminho e fazem a balança abaixar o ponteiro mais rapidamente. Alguns mitos podem dar a falsa sensação de perda de peso, mas emagrecer mesmo, é muito raro.

Mitos sobre emagrecimento – quase todo mundo cai nessa

“Não coma carboidratos à noite”, “tome água morna em jejum”, “corte a gordura da sua dieta”. São muitos os mitos sobre emagrecimento que todos os dias alguém nos conta que dá certo, e a gente sempre cai nessa e resolve tentar. Alguns têm princípios que ajudam a desinchar ou fazer os intestinos trabalharem melhor, mas a maioria deles não facilitam a perda de peso. Quer saber quais são? Confira e veja se você já caiu em algum (ou alguns) deles.

1. Beber água morna com limão em jejum emagrece

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Não emagrece. O que acontece quando tomamos água morna com limão é que o ácido cítrico presente na fruta ajuda o corpo a eliminar toxinas, mas não elimina gordura. A água morna ajuda a descolar as fezes ressecadas do intestino, então a pessoa evacua mais e diminui o estufamento abdominal. Tomar água morna com limão é benéfico para o corpo, mas não há fundamento científico na ação emagrecedora da mistura.

2. Eliminar a gordura da sua dieta vai te emagrecer

Falso, a gordura faz parte de uma alimentação saudável. O que é preciso fazer quando se precisa perder peso é trocar a gordura saturada pela insaturada. Uma dieta para emagrecimento deve conter pelo menos 35% de gorduras insaturadas, já que esta ajuda a reduzir o colesterol no sangue, substância ligada ao risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais. Por isso, nada de eliminar 100% da gordura da sua dieta, isso não vai te emagrecer e vai te fazer mal.

3. Comer à noite engorda

Segundo os nutricionistas, não é a hora que você come que te engorda, e sim o que você come. Se você consumir calorias em excesso, mais do que o corpo necessita, ganha-se peso, não importa se for pela manhã, à tarde ou à noite. Não é preciso cortar os carboidratos da sua janta ou lanche da noite se você pretende emagrecer. Se comer de maneira regrada e sem excessos, o organismo, ao acordar no dia seguinte, terá chance de voltar a gastar energia.

4. Fazer musculação não emagrece porque você ganha massa

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Mais um dos mitos sobre emagrecimento que muita gente cai fácil. Acha que só tem que fazer dieta e exercícios leves quando quer emagrecer para não ganhar massa muscular e ver a balança descer mais depressa. É verdade que a musculação aumenta a massa magra do seu corpo, no entanto, quanto mais músculo você tem, mais calorias o corpo gasta para se manter. Portanto, ao fazer musculação você além de não ficar com o corpo flácido após o emagrecimento, você fortalece a musculatura e aumenta o gasto calórico durante o dia.

5. Para emagrecer você tem que fazer exercícios intensos e prolongados.

Não é verdade. Você não precisa passar horas correndo, nem praticar musculação por um período prolongado. A verdade é que: para perder peso o melhor é fazer exercícios de intensidade variada, alternando aqueles muitos intensos, com o de média e baixa intensidade de forma regular, de 3 a 5 vezes por semana, por exemplo. A oscilação dos batimentos cardíacos privilegiam o emagrecimento. E não esqueça que os exercícios de baixa intensidade do dia a dia também ajudam a emagrecer, então ao caminhar para o trabalho, fazer uma faxina ou arrumar o jardim você vai colaborar com o seu emagrecimento saudável.

6. Estou de dieta, vou comprar tudo diet

Não caia nessa, essa já está velha! Os produtos diet ou dietéticos são direcionados para o público diabético e não para os que querem perder peso. Os produtos diet  não contém açúcar, mas podem ser ricos em gorduras e calorias, o que atrapalha na redução de peso. Se você quer perder peso, pode apostar nos produtos lights, esses sim são indicados para dietas de emagecimento pois possuem redução de no mínimo 25% das calorias, gorduras e do sódio, ajudando na sua dieta.

7. Carne vermelha engorda

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Normalmente não é a carne que engorda, é o modo de preparo. É claro que há carnes que possuem maior quantidade de gordura do que outras, sabemos que as carnes brancas são mais leves e menos gordurosas. No entanto, isso não quer dizer que as carnes vermelhas estão condenadas e as brancas liberadas, pois o preparo faz toda a diferença. Para se ter uma ideia: um filé mignon grelhado tem menos gordura que uma sobrecoxa de frango assada com pele. E um peito de frango à milanesa também tem mais gordura que um bife de maminha. Então ao escolher as carnes tenha atenção também no preparo e não somente na cor.

8. Frutas podem ser consumidas a vontade

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Infelizmente não é bem assim. As frutas são muito saudáveis e devem fazer parte de uma dieta de emagrecimento, mas não podemos esquecer que as frutas têm frutose, um tipo de açúcar que se ingerido em excesso pode sabotar a sua dieta. O mesmo acontece com os sucos naturais, muita gente acha que está com a dieta em dia porque toma sucos naturais, mas esquece que eles também engordam. O ideal é consumir tudo, incluindo frutas e sucos, com moderação, nada de exagero.

9. Maçã dá fome

Não há nenhuma explicação científica para essa afirmação tão comum. Maçã não dá fome, é mais um dos mitos sobre emagrecimento, e ela pode ainda ser uma boa aliada na sua dieta de emagrecimento. A maçã é um fruto de baixa caloria, rica em fibras e vitaminas. Comê-la com a casca é ainda melhor, pois ajuda no bom funcionamento do intestino e dá a sensação de desinchar. Não tem desculpa para não comer maçã, ela é amiga e não inimiga do emagrecimento saudável.

10. Se eu extrapolei hoje, amanhã eu compenso comendo muito pouco

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Não funciona bem assim, infelizmente. Se você fizer isso esporadicamente, a compensação pode ser benéfica para sua meta de perda de peso. Mas se todo final de semana você comer tudo que evita, e na segunda fazer uma dieta super restrita, não vai adiantar. Seu corpo se acostuma à essa rotina e você pode conseguir manter o peso, mas emagrecer é difícil. Se você quiser comer algo fora da sua dieta no fim de semana, coma com moderação e faça exercícios físicos. Versão light e atleta durante a semana e gordices mais sedentarismo no fim de semana, não emagrecem ninguém.

11. Fazer jejum em alguns períodos ajuda a emagrecer

Muito pelo contrário. O jejum prolongado é pejudicial ao organismo, pois desregula os hormônios que auxiliam nos mecanismos de fome e saciedade. Além disso, se fizer jejuns com regularidade, seu corpo entende como período de escassez de energia e pode estocar gordura. Além disso, os jejuns podem gerar também predisposição a compulsão alimentar em determinados horários.

12. Certos alimentos queimam gordura

Seria muito bom se queimassem, mas não é verdade. Chá verde, pimenta, repolho e outros alimentos são conhecidos como queimadores de gordura, mas de acordo com a Fundação Cardíaca Britânica não existe um tipo de comida que tenha propriedades especiais de queimar a gordura em excesso no corpo. Esses alimentos podem ajudar em outro sentido, como aumentar a diurese, aumentar o gasto calórico do corpo, por exemplo, mas queimar gordura não queima.

Não tem segredo

Não há medidas milagrosas e se você optar por dietas restritivas ou remédios para emagrecer, a chance de engordar tudo de novo é muito grande. É preciso ter consciência que queimar gordura e eliminar peso depende da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos e o gasto calórico. Alimentar-se de forma saudável e fazer exercícios físicos regularmente é a melhor fórmula. Não é a mais fácil, nem a mais rápida, mas é a única eficaz e saudável. Fazer mudanças graduais a longo prazo e modificar o estilo de vida é a maneira ideal de combater os quilos porque leva a uma perda de peso permanente.

Fique em forma com saúde e com o cuidado que você merece. Quer saber como?


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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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