7 mitos sobre carros que muita gente acredita até hoje

Descer na “banguela” economiza gasolina? É preciso “aquecer” o veículo antes de dirigir? Conheça mitos sobre carros que muita gente acredita até hoje.

7 mitos sobre carros que muita gente acredita até hoje
Saiba quais os mitos sobre carros você anda acreditando e não adiantam nada

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Todo motorista adora dar dicas e “pitacos” sobre a direção do automóvel. Tem sempre alguém que quer ensinar um jeitinho de economizar gasolina, preservar peças ou baratear a manutenção do veículo. Hoje em dia, a maioria dessas “dicas” já viraram mitos sobre carros pois eles ficaram mais modernos e esses pequenos truques já não são necessários.

Os mitos sobre carros que não fazem sentido nos carros modernos

Nos últimos 15 anos, os carros sofreram mudanças em sua parte mecânica e elétrica que permitiram uma evolução significativa do desempenho dos veículos. Portanto, muitas das dicas do seu avô sobre os carros já não são necessárias pois os carros dos tempos de hoje já têm medidas para funcionar melhor do que os de antigamente. Veja quais desses truques você não precisa mais fazer (ou acreditar).

1. Descer em ponto morto (na “banguela”) economiza gasolina

Os carros atuais (do ano 2000 até os de hoje) possuem injeção eletrônica, ou seja, durante uma descida, o carro detecta que não é preciso injetar combustível e interrompe o fluxo vindo do tanque. Além de não economizar em nada, usar o carro ‘na banguela’ é um ato perigoso. Ao descer uma ladeira com o carro desengrenado você não contará com o freio motor, portanto, você sobrecarrega os freios de pedal podendo superaquecê-los e prejudicar sua eficiência. Portanto, não desça na banguela e aprenda alguns truques para economizar gasolina que não são perigosos.

2. É preciso aquecer o carro antes de arrancar

Foi-se o tempo em que, antes de sair, era preciso ligar o carro e deixar ele “esquentando” para então dar partida. Os carros recentes têm sistema de gerenciamento eletrônico que possibilita que o carro ande normalmente frio ou quente.

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3. Não pode misturar combustível em veículos flex

Os carros flex estão preparados para andar com gasolina, álcool ou com a mistura entre os dois combustíveis. Não existe a necessidade de terminar com um tipo de combustível para então poder abastecer com outro nem a neurose de que o motor vicia se utilizar um combustível só.

4. Usar o ar condicionado gasta o gás do carro

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Isso nunca acontece. O ar condicionado não utiliza o gás do sistema do veículo, ele consome combustível. O gás não precisa ser trocado nem reposto caso esteja tudo em dia na revisão, ele só vazará se houver algum defeito. A história de que o gás fica velho também é mito.

5. Gasolina premium faz o carro funcionar melhor

A gasolina premium, além de possuir aditivos que ajudam na conservação e limpeza do motor (assim como a aditivada também possui), ela tem ainda uma octanagem mais alta. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas, a premium tem 91 octanas. Ter uma octanagem mais alta faz com que o motor funcione com maior taxa de compressão e tenha maior eficiência. Só que, ela só tem maior taxa de compressão em motores potentes preparados para isso, como os esportivos de luxo, por exemplo. Em carros comuns, o efeito da premium é muito pequeno, imperceptível, portanto não vale a pena pagar mais caro por ela. Use sempre o combustível indicado no manual do veículo.

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6. É melhor atravessar lombadas (quebra-molas) com as rodas na diagonal

Muitas pessoas acreditam – sabe-se lá o porquê – que ao atravessar o quebra mola é melhor dar uma viradinha no volante e transpô-lo com as rodas na diagonal. A suspensão dos carros modernos estão preparadas para os quebra-molas portanto o melhor é atravessá-los com o carro reto em baixa velocidade, para ter menos torção no monobloco e não sobrecarregar os amortecedores. 

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7. Ao estacionar na subida, basta puxar o freio de mão e o carro estará seguro

Muita gente acha que o carro estará perfeitamente seguro se você puxa o freio de mão corretamente. Mas na verdade, é preciso que o carro esteja engatado na primeira marcha, com a direção travada e virada para o meio fio para garantir que ele não vá descer. Se uma falha nos freios acontecer, essas outras medidas segurarão o carro contra a calçada. Essa prática não é tão conhecida pelos motoristas do Brasil, mas deveria ser pois pode previnir acidentes. Nos Estados Unidos, ela é obrigatória e se o motorista não virar e encostar a roda dianteira no meio-fio, fica passível de multa.

E você? Acreditava em alguns desses mitos sobre carros? Tem algum que você conhece que não foi sitado no artigo?

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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