7 mitos sobre brasileiros nos Estados Unidos

Existem muitos mitos sobre os brasileiros e sobre os nossos costumes no exterior. Conheça 7 mitos que os americanos têm em relação à nossa cultura.

7 mitos sobre brasileiros nos Estados Unidos
Conheça 7 mitos sobre brasileiros na visão de americanos

veja quanto custa fazer intercâmbioe planeje o seu

A cultura brasileira e os hábitos da nossa população geram curiosidade e interesse em muitos estrangeiros, principalmente naqueles países onde há muitos imigrantes brasileiros. E esse é o caso dos Estados Unidos. É nos Estados Unidos que está reunida a maior comunidade de brasileiros residentes fora do Brasil, e junto com eles, um série de mitos sobre brasileiros  dos nossos hábitos, costumes até nossas aptidões e aparência física  acabam sendo evidenciados pela população americana.

Falta de informação, não preconceito

Os mitos que os americanos têm em relação à nós brasileiros é antes uma falta de informação do um preconceito em si. Não estamos dizendo que não há americanos que não sejam preconceituosos quanto à brasileiros, há pessoas preconceituosas em todas as nações. O que queremos esclarecer é que as características que vamos apontar aqui são mitos que os americanos têm sobre nós e sobre a nossa cultura resultante da pouca informação que têm sobre o Brasil e do exagero daquelas informações que chegam sobre nós na América. Algumas são compreensíveis, e outras inacreditáveis!

Os mitos sobre brasileiros apontados por americanos

TUDO SOBRE O SEU INTERCÂMBIO
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e promoções sobre estudar no exterior. Comece já a planejar o seu intercâmbio.

1. Todas as brasileiras são bonitas

Existe nos Estados Unidos o mito de que a mulher brasileira é bonita por natureza. Há a ideia de que todas as brasileiras têm corpo escultural, com curvas e a pele bronzeada. Somos famosos pela mistura de raças do nosso país, e muitas brasileiras famosas – modelos e artistas – que têm sua beleza exposta na televisão e em revistas. Elas são conhecidas pela ‘beleza exótica’ do Brasil. Isso gerou no exterior, incluindo os Estados Unidos, o mito de que toda brasileira segue esse estereótipo. Nós sabemos que não é verdade, que a mulher brasileira tem características diversas e, como em qualquer lugar do mundo, nem todas são bonitas.

2. Todo brasileiro adora samba e carnaval

O carnaval é a festa mais famosa do Brasil e o samba é uma das músicas que embalam esse festa. O samba está presente no dia a dia do Brasil, mas nem todo brasileiro gosta de samba, assim como muitos brasileiros não estão nem aí pro carnaval. Ao ver na televisão as festas de carnaval com milhares de pessoas nas ruas se divertindo, os americanos acham que todos os brasileiros esperam ansiosamente pelo início dessa festa para sair brincando na rua. Muitos nem imaginam que há brasileiros que detestam a música, as festas de multidão e o espírito da carnavalesco.

3. Todos os homens jogam (bem) futebol

mitosbrasileiroseua


Primeiro, os americanos pensam que todo mundo no Brasil ama futebol, o que não é verdade. E segundo, além de gostar do esporte, eles pensam que todo homem brasileiro tem um dom nato para ser bom de bola. Infelizmente, isso nao é verdade. Até seria bom se todo brasileiro tivesse a habilidade de Pelé ou do Neymar, mas nem todo brasileiro é bom ao jogar futebol, muitos não são bons e muitos nem gostam de jogar.

Planeje-se: tenha pacotes de viagem e hospedagem na palma da sua mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades.


4. Todo brasileiro está sempre alegre

É fato que é uma característica marcante do povo brasileiro ser alegre, ter o riso fácil, gostar de rir e de fazer as pessoas ao seu redor rirem também. Mas nem todo brasileiro é assim divertido e extrovertido. Há muitos brasileiros tímidos, calados e eles acham isso estranho. Quando um brasileiro aparece um pouco amuado, chateado – seja qual for o motivo – eles não entendem muito bem, como: “Mas você é brasileiro, está assim tão cabisbaixo!”. É verdade que costumamos ser um povo mais brincalhão, mas nem todo brasileiro é assim, e mesmo os que são, não são alegres o tempo todo.

5. Todo brasileiro que mora no exterior não gosta do Brasil

Muitos americanos acham que quem mora fora do Brasil é porque não gosta do país. Isso pode ter mesmo razão para alguns brasileiros, mas para a maioria não é. Muitos brasileiros que residem fora do seu país fazem essa opção pelos mais diversos motivos: para ficar perto da família, que é de outro país; porque conseguiu um bom emprego fora do Brasil; porque conseguiu uma oportunidade de estudar fora em uma excelente universidade estrangeira; porque quis conhecer e vivenciar uma outra cultura e etc. Muitos são os motivos para se morar fora do Brasil e isso não  quer dizer que, por norma, quem mora fora não gosta do país. Muitos brasileiros que moram no exterior acabam falando das dificuldades que se passa ao morar no Brasil – especialmente em relação à segurança, em relação à saúde pública, etc – e isso dá a impressão de que eles não gostam do próprio país. Mas essa não é a realidade da maioria.

6. Os brasileiros têm animais selvagens como bichos de estimação

mitosbrasileiroseua


Não sabemos de onde os americanos tiraram essa ideia maluca, mas ela apareceu em várias entrevistas a americanos onde eles dizem o que acham dos brasileiros e da nossa cultura. Por morarmos em um país com fauna diversificada, e termos como símbolo muitos animais selvagens, eles acham que nós convivemos diariamente com macacos, onças e lagartos pelas ruas. E o pior: muitos acham que nós os criamos em casa! Imagine só? Esse é mais um dos mitos sobre brasileiros que os americanos têm, por aqui criamos gatos, cachorros, peixinhos, e no máximo uns hamsters ou iguanas, nada de muito exótico para estimação.

7. Todo brasileiro que mora nos EUA trabalha em restaurantes, faxina, salão de beleza...

Esse mito é uma associação que os americanos fazem por haver muitos brasileiros que imigram para os Estados Unidos para ocupar cargos em restaurantes, em salões de beleza, em lojas, como auxiliares de faxina ou de construção. Então, situações como essa não são muito raras:

- Estou tão cansada. Acabei de chegar do trabalho.
-Você trabalha com que? Em restaurante?

Muitas pessoas podem encarar isso como um preconceito, afinal se fosse um estrangeiro de um outro país, por exemplo um italiano ou um australiano, talvez eles não fizessem essa mesma pergunta. Mas na verdade é uma falta de informação, por não saber que muitos brasileiros vão para os Estados Unidos para as mais diversas funções, não somente para essas. Como há muitos brasileiros nessas funções, eles acabam generalizando e achando que são todos. Esse é, entre os mitos sobre brasileiros, um dos que mais nos incomodam. 

Atenção:

Lembramos que nem todos os americanos acreditam nos mitos sobre os brasileiros citados acima. Muitos americanos sabem muito da cultura brasileira e também de outras culturas estrangeiras. Não queremos, portanto, estereotipar a sociedade americana. O nosso artigo mostra de forma divertida como alguns americanos têm visão distorcida das características do nosso povo ao responderem a entrevistas sobre ‘como eles enxergam o Brasil e os brasileiros’.

Faça amigos do mundo todo durante o seu intercâmbio. Aprimore o seu inglês já!


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar