Mini wedding: tendência intimista e cheia de vantagens

Não quer ter um casamento grande e extravagante? Saiba que você não está sozinha, isso é uma tendência. Saiba vantagens, custos e detalhes de um mini wedding.

Mini wedding: tendência intimista e cheia de vantagens
Saiba quais as vantagens e dificuldades de se fazer mini wedding

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Nem todo mundo quer ter um casamento grande, com muitos convidados, luxos e gastos altíssimos. Para alguns noivos, esse conceito de casamentos para 200 ou mais pessoas até assusta, porque afinal o essencial nesse grande dia é ter por perto quem é muito importante para o casal e para cada um deles. Um casamento intimista, em que os noivos conheçam todos os presentes e consiga curtir o momento juntos. Recheado de vantagens, o mini wedding tem feito muito sucesso e já é uma tendência. Saiba tudo sobre esse tipo de casamento no nosso artigo.

Mini Wedding: só para os mais chegados

Com no máximo 100 convidados, o mini wedding é ideal para os noivos que não querem que sua festa seja um mega evento com a presença de conhecidos dos pais e colegas do colegial que não se falam há muitos anos. É um momento de estar junto daqueles que fazem parte da vida do casal e queiram de verdade estar junto deles nessa ocasião especial. Os motivos para optar pelo mini wedding são muitos: por quer um momento intimista, por querer (ou precisar) gastar menos dinheiro, por ter poucos amigos ou família pequena, porque quer gastar dinheiro com uma viagem ou casa logo depois, porque quer fazer uma programação especial com os convidados, entre outras. 

miniwedding


Outro diferencial importante do mini wedding é que fica mais fácil personalizar os detalhes do casamento, incluindo o local. É possível realizar o casamento num hotel, num sítio, num restaurante ou mesmo na casa dos noivos já que o momento é para poucas pessoas e inspira uma ocasião mais íntima. É possível personalizar os assentos de cada convidado, as lembrancinha com nomes, oferecer um prato diferenciando aos amigos com restrições alimentares e etc. E o mais interessante: o mini wedding não precisa se resumir à cerimônia, seguida de uma recepção com (muitas) sessões de foto, um corte no bolo e depois música: pode ter uma programação específica com os convidados. Brincadeiras com os amigos de infância e fotografias como um “Você se lembra quando...”, desafios aos amigos do casal sobre quando e como eles se conheceram, e até atividades específicas como curtir uma piscina, um lago, jogar tênis, cartas,  andar a cavalo, frequentar o spa do hotel, etc. São muitas e divertidas opções para curtir o momento próximo de quem se gosta.

Veja algumas outras alternativas para casamento sem festa, mas com celebração

Vantagens do Mini Wedding: as fotografias ficam mais naturais e mais bonitas

Não tem como discutir: tirar fotos de um casamento com 50 convidados e de outro com 200 é completamente diferente, e o primeiro casamento sai muito na frente na qualidade dos cliques. Com muita gente, o fotógrafo tem a obrigação de fotografar todos que estavam na festa, para o registro. Os noivos precisam ficar horas naquelas sessões intermináveis: Agora os noivos só com os pais; agora com os primos, agora com os colegas do colégio, agora com os avós, agora com... parece mesmo não ter fim. E assim, perde-se tempo da festa, o sorriso já começa a ficar amarelo e os noivos ficam cansados e já nem querem ver o fotógrafo por perto. Num mini wedding é possível planejar o estilo das fotos, clicar todos os presentes acontece de forma rápida e as fotos ficam muito mais naturais. Registrar os noivos e convidados em momentos íntimos e verdadeiros transmite para a foto o sentimento do momento, que é tão importante no casamento, e não somente o melhor sorriso com o terno alugado e o cabelo arrumado no salão de beleza. As fotos de mini wedding são a melhor lembrança da emoção desse grande dia.

Quanto custa um Mini Wedding?

DICA DO E-KONOMISTA
Na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, atenção para que as suas finanças não se transformem num pesadelo. Usar o cartão de crédito certo pode lhe ajudar, confira!

Os casamentos costumam ser festas caras porque pagar por alimentação, bebida, acomodação e entretenimento para muitas pessoas é algo dispendioso. Se o número de convidados diminui... os custos também podem diminuir na mesma proporção, especialmente porque os buffets cobram por pessoa.  Mas tudo depende não só do número de convidados como do estilo da festa que os noivos querem dar. Um mini wedding de luxo pode custar tanto quanto um casamento convencional para muitas pessoas. Alguns noivos preferem ter um número de convidados reduzido para ter o prazer de contar com detalhes exclusivos e luxuosos e que custam caro, o que não daria pra fazer caso fosse um casamento grande.

Para se ter uma ideia, vamos te mostrar exemplos. Os noivos Karin e Rodrigo quiseram economizar no casamento, por querer fazer um boa viagem de lua de mel e não gostar de festas muito extravagantes. Portanto, fizeram o casamento na casa de praia da tia do noivo, que é bonita e espaçosa (economia do local). Para o buffet de casamento, contratam a comida preferida do casal: churrasco. E eles mesmos alugaram os freezers e compraram as bebidas (economia no buffet) e, por fim, contrataram serviço de garçons. Com os amigos mais próximos e a família, um dia lindo de sol de frente pra praia e churrasco à vontade, o casamento foi um momento lindo, íntimo e que custou pouco: cerca de R$ 3.500,00.

Para Ana e Marco, a ideia de ter um mini wedding não significa necessariamente economizar no número de convidados, mas sim investir nos pequenos detalhes e na qualidade dos fornecedores para ter um momento perfeito e com a cara do casal. “É melhor servir salmão para 50 pessoas do que sardinha para 500!” brincou a noiva. Que quis criar um casamento cheio de detalhes personalizados, contratar a melhor equipe de fotógrafos e um local privilegiado para realizar sua cerimônia. As expectativas do casal era de gastar cerca de R$ 1.500,00 por cada convidado.

Momentos específicos de um Mini Wedding

miniwedding


Um mini wedding não é só vantagens, tem também o momento mais difícil: cortar convidados da lista de casamento. De início parece fácil, convidar até 100 pessoas é tranquilo pois é muita gente: não é. Se contar com a família, os amigos do casal e os amigos mais próximos de cada um, o número normalmente já começa a extrapolar. É preciso convidar somente aqueles que fazem parte da vida do casal, como aconselham os especialistas: convide aquelas pessoas que você chamaria para um jantar em sua casa. Então amigos que moram longe e vocês quase não se vêem, mesmo que sejam queridos, costumam ficar de fora da lista. Amigos dos pais ficam muito restritos. Até na família muitas vezes é preciso cortar aquele primo que não se tem muito contato. É preciso ter cautela e organização da hora de riscar pessoas da lista.

O investimento na personalização é o uns dos maiores triunfos de um mini wedding. Você pode contar a história da casal em fotos, fazer lembrancinhas especiais para cada convidado – o que faz eles se sentirem muito importantes e lembrados, pode-se mostrar a personalidade e os hobbies dos noivos na decoração e nas atividades propostas aos convidados. É uma infinidade de detalhes que só podem ser feitas em um casamento para poucas pessoas.

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar