Programas gratuitos que podem substituir o Microsoft Office

Conheça algumas alternativas gratuitas ao Microsoft Office em apps e funcionalidades para editar textos, criar planilhas e elaborar apresentações.

Programas gratuitos que podem substituir o Microsoft Office
Armazenamento em nuvem e novas funcionalidades são algumas das vantagens

Quando se fala em ferramentas profissionais para produção de texto, planilhas, apresentações entre outros, provavelmente a primeira que vem à mente é o famoso pacote Microsoft Office, por atender a várias necessidades dos usuários e também pela sua integração genuína com o sistema operacional Windows, oferecendo o melhor desempenho e compatibilidade. Entretanto, tê-lo em seu computador ou notebook demanda um custo, o que pode desagradar muitos usuários em busca de alternativas gratuitas.

Conheça algumas opções similares e bastante funcionais disponíveis sem custo algum e que podem substituir o Microsoft Office.

Programas gratuitos para substituir o Microsoft Office

Veja, a seguir, algumas opções gratuitas disponíveis e que possuem propostas semelhantes a do Microsoft Office, necessitando apenas de alguma adaptação do usuário a novas interfaces.

Windows 10 vale a pena: veja se é bom fazer a migração

Microsoft Office Online

A primeira opção fica justamente a quem tem dificuldades de adaptação e prefere ficar mais próximo a Microsoft. O Microsoft Office Online é fundamentalmente uma versão online do pacote da desenvolvedora, contemplando os aplicativos Word, Excel, PowerPoint, OneNote e OneDrive, porém de forma um pouco mais simplificada.

A ferramenta atende perfeitamente usuários básicos e intermediários; usuários mais avançados podem sentir falta de algumas funcionalidades, mas ele traz a vantagem de poder ser executado em qualquer computador, diretamente pelo navegador. Como trabalha com um sistema em nuvem, é possível ainda executar um documento a partir de qualquer localização, possibilitando compartilhar os arquivos para que outros usuários possam edita-lo.

QUER
INTERNET NO CELULAR RÁPIDA
E BARATA?
mude já!

Google Docs

Uma boa opção é a oferecida pela gigante Google, presente em uma ferramenta que hoje faz parte do Google Drive e está sempre a ser aprimorada. A plataforma procura trazer a leveza e a objetividade da Google para ferramentas simples e práticas em edição de documentos, com quatro principais aplicativos que permitem a adição de textos, planilhas, apresentações de slides e formulários de pesquisas.

A plataforma Google Docs não é tão completa quanto a versão online da Microsoft, mas é uma excelente opção para quem já utiliza alguns serviços da empresa, visto que a funcionalidade é perfeitamente integrada aos outros serviços e quaisquer documentos relacionados a eles. Da mesma forma que a opção da Microsoft, o Docs trabalha com arquivos em nuvens e permite a edição de qualquer localidade, possibilitando também a edição colaborativa entre usuários, além de ser perfeitamente otimizado para a utilização em smartphones.

Conheça aplicativos de carona para economizar na hora de se locomover

Zoho Work

Este é, sem dúvida, um grande apoio para quem quer alternativas ao Microsoft Office. Além de um arsenal de mais de 20 aplicativos diferentes, o Zoho Work ainda oferece integração com usuários de contas Google e seus apps. Contando com a mesma facilidade de trabalhar com arquivos em nuvem, a ferramenta permite edita-los em qualquer lugar, por qualquer usuário que tenha permissão para tal. Como esperado, o serviço conta com aplicativos equivalentes a produtos presentes no pacote Microsoft como Word, Excel e PowerPoint.

Com a criação de uma conta no serviço em passos bem simples, ele disponibiliza também 5GB de espaço em nuvem para que o usuário possa guardar todos os seus arquivos. Ele é um dos mais completos do mercado e de simples utilização, contando com suporte a dispositivos móveis e plug-ins que permitem rápida integração com os principais navegadores.

Encontre a solução mais barata para navegar na internet pelo celular.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar