'Meu notebook não liga': o que fazer

"Meu notebook não liga! E agora?". Antes de procurar a assistência técnica, conheça cinco soluções simples para checar e possivelmente encontrar o problema.

'Meu notebook não liga': o que fazer
Conheça 5 possíveis soluções para fazer seu computador voltar a funcionar

Preciosos e indispensáveis, os computadores portáteis estão sempre em bolsas e mochilas nos acompanhando nos estudos, nos negócios, no entretenimento diário e até mesmo em viagens a lazer. No entanto, sendo estas peças delicadas e de cara manutenção, deparar-se com um notebook que não liga pode ser o fim do mundo para muitos; veja quais as principais causas e soluções para esse problema.

O que fazer se meu notebook não liga

Antes de procurar a assistência ou preocupar-se com gastos que não pode ter no momento ou dados perdidos para sempre, é importante que o usuário mantenha a calma e avalie calmamente cada uma das soluções apresentadas para quando um notebook não liga.

1. Reiniciar e mau contato

Antes de pensar em se desesperar, alguns passos simples podem te tranquilizar, representando problemas facilmente solucionáveis. A primeira tentativa consiste em simplesmente reiniciar o aparelho, que pode estar apresentando problemas por estar ligado há muito tempo. Mau contato nos fios de energia também são frequentes e fáceis de resolver, bastando mexer delicadamente nos mesmos e checar se as luzes do computador se acendem.

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!

2. Observação

Além dos passos básicos do primeiro tópico, observar o notebook em sua totalidade é fundamental para identificar o problema. Confira a conectividade dos cabos da fonte, bem como a integridade física da mesma; observe se todos os leds estão ligados e se existem luzes piscando (sendo este um sinal de que o notebook está efetuando processamento); procure ouvir os sons feitos pelo cooler, leitor de CD, entre outros componentes, tentando identificar algum som anormal ou mesmo a ausência de ruídos antes comuns.

3. Problemas com a bateria

Se o primeiro passo não resolveu e seu notebook continua sem dar sinal de vida, ligue o equipamento na tomada, uma vez que a bateria deste pode estar descarregada ou viciada, deixando de carregar sua máxima capacidade diante de mal uso ou vida útil já avançada do notebook.

Para eliminar quaisquer problemas, teste também a tomada em que irá liga-lo com outro equipamento antes de plugar o cabo do computador. Outra alternativa para assegurar a troca desta peça em particular é retira-la do notebook (geralmente localizada facilmente na parte superior da parte de baixo do seu aparelho), pluga-lo na energia e tentar ligar novamente.

4. Monitor

Quando o problema não está com a fonte de alimentação, bateria ou qualquer tomada presente no ambiente, o próximo passo é verificar o funcionamento do monitor do seu notebook. Pressione o botão para ligar e desligar o equipamento, observando se os leds indicadores acendem normalmente e se o computador se comporta como se estivesse funcionando; caso positivo, o problema realmente pode estar no monitor.

Para tirar a dúvida, ligue seu notebook em um monitor ou TV através de cabos HDMI, DVI ou VGA. Se a imagem aparecer em algum destes meios, a causa para o seu problema já está descoberta.

Conserto de Notebook: assistências técnicas em São Paulo

5. Componentes internos

Por fim, se nenhuma das possíveis causas apresentou resultados, é possível que o problema seja mais complicado, envolvendo danos em itens essenciais de hardware como HD, placa mãe, placa de vídeo, entre outros. Outros problemas também acontecem quando o equipamento encontra dificuldades para iniciar o sistema operacional, por exemplo, o que pode ser ocasionado por diversos motivos.

Diante de um caso mais sério, o usuário tem algumas opções para tentar resolver o fato de seu notebook não ligar, inclusive se este não possuir conhecimento suficiente em informática para abrir a máquina e encontrar o problema. O primeiro e mais aconselhável é dirigir-se a uma assistência técnica especializada, principalmente se o equipamento ainda estiver no período de garantia. Caso a garantia já não seja mais válida ou seu computador seja mais antigo, fique atento ao orçamento fornecido para o conserto, pois pode ser mais compensativo comprar um notebook novo.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar