Mestrado a distância vale a pena? Conheça cursos de diversas áreas

Oferecendo a mesma capacitação e certificação que a modalidade presencial, o mestrado a distância oferece flexibilidade e garante a eficácia do ensino.

Mestrado a distância vale a pena? Conheça cursos de diversas áreas
Com a mesma capacitação que a modalidade presencial, o mestrado a distância garante sua eficácia.

Realizar um mestrado a distância pode ser uma excelente alternativa para quem deseja tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho, mas já não dispõe de dedicação total aos estudos presenciais. Com a acessibilidade facilitada ao ensino superior, a formação de um profissional completo torna-se cada vez mais possível e requisitada para melhores colocações e remunerações; ao mesmo tempo, as instituições de ensino passam a oferecer modalidades de profissionalização e a disponibilizar programas de bolsas de estudo e demais incentivos governamentais para tal conquista.

Ainda que a realização de um mestrado presencial apresente uma série de facilidades para o ingresso, bem como uma maior oferta de cursos em sua área de interesse, o tempo de duração e a necessidade de conciliar a vida profissional e pessoal com os estudos acaba tornando essa uma decisão inviável e até mesmo impossível. Em muitos casos, o candidato ao mestrado precisa abdicar da permanência no mercado de trabalho para dar continuidade a seus estudos, almejando algo maior à frente.

É diante desta ocasião que o mestrado a distância entra em cena, visando balancear a questão de planejamento pessoal e minimizar a perda de tempo - e dinheiro - dos jovens profissionais. Neste caso, a pós-graduação stricto-sensu EAD segue as mesmas regras da modalidade presencial, mas vem acompanhada de muito mais mobilidade e comodidade ao aluno, permitindo que este organize seus estudos e horários como lhe for mais conveniente, onde e como quiser.

Como funciona o mestrado a distância

O mestrado a distância funciona em sua essência da mesma forma que o presencial, com uma duração média de 2 anos e proporcionando a mesma titulação e validade que as demais modalidades. Entretanto, para encontrar a melhor metodologia para suas necessidades é importante compreender o conceito das duas possibilidades de mestrado a distância oferecidas atualmente: o Mestrado Profissional e o Mestrado Acadêmico.

O Mestrado Profissional, basicamente direcionado aos graduados que buscam altos níveis de qualificação profissional, visa ampliar a atuação deste perfil no mercado de trabalhado; seja nas especificidades da carreira quanto em remunerações. Já o Mestrado Acadêmico busca aprofundar os conhecimentos científicos do aluno, procurando oferecer formação adequada à professores e pesquisadores, os quais atuação dentro de instituições de ensino – geralmente em universidades.

Atualmente, a modalidade está presente em instituições de ensino renomadas, sendo elas públicas ou particulares, mas ainda em cursos bastante limitados como áreas de Gestão e Educação, disponibilizados apenas em programas e universidades autorizadas pela Capes; acesse o link para conhecer mais sobre os cursos a distância disponíveis.

Bolsa de Estudos de 26 mil dólares para mestrado e doutorado na Austrália

Processo de Seleção

Para se candidatar a qualquer uma das duas modalidades de mestrado, seja ele presencial ou a distância, será necessário como um requisito básico apresentar seu diploma de nível superior passando, em seguida, por um processo de seleção criterioso. A seletiva para mestrados costuma incluir a apresentação e análise do currículo do candidato, bem como a elaboração e avaliação de um projeto de pesquisa (resumido), uma entrevista com avaliadores, prova escrita com temas relacionados a área do curso e teste de língua estrangeira.

Uma vez aprovado, é importante que o aluno se atente a alguns fatores essenciais para o sucesso do curso antes de fazer sua inscrição, como a existência de polos de apoio ao estudante próximos à sua residência. A legislação Brasileira responsável pelo controle do ensino a distância prevê que se realize um número mínimo de encontros presenciais entre alunos e professores ao longo dos dois anos de curso. Mesmo que realizado a distância, os alunos, professores e tutores devem se reunir em algumas ocasiões, seja para apresentar trabalhos ou para a elaboração de atividades de pesquisa; a frequência mínima destes encontros será determinada de acordo com cada instituição.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

A metodologia a distância

Após ter sido aprovado e ter se inscrito no programa, o aluno dará início a suas atividades através de uma plataforma virtual de aprendizagem conhecida como AVA; é por meio dela que o aluno terá acesso a todo o conteúdo, como vídeo aulas e textos acadêmicos. Dentro deste sistema também estarão disponíveis listas de tarefas a serem cumpridas, bem como os respectivos canais de comunicação virtual com professores e tutores responsáveis pela orientação durante o curso. Como ferramenta adicional, as universidades costumam incluir no AVA uma série de fóruns e chats para facilitar a comunicação inclusive com outros alunos participantes.

Mestrado Semipresencial

Não tão popular e disponível em menor número que o mestrado tradicional e a distância, o mestrado semipresencial é uma opção interessante para quem não dispõe do tempo necessário para frequentar aulas presenciais, mas ao mesmo tempo não possui tanta afinidade para estudos exclusivamente on-line; aliar os dois sistemas de aprendizagem pode garantir uma maior motivação e aproveitamento, sem comprometer a agenda.

Nesta modalidade o aluno costuma frequentar, geralmente, uma ou duas aulas presenciais na semana, mas também tem a opção de acessar a grande maioria dos conteúdos e disciplinas pela internet.

Validade do Diploma

Um diploma de pós-graduação obtido a distância, desde que respeite as regras do órgão regulador, tem a mesma validade que a certificação de um curso presencial. Basicamente, com o diploma do curso a distância é possível ministrar aulas em cursos superiores de universidades privadas e públicas, concorrer a vagas de emprego em empresas que exijam tal titulação e se inscrever em programas de doutorado.

No Brasil, o órgão regulador responsável para esse sistema é a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; fundação ligada ao Ministério da Educação e responsável também pela distribuição de diversos programas de bolsas.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar