As habilidades mais procuradas em quem trabalha no mercado digital

O mercado digital é uma área em expansão e em constante mudança. Por isso é essencial para o profissional digital ser capaz de mostrar habilidades específicas

As habilidades mais procuradas em quem trabalha no mercado digital
Veja o que o mercado digital espera de um profissional da área

ENCONTRE A OPORTUNIDADE
QUE VOCÊ
PRECISA

O mercado digital está em constante expansão e, com isso, novos tipos de empregos e de profissionais estão surgindo. Por um lado as empresas entendem a necessidade de se adequar às novas tecnologias e por outro, os profissionais autônomos têm enxergado no digital uma grande oportunidade de trabalho.

Hoje em dia é praticamente obrigatório que qualquer empresa tenha website, página ofical de Facebook e canal no Youtube. Com isso surgiram novas profissões como gestor de comunidades e analista de redes sociais.

A grande vantagem dos empregos do mercado digital é a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar e com flexibilidade de horários. Graças ao fácil acesso às novas tecnologias, muitas empresas já não exigem que o funcionário esteja presencialmente no escritório. No entanto, há habilidades específicas que os executivos do mercado valorizam na hora de contratar um profissional.

Habilidades profissionais valorizadas no mercado digital

1 - Falar outros idiomas - O inglês hoje em dia é exigido pela maioria das grandes empresas. Para o profissional do mercado digital é ainda mais importante falar inglês e, de preferência, também outras línguas. Com a internacionalização dos negócios, as empresas precisam de profissionais capacitados para resolver problemas corporativos, participar em reuniões e conseguir lidar com pessoas de diferentes culturas e línguas.

2 - Disponibilidade de horário - O profissional dessa área tem que estar disponível para atender o telefone, ou fazer uma conferência a qualquer hora do dia. O mercado digital é global e isso significa ter de lidar com diferença de fusos horários. Portanto, a flexibilidade de horários é uma via de mão dupla, na qual o profissional é beneficiado mas também tem de ser flexível.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

As competências que chamam a atenção nos currículos

3 - Dividir responsabilidades - A hierarquia horizontal é uma forte tendência atualmente nas empresas. Isso significa que tem havido uma descentralização do poder e, em contrapartida, um novo modelo de partilha de decisões e responsabilidades tem ganhado lugar. O profissional que pretende atuar no mercado digital tem que estar preparado tanto para tomar decisões, como para dar poder de decisão aos outros.

4 - Capacitade de interação - Os clientes estão mais exigente e querem mais atenção por parte das empresas e das marcas que consomem. Seja pelo Facebook, Twitter ou outros canais igualmente relevantes, os clientes querem manter um relacionamento com a marca. Os profissionais do mercado digital tem que estar habilitados para desempenahar bem esta tarefa.

5 - Ter soft skills - Simpatia, capacidade de trabalhar em equipe e facilidade de manter relacionamentos interpessoais contam muito para quem quer entrar para o mercado digital. As soft skills dizem respeito à personalidade do profissional e são bastante valorizadas. Trata-se de espírito colaborativo, que reflete diretamente no rendimento da equipe.

6 - Ser participativo - As empresas buscam funcionários que queiram ajudar a empresa a crescer, implementar ideias, sugerir mudanças e ser capaz de criar algo novo. Ou seja, as empresas do mercado digital buscam, e precisam, de funcionários empreendedores e criativos.

Baixe o aplicativo para ver as vagas de emprego do dia no seu smartphone


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar