O que encontrar no Mercado Central de BH: principais lojas

Vai visitar Belo Horizonte? Então você não pode deixar de ir ao Mercado Central de BH. Lá você encontra a verdadeira raiz de Minas, veja as lojas disponíveis

O que encontrar no Mercado Central de BH: principais lojas
Saiba o que de melhor você vai encontrar no Mercado de BH

O Mercado Central normalmente revela a alma de uma cidade, seus cidadãos mais genuínos, sua culinária, artesanato e cultura. O Mercado Central de BH é exatamente assim: lá se encontram as raízes de Minas, os temperos e sabores que compõem a comida mineira, a hospitalidade típica do Estado com os preços acessíveis dos mercados. Reverenciado pela Revista Nas Nuvens, da TAM, como o 3º melhor do mundo e o melhor mercado do Brasil, o mercado central de BH merece a sua visita. Conheça um pouco mais sobre ele no artigo.  

Mercado Central de BH – os produtos típicos de Minas pelo melhor preço

Como de costume, visitar o Mercado Central de uma cidade oferece uma imersão na cultura do lugar. Mas agora, os mercados estão investindo no potencial turístico que dispõem e buscando diferentes atividades para atrair tanto turistas quanto locais. No Mercado de Central de BH, além de mais de 100 lojas com variedade incrível de produtos, você irá encontrar também oportunidade de fazer uma visita guiada, participar de uma cozinha-escola, de programações esportivas como a ‘Corrida e Caminhada no Mercado Central’ e pode também fazer a sua festa no Mercado, que dispõe de estrutura para receber os mais diversos tipos de eventos.

Guia com as principais lojas do Barro Preto, em Belo Horizonte

Que tipos de lojas eu vou encontrar por lá?

É até mais fácil se perguntar o que é que você não vai encontrar por lá, tamanha a variedade. Vamos citar aqui as lojas que oferecem os produtos típicos e únicos encontrados somente no Mercado Central de BH.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

Carnes

Se você que comprar carne fresca e saborosa para preparar uma refeição especial, irá encontrar a melhor qualidade no Mercado. São 5 açougues e frigoríficos disponíveis, lá você vai encontrar as típicas carne de sol, carne seca, linguiças artesanais e muito mais. Não deixe de conhecer o Frigorífico Montalvânia e a Linguiçaria e Casa de Carnes Brasil.

Animais

É o que não falta por lá: aviários! Mineiro adora passarinhos, e os aviários do Mercado Central dispõem uma variedade enorme de espécies, todas cantando ao mesmo tempo nas 7 lojas de pássaros distribuídas pelo Mercado Central de BH. Os peixes também são uma mania no Estado, portanto você irá conhecer peixes de todos os tamanhos, espécies e preços nos aquários do mercado.

Artesanato

Todo mercado que se preze tem boas lojas de artesanato entre as suas bancas, no Mercado Central de BH são 34 lojas do melhor artesanato mineiro. São itens de decoração, de cozinha, bordados, joias e bijuterias, pedras e cristais, brinquedos, berrantes e tudo mais o que você possa imaginar que possa ser feito com as mãos. As típicas “namoradeiras” e as panelas de ferro de Minas Gerais são encontradas a todos os preços e para todos os gostos, vale a pena conferir.

Bares e restaurante

Chegamos agora no motivo maior da presença de turistas e também locais no Mercado Central de BH: comida! É lá que se come os melhores tira-gostos da capital, e cada bar leva o nome do seu dono, bem típico de butiquim, como: Bar da Lora, Bar Zé da Onça, Bar Mané Doido ou Butiquim do Antônio. Em visita ao local, você irá encontrar muitas delícias, mas o mais típico mesmo é o fígado acebolado com jiló. Ao ouvir o nome do prato do mercado, muitas pessoas podem torcer o nariz, mas garantimos que é uma iguaria deliciosa. Para os mais resistentes: o típico tropeirão (feijão tropeiro) agrada a praticamente todos os gostos.

Bebidas e Cachaças

Cachaça é uma especialidade mineira e no Mercado Central de BH você irá encontrar duas lojas inteiramente dedicadas a essa bebida, com cachças representantes de cada parte do Estado. De preços e sabores variados, as cachaças mineiras precisam estar na lista de “o que trazer de Minas” quando for visitar. Além das cachaças, há no mercado ainda outras 5 lojas dedicadas à bebidas alcoolicas.

Ervas, raízes, temperos e condimentos

Pense em um tipo de tempero que você ama: você encontra no Mercado Central de BH. Todos os temperos, raízes e condimentos que você possa imaginar estão lá, distribuídos em uma das 36 lojas dedicadas a este tipo de artigo. Dá vontade de levar um de cada e fazer estoque em casa, ao andar pelo mercado, o cheiro dos condimentos te acompanham por toda a visita.

Laticínios e Queijarias

Ao pensar em comidas típicas de Minas o que vem à mente? Pão de queijo, queijo Minas, Goiabada com queijo... Minas Gerais é definitivamente a terra do queijo no Brasil. Lá no Mercado Central de BH você encontra 33 queijarias com queijos artesanais de todos os tipos: Queijo Minas fresco, Queijo da Serra da Canastra (uma especialidade), Queijo Curado (para fazer pão de queijo), Queijos temperados e muito mais. Uma parada obrigatória!

Frutarias

Todo mercado que se preze tem uma boa sessão de frutas variadas, frescas e docinhas docinhas, é só levar. O Mercado Central de BH faz jus à fama, as barracas oferecem o que há de melhor em frutas, e muitas delas com as típicas frutas do cerrado que só se encontra na região. Há as combinações exóticas de frutas com temperos e também os deliciosos e refrescantes sucos preparados na hora.

Há muito mais no Mercadão de BH

A lista é praticamente infinita: faltou falar das bancas de bacalhau, das lojas especializadas em feijoadas, das doçarias com os típicos doces do Estado, das várias lojas de artigos religiosos e muito mais. É preciso ir até lá para conferir e sair de sacolas cheias (e gastando pouco).

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar