As 10 melhores trilhas do mundo

O contato com a natureza e o espírito de aventura são os principais atrativos de quem se aventura por trilhas no mundo. Conheça a nossa lista das 10 melhores trilhas

As  10 melhores trilhas do mundo
Confira trilhas com diferentes graus de dificuldades para se aventurar

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Trekking é uma palavra sul africana que significa “seguir um trilho” e está associada à migrações e a longas caminhadas a pé carregando tudo o que lhe é necessário nas costas. No Brasil, costumamos dizer “fazer trilha”, e os amantes dessa modalidade garantem que apesar do desconforto e de enfrentar alguns “perrengues”, o esforço é válido pelo contato com a natureza, as paisagens deslumbrantes e os momentos entre amigos, que reforçam os vínculos de amizade.

As trilhas imperdíveis

Que tal fazer as malas (ou melhor, o mochilão) e encarar uma aventura como essa? Fizemos uma lista com as melhores trilhas do mundo para você escolher a que mais gosta e a mais se adapta ao seu perfil.

10. Parque Nacional da Serra da Bocaina (São Paulo, Rio de Janeiro)

trilhas


A Trilha do Ouro é das mais famosas trilhas brasileira por vários motivos: não é muito longa. São 81 km no total, sendo realizada em 3 dias. As paisagens são maravilhosas com trechos de piso pé-de-moleque, cachoeiras e contato direto com a Mata Atlântica. E não exige tanto do corpo, sendo apta para pessoas experientes e também para quem quer iniciar o seu caminho de trilheiro.

São 3 dias com intensidades diferentes. No primeiro, anda-se 23km – que é o dia que mais se anda – no entanto tem pausa em duas cachoeiras incríveis. No segundo dia, anda-se apenas 10 km mas é morro acima, com vista para a Cachoeira dos Veados. E no último, são 18km em terreno pé de moleque e mata densa.

9. Torres del Paine, no Chile

trilhas


A trilha chilena de Torres del Paine caiu no gosto dos brasileiros nos últimos tempos e há muitos de nós contando sobre as aventuras vividas em territórios chilenos. Isso porque é uma trilha gelada próxima do Brasil que não consome muito dinheiro para visitá-la. No parque, você percorrerá o circuito "W" conhecendo as paisagens maravilhosas e geladas do local, entre elas os vales Las Torres, Francês e Glaciar Grey, além de lagos e glaciares encantadores e os famosos bosques patagônicos. 

É um circuito imperdível para os amantes de trekking e de atividades ao ar livre. Para os mais experientes há a opção do Circuito O, que dá a volta toda no parque. O percurso é feito em média entre 5 e 7 dias, dependendo do número de locais que você quer visitar.

8. Monte Huashan – China

trilhas


Essa belíssima trilha por caminhos asiáticos tem um nome assustador: Caminho da Morte. Isso porque o caminho contém longas escadarias muito íngrimes, trilhas de madeira, pontes em precipícios e atravessam locais agarrados a correntes. Essa trilha de caminhos perigosos e literalmente verticais na província de Shaanxi conta com a recompensa da vista incrível e do famoso templo taoísta construído no século 2 a.c. e situado a mais de dois mil metros de altura.São 6km de muita aventura ( e põe aventura nisso) que é concluído em um dia só.

Não deixe de se cadastrar para receber dicas gratuitas sobre viagens!

7. Overland Track – Austrália

trilhas


Essa caminhada de 6 dias é muito famosa na Oceania por ser o deserto (gelado) mais acessível da Tasmânia. São 8km de trilha serpenteando o caminho entre o Cradle Mountain e Lake St Clair (lago natural de água doce mais profunda da Austrália). A paisagem é belíssima, com montanhas escarpadas, belos lagos, extensas florestas e pântanos. Quem quiser pode ainda pegar caminhos extras à cachoeiras, vales e cumes nevados, incluindo o Monte Ossa, o pico mais alto da Tasmânia. A vista do Lake St Clair ao fim é um alento aos já cansados mochileiros.

6. Monte Roraima – Entre Venezuela e Brasil

trilhas


Uma das rotas preferidas por quem gosta de aventura na América do Sul é o caminho do “mundo perdido” ao Monte Roraima. Considerado um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima fica na divisa entre Brasil, Venenzuela e a República da Guiana e é repleto de lendas e segredos.

Os atrativos são as paisagens vista de muito alto, grande biodiversidade com lavrados, serras e florestas densas e tepuis, e ainda é possível ter contato coma cultura indígena de 116 etnias diferentes. Uma experiência e tanto para quem quer aproveitar o máximo do contato com a natureza e com a cultura dos nativos. Não é nada fácil percorrer, caminho íngreme com rota de aproximadamente 8 dias.

Conheça as principais companhias aéreas low cost.


5. Narrows – EUA

trilhas


Para quem se assusta com a opção de ficar dias acampando, a trilha Narrows do Parque Zion National Parque é a ideal. São 26km de percurso, através de cânions surpreendentes esculpidos ao longo de séculos pelo rio Virgin. O caminho é através do rio, com a maior parte caminhando em águas rasas e outras nadando.

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

A trilha pode ser percorrida em apenas um dia, sem a necessidade de acampar. Mas quem já fez o percurso recomenda aproveitar o caminho com calma, conhecer os jardins suspensos e fontes naturais, e acampar em um dos 12 pontos de camping do parque.

4. Baltoro Glaciar e K2, no Paquistão

trilhas


Parece loucura ir até o Paquistão fazer uma trilha? Para quem ama o trekking, loucura é não conhecer uma das paisagens mais belas do mundo. Este é considerado por muitos como um pedaço do céu na terra! Esta jornada incomparável percorre rios de gelo e glaciares até chegar às montanhas de granito piramidal, com mais de 6 mil metros de altitude até finalmente chegar ao K2. Para percorrer todo o caminho é preciso estar com a condição física em dia pois o caminho dura 15 dias e é preciso adaptação ao frio. 

Mas, o visitante pode desistir da caminhada a qualquer momento que quiser e pegar trilhas que cortam o caminho de volta, assim que esta aventura pode ser facilmente adaptada para níveis de aptidão e exigências pessoais.

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!


3.Trilha Inca – Peru

trilhas


A trilha mais famosa da América do Sul foi aberta pelos Incas e hoje é percorrida por milhares de aventureiros todos os anos. Apesar de encarar percursos íngremes e pedrogosos, a trilha não é tão difícil. O percurso clássico tem 45 km e demora 3 dias a se fazer, mas muitos viajantes fazem a opção de seguir um caminho mais curto, de 33km que dura dois dias e tem paisagens maravilhosas. 

A trilha vai do Vale Sagrado a Machu Picchu, o seu caminho é sinuoso para cima e para baixo e ao redor das montanhas com picos congelados, florestas altas, ruínas e penhascos. E ao fim, a beleza de Machu Picchu é de encher os olhos.

Veja também: 10 melhores destinos de férias no Brasil

2. GR20 – França

trilhas


A GR20 é a trilha europeia mais cobiçada pelos amantes de aventura. São 168km através da Ilha de Córsega, num percurso que dura 15 dias. Essa trilha é lendária pelas paisagens que atravessa: florestas, paisagens lunares de granito, crateras varridas pelo vento, lagos glaciais, torrents, turfeiras, maquis, picos nevados, planícies e Neves - trechos de gelo formado a partir de neve.

Mas o caminho não é nada fácil. Além de longo, tem muitos percursos íngrimes, pedregosos, incluindo pontes frágeis e pedras escorregadias. Não é para iniciantes, é preciso muita coragem e disposição. Quem já foi, recomenda.

Veja quais são as 15 cidades baratas da Europa para visitar

1.  Base do Everest – Nepal

trilhas


O percurso mais procurados por trilheiros do mundo e que apresenta um dos mais altos graus de dificuldade fica na base da montanha mais alta do planeta. São 180km de trilha, atingindo uma altitude máxima de 5.545m no Kala Pattar. Os atrativos são as paisagens com montanhas, vales, glaciares, monastérios budistas e florestas considerados indescritíveis por quem já esteve por lá. Esse longo percurso costuma durar 16 dias para os trilheiros muito experientes, mas houve quem já ficou 21 dias para completar toda a trilha.

A grande dificuldade desse percurso é a aclimatação. Você precisa se adaptar à altitude e se acostumar com grandes alturas e penhascos entre os vales da trilha. Segundo os trilheiros: a recompensa está no topo.

Gostou da ideia? Segundo os mochileiros, a melhor trilha é a próxima! Então anime-se para essa aventura.

Site guia para trilheiros

O site Mochileiros.com é um site feito por viajantes e para viajantes e contêm dicas de destinos, roteiros de viagens, trilhas e travessias, equipamentos de camping e aventura, hotéis e albergues e etc. Prepara-se junto com quem já está com o pé na estrada.

Saiba também como fazer um mochilão pela América do Sul com o passo a passo de como se planejar, os documentos necessários, melhores meios de transporte, trilhas especiais para mulheres e muito mais.

Desenrole a língua! Aprenda inglês rápido e definitivamente.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar