Veja quais são as melhores faculdades de Jornalismo segundo o MEC

Confira 10 das melhores faculdades de Jornalismo no Brasil, que receberam boa pontuação do MEC e veja dicas para ingressar em cada uma delas.

Veja quais são as melhores faculdades de Jornalismo segundo o MEC
10 instituições que se destacam na formação de jornalistas no país

Todo ano, o MEC (Ministério da Educação) lança um ranking no qual seleciona as melhores universidades do Brasil. Na lista geral é possível ver o resultado por curso, e entre as melhores faculdades de Jornalismo do Brasil encontramos muitas Federais. Para a avaliação são levados em consideração as condições oferecidas pela universidade, aspectos de ensino, pesquisa, extensão, desempenho dos alunos, entre outros pontos.

As melhores faculdades de jornalismo

O E-konomista separou as 10 melhores faculdades de jornalismo espalhadas pelo Brasil. As instituições da lista receberam as melhores notas no ranking de avaliação do MEC. Elas também aparecem com 5 estrelas (nota máxima) no ranking do Guia do Estudante e no RUF (Ranking Universitário Folha). Confira:

USP – Universidade de São Paulo

Onde fica: São Paulo, SP.

Na USP, o curso de Bacharelado em Jornalismo leva 4 anos, e é um dos mais disputados pelos estudantes (média de 36,75 alunos por vaga). A USP é a principal universidade do Brasil e sempre figura nas listas de melhores faculdades do mundo.

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Onde fica: Rio de Janeiro, RJ

Para cursar Jornalismo na UFRJ, o aluno deve prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois o processo seletivo da universidade é através do Sisu. A instituição também tem ensino gratuito e o curso de Jornalismo pode ser concluído em 4 anos.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Onde fica: Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A Federal do Rio Grande do sul oferece 35 vagas para o curso de Jornalismo. 30% das vagas adotam o Sisu como meio de entrada para a universidade, o restante (70%) é por meio do vestibular. Em 2015 foram 703 inscritos em jornalismo.

FCL – Faculdade Cásper Líbero

Onde fica: São Paulo, SP.

A Cásper, como é chamada, também é uma instituição particular e além de ser uma das melhores faculdades de jornalismo do país, é uma das mais tradicionais também. A mensalidade não é das mais caras encontradas no mercado e é possível entrar com pedidos de bolsa.

PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Onde fica: São Paulo, SP.

O processo seletivo da PUC-SP é por meio do vestibular. São 100 vagas disponíveis no curso de Jornalismo e a média de inscritos por ano fica em torno de 500 estudantes. A PUC é uma universidade particular de muita tradição. O campus fica em Perdizes.

UNB – Universidade de Brasília

Onde fica: Brasília, Distrito Federal.

Sempre muito bem colocada em rankings de diversos cursos, a UNB também é uma das melhores faculdades de Jornalismo do Brasil. São 66 vagas disponibilizadas aos estudantes e a forma de entrada na universidade é por meio do Sisu (25%) e vestibular (75%).

PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Onde fica: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Assim como a filial em São Paulo, a PUC-RS oferece uma ótima graduação em Jornalismo. A faculdade faz um vestibular de inverno, que está com as inscrições abertas até o dia 27 de maio. Os estudantes interessados devem se inscrever no site da instituição. A taxa é de 100 reais.

UFBA – Universidade Federal da Bahia

Onde fica: Salvador, Bahia.

Um pouco diferente da maioria dos cursos, na UFBA a graduação em Jornalismo dura apenas 3 anos e meio. São oferecidas 60 vagas todos os anos, sendo que 80% delas são preenchidas por meio do Sisu. Por isso, quem deseja estudar aqui deve focar em uma boa nota no ENEM.

MACKENZIE – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Onde fica: São Paulo, SP.

Não é barato estudar na Mackenzie, mas o investimento vale muito a pena. São 120 vagas e uma média de 700 inscritos para o curso de jornalismo por vestibular. A universidade aceita programas como o PROUNI e o FIES, por isso vale a pena tentar.

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Onde fica: Belo Horizonte, Minas Gerais.

Situado no Campus Pampulha, o curso de jornalismo da UFMG leva 4 anos para ser concluído. A faculdade utiliza 100% do Sisu em sua avaliação dos estudantes e o número de vagas disponibilizadas pode variar de acordo com o ano em quetão.

7 multinacionais para quem quer ter uma carreira internacional

Sobre o curso

O curso de Jornalismo é uma das graduações mais tradicionais do Brasil. Durante os estudos de formação, algumas disciplinas básicas aparecem na grade curricular de quase todas as universidades, com Língua Portuguesa, Teoria da Comunicação e Técnicas de Redação.

Em 2013 foram aprovadas novas diretrizes curriculares para o curso e que entraram em vigor a partir de 2015. As mudanças visam aprimorar a formação dos estudantes e deixá-los ainda mais preparados para o mercado de trabalho atual.

Entre as novas regras estão o estágio obrigatório, metade das aulas devem ser práticas em oficinas ou laboratórios de comunicação e o TCC (Trabalho de Conclusão Final) só pode ser feito individual, não mais em duplas ou grupos.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar