Ranking das melhores companhias aéreas para viajar dentro do Brasil

Na hora da viajar você fica na dúvida de qual empresa aérea escolher? Fizemos uma lista criteriosa que aponta as melhores companhias aéreas do Brasil.

Ranking das melhores companhias aéreas para viajar dentro do Brasil
Os pontos positivos e negativos das melhores companhias aéreas do país

qual seu nível de inglês?faça um teste online e descubra









Quais são as melhores companhias aéreas do Brasil? Cada pessoa costuma ter uma preferida, seja pelo preço, pontos de cobertura do país, programas de milhas, qualidade do atendimento ou aeroportos em que operam. Se você deseja saber quais são as melhores companhias aéreas para não ter dúvidas na sua próxima viagem, confira o nosso artigo com todos os detalhes. 
 

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba e acompanhe as melhores dicas, informações e oportunidades para viajar no Brasil e no mundo de forma divertida e econônica.

As melhores companhias aéreas do Brasil para voos domésticos

O que você considera antes de escolher por qual companhia aérea irá realizar a sua viagem, seja a trabalho ou lazer? Conheça a avaliação dos consumidores e também da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nos seguintes quesitos:

  • Pontualidade
  • Serviço de Bordo
  • Check-in
  • Conforto do avião
  • Entretenimento
  • Cuidado com a bagagem
  • Atendimento dentro do avião
  • Custo e benefício
 

1º Lugar – Azul Linhas Aéreas

Nota dos usuários no site Melhores Destinos: 8.7 / 94% dos usuários recomendam a companhia.

Desde que foi fundada, em dezembro de 2008, a Azul Linhas Aéreas assumiu a liderança entre as melhores companhias áereas do Brasil e nunca mais largou o seu posto. Líder absoluta, a companhia aérea consegue manter uma média alta (que varia entre 8.8 e 8.7) com mais de 300 opiniões, o que é algo raro principalmente para uma empresa tão grande como ela. Com a fusão com a Trip Linhas Aéreas em 2012, a Azul se tornou a companhia com maior malha do país, com 100 destinos dentro do território brasilleiro e 3 destinos internacionais e uma frota de 151 aviões.

Quesitos avaliados:

  • Pontualidade: 8.9
  • Serviço de Bordo: 8.8
  • Check-in: 8.9
  • Conforto do avião: 9.0
  • Entretenimento: 8.4
  • Cuidado com a bagagem: 8.6
  • Atendimento dentro do avião: 9.3
  • Custo e benefício: 8.1


O melhor e o pior da Azul

melhorescompanhiasaereas


Pontos positivos:

Um diferencial da Azul é o entretenimento oferecido pelos jatos da Embraer. A companhia oferece programação de TV ao vivo durante os voos. O conforto também a diferencia das demais no que diz respeito, principalmente, ao ótimo espaço. Tanto que o conforto foi avaliado com nota 9 pelos leitores. Os clientes também adoram o serviço de bordo, principalemente porque podem se servir o quanto quiserem. A imagem da empresa também é muito elogiada. O atendimento simpático dos funcionários e o bom relacionamento com os clientes nas redes sociais também contam ponto para a Azul.

Pontos negativos:

A principal reclamação dos clientes quanto à Azul é o programa Tudo Azul, de milhagens. As pessoas preferem programas mais simples em que se acumula vouchers que podem ser trocados por descontos nas próximas passagens. A empresa está correndo atrás de melhorar o programa Tudo Azul, com uma parceria recente com o Programa Dotz. Os clientes também gostariam de ter mais promoções. Os preços da Azul, para algumas rotas, são altos e as promoções são muito escassas.


2º Lugar – Avianca Brasil

Nota dos usuários no site Melhores Destinos: 8.5 / 92% dos usuários recomendam a companhia aérea.

A menor companhia entre todas do ranking é a segunda em qualidade do país. A Aviança Brasil, que nasceu como Oceanair Linhas Aéreas, é uma companhia paulista fundada em 1998. Ela opera somente em 24 destinos e possui 50 aeronaves em circulação, mas tem mantido sua qualidade fiel e tem sido a vice lider já nos últimos 3 anos.

Quesitos avaliados:

  • Pontualidade: 8.6
  • Serviço de Bordo: 8.6
  • Check-in: 8.6
  • Conforto do avião: 8.4
  • Entretenimento: 7.2
  • Cuidado com a bagagem: 8.1
  • Atendimento dentro do avião: 8.2
  • Custo e benefício: 8.2


O melhor e o pior da Avianca Brasil

melhorescompanhiasaereas


Pontos Positivos:

O diferencial da Avianca está no atendimento dentro do avião e no serviço de bordo. Nada de amendoim aqui, a Avianca serve alguns sanduíches muito bons que lembram épocas mais generosas da aviação brasileira. O espaço entre as poltronas também é confortável e a pontualidade é um quesito elogiado pelos clientes.

Pontos negativos:

O programa de fidelidade da companhia, o Amigo, é fraco. Precisa ser restaurada se quiser ter melhores reviews. Outro problema está na imagem e comunicação com a empresa, que não são fáceis nem rápidas de se conseguir uma resposta a uma dúvida. Os clientes reclamam que os descontos dados nas promoções, quando elas existem, são insignificantes.


3º Lugar – TAM Linhas Aéreas

Nota dos usuários do site Melhores Destinos: 7.1 / 78% dos clientes recomendam a companhia aérea.

A mais antiga companhia aérea ainda em grande circulação e maior em número de passageiros todos os anos aparece aqui em 3º lugar. Fundada em São Paulo em 1976, a TAM oferece passagens para 45 destinos nacionais e tem frota de 130 aviões para voos domésticos.  A companhia, que já foi a mais admirada pelos brasileiros, sofreu fortes cortes orçamentários nos últimos anos e perdeu força frente à crescente concorrência. Sua nota caiu muito, e um 7.1 foi o suficiente para ser aprovado mas já não encanta seus clientes.

Quesitos avaliados:

  • Pontualidade: 8.0
  • Serviço de Bordo: 7.0
  • Check-in: 8.1
  • Conforto do avião: 6.7
  • Entretenimento: 5.8
  • Cuidado com a bagagem: 7.1
  • Atendimento dentro do avião: 7.8
  • Custo e benefício: 6.8


O melhor e o pior da TAM

melhorescompanhiasaereas


Pontos positivos:

O grande número de voos disponíveis é uma vantagem notória da TAM, já que assim oferece mais horários de voos. A empresa não é uma low cost, mas por vezes faz promoções com preços ótimos que elevam o custo benefício do vôo. O programa de fidelidade Multiplus é o maior do Brasil em número de passageiros e quantidade de passagens emitidas.

Pontos negativos:

O espaço entre as poltronas é pequeno demais e na comparação da Anac em conforto, a TAM ficou praticamente empatada com a GOL (que se autodenomina como low cost). O serviço de bordo também deixa a desejar, por vezes restrito a bebidas e alguns amendoins ou biscoitos, além da sempre presente balinha de boas-vindas. Os lanches e refeições, que antes se estendiam a quase toda a malha, hoje são restritos a voos mais longos ou rotas concorridas, como a ponte aérea São Paulo-Rio.


4º lugar – GOL Linhas Aéreas

Nota dos usuários do site Melhores Destinos: 6.1 / 65% dos usuários recomendam a companhia aérea.

A companhia se intitula como a maior empresa de baixo custo (low cost) da América Latina, mas até agora não conseguiu adotar uma política de tarifas que justificasse, aos olhos do consumidor, a diferença de serviços com relação às demais. A exclusão do serviço de bordo da GOL – que agora não oferece nada aos usuários, nem balinha, somente água se for solicitado – foi mal visto pelos passageiros e não se percebeu uma diminuição significativa nos preços. A GOL costuma ser mais barata, mas não muito e não sempre. E na hora de escolher, a falta de serviço de bordo e de um sistema de entretenimento pesam a favor das concorrentes.

Quesitos avaliados:

  • Pontualidade: 7.8
  • Serviço de Bordo: 4.3
  • Check-in: 7.5
  • Conforto do avião: 5.3
  • Entretenimento: 3.0
  • Cuidado com a bagagem: 6.5
  • Atendimento dentro do avião: 6.6
  • Custo e benefício: 6.7


O melhor e o pior da GOL

melhorescompanhiasaereas


Pontos positivos:

Os preços na maior parte das rotas é inferior ao das demais companhias. O programa de milhagens da Smile também é um ponto positivo da companhia. Os novos boings adquiridos pela GOL são modernos e bonitos.

Pontos negativos: 

Os pontos mais criticados pelos clientes são: serviço de bordo pago, ausência de serviço de entretenimento e espaço mínimo entre as poltronas que incomodam os passageiros mais altos. Mas, na opinião do E-konomista, o maior problema é não conseguir justificar essas estratégias de companhias de baixo custo no preço das passagens. Os preços são um pouco mais baixos, quando deveriam ser muito mais baixos frente ao serviço ofertado aos clientes.

Quer estudar no exterior? Então não perca as oportunidades e promoções para fazer o seu intercâmbio.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar