Qual é o melhor lugar para morar no Brasil em 2016?

Descubra no artigo qual o melhor lugar para morar no Brasil que oferece alta qualidade de vida e empregabilidade que vai contra a maré de desempregos.

Qual é o melhor lugar para morar no Brasil em 2016?
Saiba quais cidades oferecem melhor qualidade de vida e empregos

Como é a qualidade de vida em sua cidade? Conheça no nosso artigo a lista com as cidades que oferecem a melhor qualidade de vida e empregabilidade em 2016 e descubra qual é o melhor lugar para morar no Brasil para você.

Melhor lugar para morar no Brasil – descubra em qual cidade você pode viver melhor em 2016

Como saber qual é o melhor lugar para morar no Brasil? Essa não é uma pergunta fácil de responder, pois para cada pessoa há vantagens diferentes na escolha de uma cidade para chamar de lar. Tem gente que prefere cidade grande e movimentada, outros querem algo mais tranquilo e pacato – mas com proximidade dos grandes centros, para alguns ter praia é essencial, outros preferem a vida urbana e não ligam à praia, etc. Mas algo é certo: para ser considerado um bom lugar para se viver hoje, em 2016, a cidade precisa apresentar boa empregabilidade e qualidade de vida. Em tempos de crise, as cidades que continuam gerando novos empregos saem na frente e mudam as listas das melhores cidades para se viver no país. Para chegar à essa lista, utilizamos os critérios apontandos em dois levantamentos:

  • Levantamento anual da ONU (Organização das Nações Unidas) com base do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) que aponta para as cidades com a melhor qualidade de vida do país. Os dados são de 2015.

  • Levantamento apontado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio e Janeiro) que monitora os níveis de desenvolvimento socioeconômicos de todos os municípios do Brasil – liberando informações sobre emprego/renda, educação e saúde. O levantamento foi liberado no fim de 2015 com base de dados de 2013.

As melhores cidades em qualidade de vida e empregabilidade

As cidades estão listadas em ordem alfabética e todas possuem alta qualidade de vida e estão remando contra a maré no quesito desemprego. Muitas cidades que sempre aparecem nas listas das melhores cidades para se viver não aparecem por aqui, porque a questão empregabilidade tem mudado o cenário nos últimos anos.

Lembramos que o levantamento da Firjan utiliza notas para avaliar o desenvolvimento das cidades. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento da área selecionada e a qualidade de vida do local.Veja a lista:

1. Curitiba – Paraná

A capital paranaense foi a capital nacional mais bem avaliada pela Firjan e possui também qualidade de vida ressaltada pelo levantamento da ONU, portanto preenche bem os requisitos para ser considerada como um bom lugar para morar no Brasil.  Curitiba também tem altos índices de educação, o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. Além disso, foi classificada pelo Índice Verde de Cidades de 2015, realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit, como a cidade mais ambientalmente sustentável da América Latina. Veja os dados:

Emprego e renda: 0,7799
Educação: 0,8437
Saúde: 0,9618

2. Florianópolis – Santa Catarina

A belíssima capital de Santa Catarina também já está acostumada a ser considerada o melhor lugar para morar no Brasil, pois está nas listas quase todos os anos. Com 42 praias, e os setores de turismo, comércio e serviço aquecidos, a cidade está na contramão de muitas capitais brasileiras e oferece empregabilidade estável e boa qualidade de vida. Veja os dados da Firjan sobre ela:

Emprego e Renda: 0,7410
Educação: 0,8445
Saúde: 0.9162

3. Nova Lima – Minas Gerais

A pacata Nova Lima é uma cidade ideal para quem gosta de tranquilidade, segurança, estar rodeado de muito verde e mesmo assim ter todas as facilidades de uma cidade grande próximo -  já que ela está a apenas 21,5 km de Belo Horizonte. Com cerca de 84 mil habitantes, a longevidade, o turismo e a educação trouxeram a cidade para lugar de honra na lista do melhor lugar para morar no Brasil. Veja os dados de qualidade de vida na cidade:

Emprego e Renda: 0,7218
Educação: 0,8892
Saúde: 0,8796

4. Santos – São Paulo

A cidade do litoral paulista tem grande destaque na Educação e na Saúde de sua população. Além disso, atrai aqueles que gostam de morar perto do mar e também aproveitar as áreas verdes da cidade, já que os jardins da orla de Santos formam o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. Veja os dados da Firjan sobre a qualidade de vida e emprego na cidade:

Emprego e Renda - 0,7875
Educação - 0,9402
Saúde - 0,9260

5. São Caetano do Sul – São Paulo

Não é surpresa para ninguém ver São Caetano do Sul, no interior paulista, na lista como um dos melhores lugares para se viver no país. Ela já liderou listas como estas por muitos anos, tem IDHM alto segundo a ONU e está entre as mais bem avaliadas pela Firjan. A cidade, pertence à região do ABC Paulista, é marcada pelo desenvolvimento industrial e automobilístico e oferece a seus moradores padrões de qualidade de vida superiores à média do resto do país. Veja os números:

Emprego e Renda: 0,7562
Educação: 0,9783
Saúde: 0,9674

6. São José do Rio Preto – São Paulo

São José do Rio Preto já foi apontada como uma das cidades mais promissoras para se construir uma carreira profissional e, na classificação da Firjan, foi apontada como a 2ª cidade mais desenvolvida do Brasil. É um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo, e sua economia esteve por muito tempo ligada à cafeicultura. Veja os números da Firjam para essa cidade:

Emprego e Renda: 0.7786
Educação: 0,9747
Saúde: 0.9607

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar