Estudar no exterior: saiba qual o melhor lugar para fazer intercâmbio

Onde fica o melhor lugar para fazer intercâmbio? Na Europa? Nos Estados Unidos? Saiba quais são os prós e contras de cada lugar: 

Estudar no exterior: saiba qual o melhor lugar para fazer intercâmbio
Veja prós e contras de cada país e decida o melhor lugar para fazer intercâmbio

comece já o seu intercâmbiosaiba como e quanto custa



Você está pensando em fazer um intercâmbio e ainda não decidiu o país destino? O E-konomista te dá uma mãozinha para facilitar a sua escolha! Fizemos uma seleção de pesquisas realizadas do setor de turismo para responder à pergunta: “Qual o melhor lugar para fazer intercâmbio?” E mostramos aqui o resultado para vocês.

 




 

TUDO SOBRE INTERCÂMBIO
Encontre as melhores promoções, informações e oportunidades para fazer o seu intercâmbio. Veja!

O melhor lugar para fazer intercâmbio é uma questão de preferência

É claro que não iremos apontar com exatidão qual o melhor lugar para fazer intercâmbio, pois decidir onde é melhor e onde é pior é uma questão de preferência. Vários fatores devem ser colocados na balança para decidir qual o destino ideal para você.
 

Deve-se levar em consideração em relação ao país destino alguns passos fundamentais para estudar no exterior como: a língua falada, o clima, o acolhimento ao estrangeiro, o custo de vida, a segurança, as opções de lazer disponíveis, a facilidade (ou dificuldade) em conseguir o visto, etc. Portanto, veja as nossas listas abaixo, escolha o seu destino favorito e começe sua pesquisa sobre ele para ter a certeza de estará investindo num intercâmbio ideal para você.

 

 

O melhor lugar para fazer intercâmbio e aprender inglês

Fazer intercâmbio para países falantes da língua inglesa é a preferência de grande parte dos intercambistas brasileiros. A maioria da nossa população não tem inglês fluente e o que se aprende na escola é extremamente básico e facilmente esquecido. Então, a ida a esses países que falam inglês se torna um investimento para aprender ou aprimorar o idioma.
 

Utilizando a pesquisa realizada no início desse ano pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em ensino superior, selecionamos os destinos falantes da língua inglesa que figuram no topo do ranking das melhores cidades do mundo para estudar em 2015.
 

 

8. Cidade do Cabo – África do Sul

melhorlugar


Apesar de ser um país questionado pelas disputas étnicas e religiosas e com população que vive diariamente com o racismo, a África do Sul é um dos países mais procurados para fazer intercâmbio. Cidade do Cabo é uma cidade com infraestrutura extremamente moderna e com estilo de vida diferenciado de sua população. As paisagens naturais do cerrado africano e a possibilidade de passeios para ter contato com a vida selvagem também são grandes atrativos da vida na Cidade do Cabo.

 

 

7. Toronto – Canadá

melhorlugar


A maior cidade do Canadá tem muitos atrativos que a fazem ser uma forte concorrente na busca pelo título de melhor lugar para fazer intercâmbio. Com mais de 2,5 milhões de habitantes, a cidade combina diversidade, cultura, nightlife, belas paisagens naturais ao redor e universidades de ponta – a principal delas é a University of Toronto, que ocupa o 20º lugar no ranking das melhores do mundo. A cidade acolhe bem o estrangeiro, possuindo mais de 100 comunidades estrangeiras.
 

 

6. Boston – EUA

melhorlugar


Impossível fazer uma lista do melhor lugar para fazer intercâmbio e não citar os Estados Unidos. Representado aqui por Boston, a cidade é um dos centros estudantis mais conhecidos do mundo. Na região metropolitana de Boston, estão universidades renomadíssimas como MIT e Harvard, tanta aglomeração intelectual lhe rendeu o apelido de “a Atenas da América”. Mas nem só de vida acadêmica vive Boston. A cidade histórica é também um polo cultural, artístico, político, com agitação noturna e muitos espaços verdes. Oferece alta qualidade de vida e nível de ensino acadêmico imbatível.

 

 

5. Dublin – Irlanda

melhorlugar


A capital irlandesa está entre as mais requisitadas pelos estudantes que querem fazer intercâmbio e aprender inglês. Quem gosta de cidades modernas e procura qualidade de vida vai encontrar em Dublin uma forte candidata. A empregabilidade – mesmo em tempos de crise na zona do euro – também é uma característica atrativa da cidade. Um ponto negativo? Quem gosta muito de sol pode não se adaptar bem em Dublin, que faz muito frio e chove constantemente.


 

4. Sydney – Austrália

melhorlugar


Sempre nas listas dos melhores lugares do mundo para se fazer intercâmbio, sobram qualidades nessa cidade australiana que atrai muitos estrangeiros. Diversidade cultural, qualidade de vida e alta empregabilidade são as principais delas que garantem o seu sucesso. Cinco de suas universidades estão incluídas entre as melhores do mundo: a lista é liderada pela Universidade de Sydney e pela Universidade de New South Wales. Uma cidade moderna e descontraída com alta concentração de estudantes estrangeiros. Mas, nem tudo são flores: o custo de vida em Sydney não é nada barato. A variedade de espaços verdes dentro da cidade e a proximidade com praias paradisíacas parece fazer valer a pena cada centavo.
 

 

3. Nova York – EUA

melhorlugar


Mais um representante estadunidense em nossa lista, e como não poderia deixar de ser, a famosa “Big Apple” é considerada como uma forte candidata ao título de melhor lugar para fazer intercâmbio no mundo. A cidade mais cosmopolita do mundo é também um lugar ideal para aprender e aprimorar o inglês. Quem gosta de um estilo de vida agitado, de ter o mundo dentro de uma cidade só, com a possibilidade de se integrar na cultura americana e ter ao mesmo tempo contato com as culturas mais diversas, Nova York pode ser uma boa escolha. Problema? É caro morar em Nova York, o aluguel de apartamentos e quartos tornam o custo de vida dessa cidade um fator a se ponderar.


 

2. Melbourne – Austrália

melhorlugar


É uma cidade que resume todos os atrativos do estilo de vida australiano sem custar tão caro quanto Sydney. Em Melbourne você vai encontrar praias, vida noturna, dias ensolarados, artes, atrações musicais e culturais ao longo dos 12 meses do ano. É difícil competir com tanta atratividade, e para completar,  sete de suas universidades estão entre as melhores do mundo, como a famosíssima University of Melbourne. A Austrália está como uma queridinha na nossa lista pela escolha do melhor lugar para fazer intercâmbio.

 

 

 

1. Londres – Inglaterra

 

melhorlugar


A Terra da Rainha te encanta? Saiba que encanta a muita gente e por isso ela está aqui no topo da lista do melhor lugar para fazer intercâmbio. Linda, limpa, moderna e com um centro acadêmico fortíssimo, possuindo duas das mais tradicionais universidades do mundo: Oxford e Cambridge University. Além de ser um hub acadêmico, Londres é um dos grandes centros mundiais de cultura e criatividade, famoso por seus museus, pubs, artes cênicas, vida noturna e diversidade. O povo inglês é conhecido por ser muito educado e conviver bem com os estrangeiros. A empregabilidade ainda se mantém forte mesmo em período de crise européia. Então é perfeito? Bem, para quem tem bastante dinheiro sim. A cidade possui um dos custos de vida mais altos do mundo. Ah, e chove, chove muito e os dias ficam muito nublados.   


 

Atenção: Ao enumerar as cidades não queremos dizer que Londres, por exemplo, é superior às demais cidades da lista. Como dissemos anteriormente, é uma questão de preferência (e também de poderio financeiro). Todas as cidades acima são consideradas ideais para fazer intercâmbio e aprender inglês. Basta analisar suas preferidas e decidir qual é a cidade perfeita para o seu intercâmbio.

 

Quer conhecer a qualidade de vida na cidade que você preferiu? Consulte o site Numbeo.com, lá você vai encontrar informações interessantes, como nível de criminalidade, condições do trânsito, qualidade de vida, valores de diárias em hotéis e satisfação em relação a serviços de saúde, por exemplo.


 

Economize no seu intercâmbio, encontre as melhores oportunidades para começar a viagem da sua vida.

 

Melhor lugar para fazer intercâmbio na Europa

Se você está decidido a fazer um intercâmbio pelo velho mundo, só falta escolher o país/cidade, nós vamos te ajudar! Utilizando a pesquisa mais recente da QS  para Best European Student Cities – em português, a melhor cidade europeia para estudantes – veja a lista e decida qual estilo de vida mais combina com você.

 

 

8. Munique – Alemanha

melhoresintercâmbio


A Alemanha  é o país não falante da língua inglesa que mais atrai estudantes internacionais. E Munique é uma cidade que  reúne vários atrativos que vão para além da boa classificação universitária: qualidade de vida, animação noturna muito famosa, acessibilidade financeira e, é claro, localização previligiada, praticamente no centro da Europa. Dificuldade? Falar alemão.

 

 

7. Zurique – Suiça

melhoresintercâmbio


O país que tem um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo tem de estar na lista do melhor lugar para fazer intercâmbio na Europa. Zurique tem entre seus principais atrativos a segurança, organização, e também pelas taxas reduzidas. Também, por isso, se tornou em um pólo atrativo para estudantes, que poupam nas mensalidades comparando com lugares como Londres ou Sydney. Para um cidade com esse nível de riqueza, a desvantagem está no elevado custo de vida e aluguel de residência.

 

 

6. Madri – Espanha

melhoresintercâmbio


A capital da Espanha é um destino favorito para quem quer aprimorar ou aprender o espanhol. Cidade bonita, com cultura semelhante ao do Brasil, que facilita a adaptação do intercambista brasileiro. As opções culturais e gastronômicas são dois dos atrativos da cidade. Destaque também para o transporte público: rápido, prático, amplo e seguro. O custo de vida na Espanha também é favorável, sendo um dos mais baratos da Europa. Problema? Desemprego em alta e não possui vida noturna e arquitetura tão deslumbrante quanto Barcelona.

 

 

5. Dublin – Irlanda

melhoresintercâmbio


Já citada na lista acima, a capital Irlandesa tem na sua modernidade e empregabilidade seus maiores atrativos. O que é mais dificil? Adaptação ao clima, e temperamento mais frio da população.

 

 

4. Roma – Itália

melhoresintercâmbio


A Itália é um dos principais destinos turísticos e culturais do mundo, seu território abriga regiões alpinas, praias mediterrâneas, belas paisagens e muita história. A capital Roma é um museu a céu aberto, cidade acolhedora com centenas de opções culturais e vida noturna agitada. Nem precisamos mencionar a gastronomia, não é mesmo? A riqueza histórica e cultural são os principais atrativos de Roma. A língua italiana é próxima ao português e o estilo de vida dos italianos também é semelhante ao brasileiro, facilitando a adaptação.

 

 

3. Barcelona – Espanha

melhoresintercâmbio


Barcelona possui todas as vantagens já citadas acima em Madri, com mais alguns benefícios. Com praias famosas no mundo todo, vida noturna agitadíssima e principalmente, é uma cidade com arquitetura assinada por Antoni Gaudí. A beleza da cidade atrai turistas e intercambistas do mundo todo. A liberdade vivenciada em Barcelona também é um forte atrativo. Problema? Barcelona é uma cidade cara para viver.

 

 

2. Londres – Inglaterra

melhoresintercâmbio


Londres é daquelas cidades que vão sempre estar em todas as listas de melhor lugar para fazer intercambio do mundo. Veja porque: é capital mais multicultural da Europa, estudar em instituições renomadas, destaque para o transporte público de Londres, eficiente e muito prático, povo cortês e educado. O problema é o custo dessa alta qualidade de vida, que é elevado. Se você pode pagar e gosta do estilo de vida londrino, é um investimento que certamente valerá cada centavo.

 

 

1. Paris – França

melhoresintercâmbio


Por três anos consecutivos, Paris reina absoluta na primeira posição do ranking do melhor lugar do mundo para fazer intercâmbio. Não há nada no mundo como a cidade luz. São 17 universidades incluídas entre as melhores do planeta (atrás apenas de Londres, com 18). As instituições de mais destaque são ENS Paris, Ecole Polytechnique ParisTech, Sciences Po Paris e Université Paris-Sorbonne. O único problema aparente da capital francesa é o custo de vida, mas é preciso apontar alguns benefícios importantes: tem  taxas relativamente mais baixas de matrícula do que demais cidades europeias citadas e o governo francês oferece bolsa auxílio para estudantes de todas as nacionalidades que passam por dificuldade financeira. Essas características fazem com que o destino se torne mais acessível para os estudos quando comparado a outras metrópoles.

 

 

Melhor lugar para fazer intercâmbio High School

Se você não quer esperar até estar na faculdade ou pós graduação para fazer intercâmbio, pode optar por cursar o ensino médio – ou em inglês, o high school – em um país estrangeiro. Tudo é uma questão de preferência, vamos listar aqui os países mais comuns de se mandar estudantes para fazer intercâmbio high school e aqueles que possuem esse nível de ensino de qualidade. 

 

 

1. EUA

É o país onde mais brasileiros vão para cursar o ensino médio. A alta qualidade de ensino das escolas americanas, com períodos integrais que além do conteúdo programático de disciplinas possui também atividades artísticas e esportivas atraem muitos estudantes, que consideram o país como o melhor lugar para fazer intercâmbio High School. Outro atrativo: as melhores escolas de high school americanas são públicas.

 

 

2. Canadá

O país vizinho Canadá já vem despontando como forte candidato ao melhor lugar para fazer intercâmbio high school. Ainda atrás em número de estudantes recebidos na comparação com os EUA, o Canadá vem ganhando adeptos pois além das qualidades apontadas nas escolas americanas, possui ainda duas línguas oficiais, o inglês e o francês. Um aluno de ensino médio pode além de ter um ensino de qualidade, voltar ao Brasil falando 3 línguas.


 

3. Inglaterra

Apesar de ser menos frequente do que Canadá e EUA, a Inglaterra também recebe muitos estudantes intercambistas de high school. Aparece em 3º lugar pois os custos do financiamento de estudos na Inglaterra são altos, assim como custo de vida.

 

Antes de viajar, veja como anda o seu inglês. Faça já um teste online.


Veja também: 

 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar