Melhor dia de compra com cartão de crédito

Reservar os dias antes do vencimento da fatura para fazer compras é uma forma de equilibrar as finanças. Entenda qual o melhor dia de compra e aproveite.

Melhor dia de compra com cartão de crédito
Escolher o melhor dia de compra te ajuda a equilibrar as finanças

O cartão de crédito pode ser um perigo nas mãos dos mais esbanjadores e descontrolados. Usa-lo com cuidado, porém, escolhendo o melhor dia de compra e tomando o cuidado de não se perder em meio às faturas, é garantia de uma relação saudável com o dinheiro e as parcelas.

Qual o melhor dia de compra com cartão de crédito?

O uso do cartão de crédito cresce a cada ano. Segundo a pesquisa “Perfil do Consumidor Brasileiro”, realizada pelo Moip - empresa brasileira de pagamentos – em 2015, 81,3% das transações feitas pela internet foram pagas com cartão de crédito. Cerca de 87% parcelam em até três vezes enquanto 9% parcelam a compra entre quatro e seis vezes. Uma pequena parcela (1,25%) parcela de sete a nove vezes e 2,75% parcelam entre 10 e 12 vezes.

Em maio de 2015, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito) apontou crescimento de 9,1% das operações com cartão em relação a maio de 2014. Na ocasião houve alta das operações sem juros, mostrando que o consumidor está mais consciente sobre a maneira como lida com o dinheiro.

Escolher quando usar o cartão de crédito é uma forma de não se perder em meio a tantas parcelas e também de controlar o dinheiro para evitar dividas. Saber qual o melhor dia de compra é essencial se você quiser evitar o vermelho.

O melhor dia de compra é um período curto de tempo depois que ocorre o fechamento da fatura, geralmente de dez a 15 dias antes da data de vencimento. Se a fatura vencer dia 10, por exemplo, o fechamento provavelmente acontece dia 30, então os melhores dias para compra serão 31 e 1º, fazendo com que a parcela caia apenas no mês seguinte e não no boleto daquele mês.

Leia também: Como usar programas de fidelidade para pagar contas

Dessa forma, se você precisar comprar material escolar para seus filhos na volta às aulas de fevereiro, por exemplo, e seu cartão vencer no dia 10, pode ir até a loja no dia 31 de janeiro e esperar o boleto apenas para março. Assim você planeja seu orçamento e não sofre tanto com o aperto financeiro do começo do ano.

As empresas emissoras de cartão de crédito informam ao cliente o melhor dia de compra com cartão de crédito. Os cartões Porto Seguro, por exemplo, oferecem até oito dias antes da data de vencimento da fatura como melhor data para compra.

É por conta dessa manobra que muitas operadoras de crédito afirmam que os clientes têm até 40 dias para pagar. Esse período é contado entre a compra e a data de vencimento da fatura do cliente. É importante, porém, confirmar com a empresa qual a data de vencimento para não errar na hora de escolher o melhor dia de compra.

O dia 31 não é contado como dia útil. Portanto, se você estiver em Março, por exemplo, esse pode ser o melhor dia para fazer suas compras.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar