As 9 melhores cidades para intercâmbio acadêmico e cultural

Você já parou para pensar qual é a melhor cidade para intercâmbio, seja acadêmico ou cultural? Confira as dicas do E-konomista e informe-se melhor sobre cada um destes destinos.

As 9 melhores cidades para intercâmbio acadêmico e cultural
Conheça os destinos que entraram para a lista dasmelhores cidades para intercâmbio

Você já parou para pensar quantos são os brasileiros que decidem fazer um intercâmbio? Para ter uma noção melhor desse cenário partiremos para alguns números: em 2004 foram cerca de 35 mil estudantes e em 2014, dez anos depois, o número de intercâmbistas saltou para 230 mil. A ansiedade dos brasileiros em sair do país para estudar é cada vez maior. E nada melhor do que conciliar esse desejo de uma experiência internacional com qualidade de vida e estudos. O E-konomista preparou uma lista com as 9 melhores cidades para fazer intercâmbio e suas principais características relacionadas aos estudos. 

Melhores cidades para fazer intercâmbio

Independente de qual seja a "modalidade" do seu intercâmbio (cultural, acadêmico ou profissional), esta será com certeza, uma experiência incrível. É a oportunidade de aprimorar um idioma ou mesmo aprender um novo, expandir os horizontes e dar um upgrade no currículo acadêmico. Mas, entre tantas cidades no mundo, qual a melhor cidade para intercâmbio?

1. Toronto - Canadá

melhorescidadesparaintercambio


O Canadá por si só é um destino mais famosos entre os estudantes brasileiros, que querem aprimorar a língua estrangeira (neste caso até duas, se considerar o inglês e o francês) e viver em um país bonito e seguro. E você sabe o motivo de ser uma das melhores cidades para intercâmbio? É que a University of Toronto está entre as 20 melhores do mundo, ou seja, ensino de qualidade para dar um upgrade no currículo quando retornar ao Brasil. Aproveite e confira as 7 coisas que acontecem quando se vai morar no Canadá.

2. Edimburgo - Escócia

melhorescidadesparaintercambio
 

Quer morar em uma das melhores cidades para intercâmbio no Reino Unido, mas sem o agito da famosa Londres? Então a escolha da vez é a capital Edimburgo. Coloque como itens positivos para esta cidade o fato de ter excelentes estruturas para o ensino, principalmente o inglês. A cidade também é rica em quesitos culturais, mantendo a tradicial medieval ainda presente. Aproveite para se inscrever em uma bolsa de estudos para brasileiros no Reino Unido, pois esta pode ser a sua oportunidade de escolher a cidade como seu destino.

3. Sydney - Austrália

melhorescidadesparaintercambio


A maior cidade da Austrália é também uma das mais procuradas por brasileiros que desejam aprender a segunda língua, em um local seguro e tranquilo, mas com agitação de uma cidade grande. Além de abrigar mais de cinco grandes universidades bem conceituadas mundialmente, a cidade também é reconhecida pelos bons resultados dos profissionais que se formam nos cursos oferecidos. Aproveite e conheça um pouco mais sobre através das "verdades" que os brasileiros contam sobre a Austrália.

4. San Francisco - Califórnia

melhorescidadesparaintercambio


Localizada ao sul da Califórnia esta é mais uma das melhores cidades para intercâmbio, principalmente de idiomas (neste caso, o inglês). Uma ótima oportunidade de novos áres culturais, a cidade tornou-se conhecida a partir dos anos 60 como a capital da diversidade, liberdade de expressão e tolerância. Com certeza, já dá para ter uma ideia de que esta pode ser uma grande oportunidade para sair da zona de conforto. Aproveite para conferir quais são as 9 coisas que você aprende quando se mora nos Estados Unidos. 

Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades de hospedagem no exterior

5. Paris - França

melhorescidadesparaintercambio


A cidade mais visitada por turistas do mundo, polo global em cultura e gastronomia, é também uma das melhores cidades para intercâmbio.

VEJA QUANTO CUSTA FAZER INTERCÂMBIOe planeje o seu


Apesar de ser cara para se viver, possui as taxas mais baixas de matrícula e 17 universiddes entre as as primeras no ranking mundial. As que mais se destacam neste cenário são: ENS Paris, Ecole Polytechnique ParisTech, Sciences Po Paris e Université Paris-Sorbonne. Vale lembrar ainda que Paris, além de um excelente destino para intercâmbio, também está na lista das melhores cidades para viajar e fazer compras.

6. Berlim - Alemanha

melhorescidadesparaintercambio


Uma ótima oportunidade para quem deseja aprender ou aprimorar duas línguas durante o intercâmbio: alemão e inglês. Berlim é uma das melhores cidades para intercâmbio e se destaca pela cultura, disciplina e organização da sua população de modo geral. Confira a lista das 5 melhores Universidades da Europa e as especificidades de uma das maiores da capital alemã: Freie Universität Berlin.

7. Tóquio - Japão

melhorescidadesparaintercambio


Se a sua intenção é conhecer uma nova cultura, que seja completamente diferente da brasileira, um país Oriental é o ideal. Tóquio é uma cidade de extremos, onde o moderno e o tradicional se confrontam a todo momento. Além de ser a terra das gueixas, das lutas marciais e dos robôs (tecnologia geral), também é um dos três epicêntros financeiros mais importantes do mundo (junto de Nova Iorque e Londres), sendo considerada uma das 10 cidades mais bem posicionadas em segurança e qualidade de vida. Com relação aos estudos, saiba que três Universidades japonesas estão entre as 50 melhores do mundo: Universidade de Tóquio, Universidade de Kyoto e Universidade de Osaka. Você sabia que o Japão está entre os 10 países com o salário mínimo maior que R$ 4 mil reais?

8. Buenos Aires - Argentina

melhorescidadesparaintercambio


Este destino se destaca como uma das melhores cidades para fazer intercâmbio, principalmente entre os brasileiros, por conta dos custos para estudar no exterior, a proximidade com o Brasil e a facilidade de adaptação do clima, fuso horário e até mesmo de vida (cultura e gastronomia muito próximas à brasileira). Além é claro, de ser uma ótima oportunidade para aprimorar outro idioma, o espanhol. 

9. Lisboa - Portugal

melhorescidadesparaintercambio


Se você ainda não considerava um país de língua portuguesa para os seus estudos no exterior, comece a rever os seus conceitos. Primeiro ponto que podemos considerar como positivo é o custo para se manter e a qualidade de vida. Além disso, as universidades portuguesas também estão entre as melhores do mundo e algumas delas já aderiram às notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como sistema de avaliação de ingresso e/ou bolsas de estudos. Veja os motivos pelos quais viajar para Portugal vai mudar a sua vida!

Aprenda inglês com quem sabe de verdade e seja professor.


Veja também:

 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar