Qual o melhor antivírus gratuito e onde baixá-lo?

Cansado das versões gratuitas de antivírus que deixam o serviço pela metade? Confira o melhor software para deixar o seu pc protegido, de acordo com o youtuber Jefferson Meneses, do canal JMS.

Qual o melhor antivírus gratuito e onde baixá-lo?
Descubra qual o software mais adequado para proteger o seu computador

Uma questão que muitos usuários têm dúvidas hoje em dia é se realmente é necessário usar um antivírus. Enquanto grupos defendem que sistemas como Linux e Mac Os são "imunes" a vírus, cada vez mais evidências são encontradas por especialistas e sites renomados do mundo da tecnologia que provam o contrário. Poderíamos até afirmar que sim em questão de proporção, mas apenas nesse ponto.

Embora em uma sessão de perguntas e respostas no conhecido fórum do Reddit, John McAfee, que é fundador e ex-CEO da McAfee, tenha afirmado que não usa nenhum antivírus porque acredita que o mercado está ultrapassado ("Não tenho antivírus. Eu acho que o antivírus está morto", afirmou ele), estar na internet e não usar um bom antivírus instalado em seu computador é algo bem arriscado atualmente. Não é nenhum pouco recomendável, aliás, principalmente se você usa o sistema Windows que, por ser mais popular, é um alvo "maior" de hackers.


Pensando nisso, analisamos os cinco antivírus "gratuitos" mais comentados e utilizados pelos usuários no mundo. Assim, poderemos chegar a uma série de testes e escolher o melhor para você usar em seu computador. A análise foi feita nos seguintes softwares na versão gratuita: Bitdefender Antivírus Free, AVG Free, Avast Free, Avira Free e 360Total Security

ESCLARECIMENTO: Os antivírus gratuitos têm funcionalidades diferentes dos pagos, então se a lista incluísse a versão completa poderia haver alteração no ranking.

Melhores antivírus gratuitos

5. 360 Total Security
Nota: 8.5

Ele até poderia ter recebido uma nota maior, mas a empresa Qihoo, criadora do software, se envolveu em desconfianças do mercado em relação aos seus testes de detecção de vírus (QVM). Então, a versão disponibilizada para os internautas tinha apenas o sistema QVM habilitado e não obteve um resultado melhor no quesito eliminação de vírus.

4. Avira Free Antivírus
Nota: 9.1

Um dos mais conhecidos antivírus, que também possui uma versão gratuita eficiente. Deixou a desejar em usabilidade, embora tenha se saído muito bem nos outros quesitos (segurança, detecção, eliminação e leveza).

3. Avast Free Antivírus
Nota: 9.1

Registrando uma uma pequena vantagem em relação ao Avira. Em minha opinião este é um dos melhores do mercado em sua versão paga. Em versão free, ele disponibiliza recursos essenciais para a segurança em uma interface de fácil utilização, mas costuma deixar o computador um pouco mais lento por causa do seu método de verificação de arquivos em tempo real.

2. AVG Antivírus Free
Nota: 9.2

Possui um excelente desempenho, deixa o computador protegido, mas alguns banners de publicidade na tela do antivírus em sua versão gratuita chegam a incomodar um pouco. Embora isso não prejudique a funcionalidade do aplicativo, eu não acho legal esta ação em um antivírus gratuito, onde o foco é mostrar ao usuário o quanto a versão paga poderia ser melhor e não ganhar com isso em publicidade.

1. Bitdefender Antivírus Free
Nota: 9.4

O Bitdefender se destacou pelo método Heurístico de análise, que é a detecção de vírus por algoritmos sofisticados. Sempre que um arquivo do tipo Drewcom é detectado, o software faz uma profunda análise por meio de um processo que chamamos de BitLook, onde ele avalia cada linha de código e, caso encontre algum indício de dados contridenciais, o arquivo é marcado como um malware.

As taxas de detecção e falso positivos apresentados pelo Bitdefender foram muito convincentes e me fizeram escolher o software como uma das melhores opções gratuitas para você usar em seu computador. O que mais pesou para ele ficar a frente do AVG foi que, para evitar lentidão, o Bitdefender realiza varreduras por vírus e malwares sempre que o sistema está ocioso!

Para baixar o software antivírus, siga este link direto do site da desenvolvedora, e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Jefferson Meneses Jefferson Meneses

Sou fã de carteirinha de tudo que envolve tecnologia, gravo vídeos para o youtube e gosto de ajudar pessoas a resolverem os problemas tecnológicos do dia a dia. Canal: www.youtube.com/c/jeffersonmeneses

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar