O que é MBA e quando vale a pena fazer

Este artigo esclarece ao leitor o que é MBA, além de mostrar quem deve investir no curso e qual é o momento mais indicado para começar a estudar.

O que é MBA e quando vale a pena fazer
Saiba mais sobre essa especialização voltada para os negócios

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é ou quando deve investir em um MBA, aqui vão algumas respostas que ajudarão tanto na decisão de fazer um curso quanto na busca pelas melhores opções do país.

Com o mercado de trabalho cada vez mais disputado, alguns pontos surgem como diferenciais importantes na hora de avaliar um currículo ou prestigiar um candidato à certa vaga de trabalho. Por isso, cursar um MBA pode ser uma forma de conseguir destaque profissional.

O que significa MBA

MBA é a sigla de Master in Business Administration. Trata-se de um curso lato sensu com foco especialmente em quem deseja se especializar e aprimorar os conhecimentos em administração. O curso ainda mostra uma visão global do mundo corporativo e da economia mundial.

MBA no Reino Unido: veja como concorrer a bolsas e estágios

É típico que o MBA seja mais procurado por profissionais que se formaram em cursos de Exatas, mas o aperfeiçoamento não se limita a esse grupo. Ele também é muito procurado por quem deseja abrir um próprio negócio ou melhorar a administração que já exerce. Empresários, gestores, líderes e executivos entram na lista de profissionais que mais buscam fazer um MBA.

Para ser considerado MBA, o curso em questão deve ter, no mínimo, 360 horas de aula. Essa é uma regra do MEC, Ministério da Educação. Já cursos fora do Brasil, o exigido é de no mínimo 480 horas de aula.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Os preços de um o MBA variam bastante. Na Esalq, por exemplo, um dos braços da USP (Universidade de São Paulo), um curso pode sair por cerca de 14 mil reais no total. Já na FGV (Fundação Getúlio Vargas) sai mais caro, em torno de 24 mil totais.

Durante o curso, os alunos aprendem mais sobre gestão e suas ferramentas, sempre considerando situações reais do mundo dos negócios.

Por ser uma especialização, as aulas do MBA costumam ser apenas à noite ou aos sábados. É possível encontrar alguns cursos à distância também.

Quando fazer MBA

O MBA não é para iniciantes. É preciso já estar formado e ter um tempo comprovado no mercado profissional. Alguns exigem até um tempo mínimo de carreira comprovado.

O curso é bem específico para quem já trabalha há alguns anos e deseja crescer na profissão. A avaliação é feita com análise do currículo, uma redação, entrevista e comprovação de proficiência no idioma estrangeiro exigido. Geralmente, prova como testes de lógica são opcionais e variam de instituição para instituição.

O MBA é a escolha certa para quem que estudar um assunto bem específico, já trabalha com negócios diversos, tem pelo menos 3 anos no mercado de trabalho e deseja aumentar suas chances de crescer no emprego, visando principalmente altos cargos.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar