O problema daquela viagem foi o destino ou o seu mau humor?

O mau humor pode tornar uma viagem dos sonhos num período de pesadelo. Saiba o que causa o mau humor nas viagens e não o deixe arruinar seu próximo passeio.

O problema daquela viagem foi o destino ou o seu mau humor?
Veja dicas de como fugir do mau humor durante as viagens

qual seu nível de inglês?faça um teste online e descubra








Você passa um bom tempo preparando o roteiro, pesquisando passagens aéreas e buscando as melhores hospedagens para viver momentos maravilhosos durante uma viagem. Quem é viajante sabe: viajar é libertador. Você evolui como pessoa e se liberta do stress do dia a dia. O problema é quando você ou algum companheiro de viagem não encara a viagem dessa forma e deixa que o mau humor estrague os melhores momentos da jornada.
 

QUER ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM?
Cadastre-se no E-konomista e acompanhe as melhores dicas, informações e oportunidades para viajar no Brasil e no mundo de forma divertida e econônima.

O que contribui para o mau humor aparecer em viagens

Muitas vezes, deixamos de gostar de algum destino onde estivemos porque o clima entre os viajantes ou o mau humor de algum deles arruina tudo. Não há nada mais chato do que viajar com alguém de mau humor! E às vezes ele aparece nos momentos mais inoportunos, e infelizmente o ritmo de viagem pode favorecer o seu aparecimento, porque:

  • Dorme-se pouco e/ou mal – não dormir no conforto de sua casa, na sua própria cama com o silêncio que está acostumado pode ser um tormento para algumas pessoas. Ainda mais se a viagem é low cost e você está dormindo em um hostel, onde o silêncio não é rei. Muita gente já acorda com uma cara amarga quando se dorme pouco.
 
  • Fica cansado – viagens costumam ser passeios cansativos. A não ser que você esteja passeando com o intuito de relaxar, as viagens costumam ser motivo de muitas andanças, utilização de transportes públicos, correria para conseguir visitar todos os pontos desejados. Ao fim de alguns dias, o cansaço bate e algumas pessoas ficam muito mau humoradas quando cansadas.
 
  • Alimenta-se mal e fora do horário – é muito complicado seguir uma rotina durante uma viagem. Almoçar e jantar nos horários que estamos acostumados é algo improvável e algumas pessoas não se adaptam bem à essas mudanças, daí aparece aquele mau humor.
 
  • Imprevistos acontecem – um hotel reservado que não era como se esperava, um overbooking de uma empresa aérea que atrapalha o cronograma da viagem, uma fila quilométrica para alguma atração que faz perder o dia todo, etc. Uma viagem sem imprevistos é muito rara, tem gente que não sabe lidar bem com isso e fica de mau humor.
 
  • As vontades não combinam entre os viajantes – ​“Vamos comer qualquer coisa para andarmos mais rápido? – Mas eu queria tanto sentar para almoçar” ou então “Vamos acordar bem cedinho para aproveitar mais lugares na cidade? – Eu não consigo levantar cedo, não tem jeito”.


Essas conversas costumam ser complicadas porque o mau humor pode se instalar nas duas (ou mais!) pessoas que discordam ao mesmo tempo. É uma bomba relógio viajar com quem tem hábitos de viagem muito diferentes.


O que fazer para não deixar o mau humor estragar a viagem

mauhumor


A chave é o planejamento, bom senso entre os viajantes e uma boa dose de paciência.

1. Planeje o roteiro com antecedência

Essa parte é imprescindível em todas as viagens, sejam elas em grupo ou sozinho. É preciso sentar e planejar direitinho como será o roteiro. É preciso pensar:

  • Vamos visitar quantas cidades/países/locais? E entrar em um consenso do nº que será interessante para todos, e se não entrar, não precisam todos seguir a viagem por completo, quem quiser ir embora mais cedo por qualquer motivo, ok. Não arrumem confusão por causa disso.
 
  • A que horas iremos acordar? Isso é importante pois a partir disso o número de locais a se visitar será alterado. É bom conseguir balancear as vontades de todos, “vamos acordar cedo 3 dias para aproveitar tudo e no sábado vamos curtir a noite acordar tarde no domingo, sem pressa”.
 
  • Quanto iremos gastar? É sempre bom fazer as contas do quanto será necessário durante uma viagem e arredondar para cima. Levar um extra em caso de imprevistos é sempre necessário. Balaciar os orçamentos é importante para não rolar aquela situação: “Eu não fui naquela atração que tanto queria porque fulano não quis gastar dinheiro com isso”. Estabeleçam prioridades, se os orçamentos forem diferentes, estabeleçam programações diferentes em alguns momentos e outros juntos. Nada de um estragar a viagem do outro por causa de dinheiro.


2. Lembre-se do propósito da viagem

Você não juntou dinheiro, tirou dias livres para ficar de mau humor e estragar uma viagem, certo? Lembre-se disso durante toda a viagem.  E se os seus colegas esquecerem, ajude-os a lembrar. Aproveitar a viagem é prioridade sob qualquer problema que possa acontecer.

3. Tenha muita paciência e respire fundo

Não deixe que o stress tome conta de você. Se algo der errado, ou a sua paciência ameaçar acabar, respire fundo e pense na melhor solução para encerrar o problema e seguir bem com a viagem. Não se irrite se tudo não sair como o combinado, já viaje tendo em mente que imprevistos acontecem. Se você reparar que o mau humor está querendo tomar conta de você, fique quietinho, respire fundo, conte até 10, coma um chocolate, faça o que for preciso para não deixar ele arruinar sua viagem. Você pode controlar o seu humor, acredite! Sua viagem depende disso.

4. Não deixe a preguiça tomar conta

O cansaço faz com que nós queiramos desistir de fazer parte dos nossos roteiros. Um bom pensamento é: “Eu tenho certeza que vai valer a pena apesar do cansaço, se eu não for vou me arrepender depois”. A pior coisa é você ficar mau humorado porque não conseguiu aproveitar como queria um determinado local e acaba por estragar ainda as partes da viagem que ainda estão por vir com esse mau humor. Você pode não voltar à aquele destino, então aproveite o máximo, nada de indisposição a não ser que seja extremamente necessário ficar no hotel.

5. Não tenha pressa

Um outro extremo são aquelas pessoas que levam a viagem como um cronograma de obrigações. Se o combinado é sair às 7h da manhã, e as pessoas não estão prontas às 7:10h arrumam logo confusão. Tenha calma, aproveite a viagem sem pressa. Se  um ponto turístico está tão bom, talvez valha a pena mudar o cronograma e abandonar um outro ponto para curtir esse sem pressa. Não precisa ser uma correria sem fim, aproveite o máximo de tudo, afinal de contas você está ali para aproveitar e não para cumprir tarefas.


Não deixe de gostar de um destino por causa do mau humor

mauhumor


“Não gostei de Paris, meu companheiro ficou com a cara amarrada o dia todo”. Convenhamos que a culpa não é de Paris, certo? Há destinos corriqueiros que se tornam maravilhosos com as companhias certas e o bom humor instalado. E há destinos incríveis que se tornam tenebrosos se o mau humor tomar conta. Não diga más coisas sobre um destino por causa do que aconteceu com você ou com seu grupo por lá. Tenha a certeza que tudo depende da companhia e do estado de ânimo da viagem. Não gostou do destino por causa de um climão chato que se instalou por lá? Que tal voltar à esse destino sozinho ou com alguém que tenha bom humor como companheiro? Pode salvar a impressão que você teve desse destino!
 

Quer estudar no exterior? Então não perca essas promoções e oportunidades e comece a planejar.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar