Por que fazer marketing pessoal pode mudar sua carreira?

O marketing pessoal é uma ferramenta poderosa para mudar sua imagem e projetar sua carreira para o futuro. Confira dicas de como trabalhar sua vida neste aspecto.

Por que fazer marketing pessoal pode mudar sua carreira?
Ele melhora a imagem e pode te garantir boas oportunidades

Oportunidades profissionais e financeiras aparecem todos os dias. Se você recebeu uma, não foi por acaso: provavelmente foi indicado por alguém ou os interessados em sua imagem te consideraram importante o bastante para te oferecer um trabalho. O marketing pessoal usa as variáveis do marketing tradicional que fortalecem a marca a favor do individuo, para que esse possa consolidar a própria imagem e mante-la sempre em alta. 

A valorização da imagem e o desenvolvimento pessoal proporcionam diversas vantagens na vida profissional e privada. Com um marketing pessoal de excelência, é mais fácil enfrentar situações como uma entrevista de emprego com mais otimismo e empatia. Aprenda como melhorar sua imagem e a forma que o mundo te vê com algumas estratégias.

Porque você deve fazer marketing pessoal

Muito mais do que se autopromover nas redes sociais, a tática de atribuir valor a sua imagem é construída com tempo e determinação, e todas as pessoas podem fazê-la. O marketing pessoal pode ajudar sua imagem tanto na comunidade em que vive quanto incentivar pessoas a conhecerem seu trabalho, suas ideias e habilidades.

Além do sucesso profissional, pode ser a garantia de emprego e espaço no mercado de trabalho. Segundo a administradora Joselane Tascin, em seu artigo científico “Marketing pessoal: uma ferramenta para o sucesso”, atualmente o marketing pessoal vem sendo utilizado largamente para o mercado de trabalho, pois auxilia a identificação dos pontos fortes e ajuda a fortalece-los, além de agregar valor à imagem da pessoa.

Tascin afirma também que a estratégia é uma valorização. “Hoje, além de criar e consolidar uma imagem positiva no mercado, fundamental ser reconhecido por ela. E isso o Marketing Pessoal pode fazer, pois valoriza o ser humano, seus atributos e características, com o objetivo de possibilitar a utilização plena das capacidades e potencialidades não somente na área profissional como também na área pessoal”, diz a administradora.

Estratégias de marketing pessoal

Para um marketing pessoal de sucesso, devem ser considerados alguns pontos que precisam ser trabalhados e melhorados constantemente. O site Marketing de Conteúdo cita alguns pontos que são necessários para você criar e consolidar sua imagem:

Sua imagem é seu cartão de visitas

É importante a apresentação sempre limpa e bem escolhida de suas roupas. A sociedade dá muita atenção e confiança a quem anda bem vestido, e por isso o site sugere que antes de sair de casa você escolha suas roupas como a pessoa que você deseja se tornar, e não como a pessoa que você atualmente é.

Esteja condizente com aquilo que você almeja, de maneira que ao se olhar no espelho, você consiga inspirar a autoconfiança necessária para vencer seus desafios.

Liderança é fundamental

A habilidade de liderar é uma das qualidades mais admiradas para qualquer profissional, pois está atrelada a inspirar pessoas. Quem o consegue fazer, é sempre um motivo de referência.

É importante ressaltar que liderar não é apenas um ato voltado aos cargos mais altos de uma empresa, e sim uma postura que pode ser exercida diariamente.

Resolver problemas

Muitas vezes, o valor profissional de alguém é medido pela quantidade de problemas que consegue resolver. Quem consegue resolver problemas acaba se sobressaindo em qualquer lugar e com isso, sua imagem fica mais evidente, demonstrando sua competência diante de situações difíceis e estressantes.

Seja proativo

Admiradas são as pessoas que estão à frente e sempre preparadas para situações difíceis. Seja proativo e sempre pense em soluções para melhorar os processos, ou até mesmo pense em algo que poderia dar errado e você solucionou. Isso impressionará as pessoas ao seu redor, e, especialmente, os seus gestores.

Seja visto

Seus feitos não são reconhecidos se não forem vistos. O site recomenda que a aparição em lugares, eventos relacionados a sua área, marcar almoços com pessoas do mesmo interesse que você e publicar suas conquistas é uma forma de promover a visibilidade.

É importante não ficar apenas nos limites da internet e computador, mas sair de casa e fazer com que muitas pessoas conheçam sua personalidade, seu nome e seu rosto.

Também não se esqueça de estar no meio e participar das conversas, happy hours, palestras e todo tipo de lugar em que possa estar para aumentar ainda mais os seus contatos.

Tenha um objetivo

Para se trabalhar seu marketing pessoal, você deve primeiramente traçar seus principais objetivos e meta e decidir onde quer chegar.

Se pergunte: quem você quer ser? Por quais coisas você quer ser lembrado? Que pessoas você almeja conhecer? Qual patamar social você pretende atingir? A que tipo de profissional você quer ser relacionado?

Trace suas metas a longo prazo e oriente suas ações de marketing pessoal de acordo com estes objetivos.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar