Quanto uma franquia precisa ter de margem de lucro?

Quer investir em uma franquia? Saiba como funciona a margem de lucro de uma empresa e quais são as vantagens e desvantagens de se investir nesse nicho de negócio.

Quanto uma franquia precisa ter de margem de lucro?
Entenda como funciona a margem de lucro de uma empresa franquiada

Na hora adquirir uma franquia, muitos franqueados pensam em qual será a margem de lucro. Para os empreendedores é necessário avaliar qual será esse lucro ideal antes de apostar todas as fichas no novo negócio. Entenda o que é margem de lucro.

Entenda como funciona a margem de lucro de uma franquia

A margem de lucro de uma empresa é o que sobra das vendas, descontando o custo das mercadorias vendidas, das despesas variáveis, as despesas fixas e do pró-labore. Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro diferente, por isso, cada empresa terá um valor diferente para essa margem.

Investir numa franquia é uma opção para muitas pessoas que sonham em ter seu próprio negócio, mas que ainda não experiência ou segurança para começar um negócio sozinho. Entre as vantagens da franquia estão: o suporte oferecido pelo franqueador e a possibilidade de empreender com uma marca já conhecida.

No momento que resolver investir em franquia, o empreendedor irá adquirir um modelo de negócio já existente no mercado, que já possui consumidores fiéis e um público definido. Esses são fatos essenciais para investir um negócio que já tem espaço no mercado, o que facilita as vendas e a posição da empresa para ter sucesso futuro.

Entretanto, existem algumas desvantagens também para começar esse tipo de negócio. Algumas delas estão ligadas as altas expectativas por parte do empreendedor ou, em alguns casos, por falhas no próprio sistema da franquia. Outra razão para possíveis frustrações é fazer uma avaliação errada sobre o próprio perfil como empreendedor.

Ponto de Equilíbrio

As franquias conhecidas possuem um faturamento já estimado e seguro, e a partir dessa perspectiva pode ser feita uma projeção de vendas e o empreendedor poderá determinar qual será o Ponto de Equilíbrio do investimento, e conseguirá fazer uma estimativa de quanto tempo passará a ter lucro em sua franquia.

Depois de ter conhecimento sobre o Ponto de Equilíbrio do investimento, número que quanto menor, menos arriscado é o investimento, o franqueado poderá determinar também qual será a sua margem de lucro e em quanto tempo recuperará o dinheiro investido.

Assim, depois dessa análise, o investidor pode ter uma noção de sua margem de lucro ao realizar uma breve pesquisa de mercado, revendo a área em que pretende atuar, e entender como os outros franqueados lidam com suas unidades.

Esse Ponto de Equilíbrio é um indicador que empreendedores utilizam para mensurar a segurança de um negócio, indicando o momento que os custos e as receitas de uma franquia se igualam, mostrando o quanto a unidade deverá faturar, qual será a margem de lucro e como fazer para eliminar possíveis riscos de prejuízo.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar