7 maravilhas submersas para quem sabe conhecer um dia

De navios naufragados, museus subaquáticos a cidades submersas, o fundo do mar esconde maravilhas que merecem a sua atenção (e quem sabe a sua visita). Confira!

7 maravilhas submersas para quem sabe conhecer um dia
Conheça paisagens submersas de encher os olhos

Sempre que vamos viajar, pensamos num destino em terra firme, certo? O máximo que ousamos é viajar para alguma ilha ou por um cruzeiro. Mas pensando que o nosso planeta é composto por apenas 29% de terra, imagine só a imensidão de territórios incríveis que há dentro mar! 

 

PASSAGENS BARATAS DA SEMANA
O E-Konomista pode te ajudar nesta busca por promoções relâmpago, passagens com desconto e roteiros mais baratos. Faça o cadastro gratuito e receba semanalmente tudo isso por e-mail. 

Para mergulhar e conhecer

Encontram-se nas profundezas muitas maravilhas, algumas que foram submersas, outras naufragadas e ainda outras que foram feitas para se alojarem lá no fundo do mar mesmo. Conheça a lista de 7 Belezas Submersas para quem sabe um dia conhecer!

 

1- O Museu Subaquático de Arte

maravilhas submersas

Existe um museu inteirinho debaixo d’água. Ele fica na costa de Cancun, no México e foi projetado para residir em habitat marinho. Criado por Jason DeCaires Taylor, Jaime Gonzalez e Roberto Diaz, a ideia do museu nasceu da preocupação que eles tinham com o avanço do desgaste nas barreiras de recifes locais. Esses desgastes são resultado da ação de furações, tempestades e pela poluição causada pelos humanos. O objetivo do museu é ajudar a formação de novos habitats marinhos.

 

O museu contém três grandes ambientes separados por temática e são compostos por 460 obras, sendo em sua maioria estátuas de concreto extremamente realistas na forma de seres humanos. É uma experiência incrível para os amantes do mar, de museus e de aventuras visitar essas estátuas submersas!

 

2- O Cristo do Abismo

maravilhas submersas

Uma escultura de bronze de Jesus Cristo de dois metros e meio de altura tem morada no fundo do mar de San Fruttuoso, uma pequena região do Mediterrâneo. O Cristo do Abismo foi submerso entre Camogli e Portofino na Itália no ano de 1954 há 17 metros de profundidade.

 

A obra, criada por Guido Galleti, foi feita e submersa em homenagem ao primeiro mergulhador italiano, que morreu exatamente no mesmo ponto onde o Jesus foi submergido. Uma homenagem curiosa mas muito bonita, o cristo encontra-se com uma expressão de paz com as mãos levantadas ao céu. É uma visão belíssima para se visitar dentro do oceano e das belezas submersas mais procuradas pelos turistas e mergulhadores.

 

Como enfrentar uma viagem longa de avião.

 

3- A caixa de correio submersa

maravilhas submersas

Mais um destino turístico abaixo da superfície do mar, a caixa de correio submersa é única no mundo todo e fica em Vanuatu, país pouco conhecido da Oceania. Trata-se de um posto de correio localizado dentro do mar e que funciona de verdade! É possível enviar cartas e postais à prova d’água, basta submergir até o local, que fica em águas rasas, cerca de 3 metros de profundidade. A Caixa de Correio submersa se tornou ponto turístico e todos os visitantes querem tirar uma foto mandando um postal diretamente de dentro do mar.

 

4- Alexandria

maravilhas submersas

No fundo do Mediterrâneo repousa hoje a cidade conquistada por Alexandre, o Grande. A antiga capital do Egito Ptolomaico era uma das mais importantes e belas cidades da antiguidade que foi afundada há 1600 anos por um grande terremoto.

 

Foi apenas em 1998 que uma expedição arqueológica encontrou a cidade submersa e começaram as escavações do que é hoje um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. São estátuas, esfinges, colunas, templos e fundações que resistiram ao tempo e continuam como patrimônio da humanidade no fundo do mar.

 

10 destinos para gastar menos de 90 reais por dia.

 

5- Titanic

maravilhas submersas

Naufragado em 1912, poucas embarcações submersas são tão famosas quanto o Titanic. Ele foi o maior cruzeiro de sua época e naufragou ainda na sua primeira viagem, que ficou eternizada no filme homônimo, grande sucesso do cinema. Estima-se que 1500 pessoas tenham morrido nesse acidente, um número histórico para um naufrágio.

 

Os destroços desse gigante foram encontrados no ano de 1985 a 300 km da costa de Newfoundland. A partir de então muitas expedições foram feitas para estudar essa maravilha. Você pode ver aqui um vídeo da primeira expedição filmada com o submersível Alvin em julho de 1986, as imagens são incríveis!

 

6- O Recife Memorial de Netuno

maravilhas submersas

Mais uma maravilha submersa criada pelos humanos para residir nas profundezas, o Recife Memorial de Netuno foi concebido para ser um mausoléu para pessoas que optassem por morrer cremadas. Desenvolvido por Gary Levine e Kim Brandell, é atualmente o maior recife artificial do mundo e possui estradas que levam até uma câmara central com bancos e um incrível estatuário.

 

Essa beleza fica na Flórida, a três quilômetros de Key Biscane e abriga hoje cerca de 850 pessoas e existe um projeto de aumentar essa capacidade para 120 mil cremados. Como funciona? Os restos cremados das pessoas são misturados ao cimento das construções do recife e são instaladas placas com o nome dos mortos, uma espécie de lápide. Uma necrópole submarina no mínimo inusitada. Você gostaria de ter suas cinzas submersas em um Recife como esse?

 

Veja truques para viajar de primeira classe e pagar menos

 

7- A cidade submersa de Olous

maravilhas submersas

Olous foi uma cidade grega situada na ilha de Creta com cerca de 40 mil habitantes que afundou por volta do ano 780 d.C. A cidade, que tinha grande poderio naval e econômico, foi construída em cima de um terreno arenoso sujeito à erosão marítima e a terremotos frequentes. Suspeita-se que ela tenha sido submersa por um forte terremoto.

 

Quando a maré está baixa na baía de Porus, é possível ver topo de casas e colunas intactas pertencentes a Olus.

 

Confira o Manual da Gorjeta pelo mundo

 

Atlântida – a lendária ilha submersa

Atlântida é uma ilha ou continente lendária mencionada por Platão em duas de suas obras. Segundo o filósofo, Atlântica foi uma potência naval que conquistou partes da Europa Ocidental e África por volta de 9.000 anos a. C. Reza a lenda que depois de uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou em um dia e uma noite.

 

A possível existência de Atlântida foi discutida por autores da antiguidade, mas é descartada por autores atuais. De toda forma, a lendária ilha de Atlântida serve de inspiração para a literatura e cinema até hoje. Se ela existisse de verdade, com certeza estaria na lista das belezas submersas que todos gostariam de visitar!

 

Não deixe de se cadastrar para receber mais informações como esta gratuitamente!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar