Sinais que indicam a hora de fazer manutenção do carro

Saiba como identificar quando fazer a manutenção do carro antes que ele estrague e o prejuízo seja maior. Confira alguns sinais e dicas para evitar reparos caros e demorados em oficinas.

Sinais que indicam a hora de fazer manutenção do carro
Você consegue identificar quando fazer a manutenção do carro?

Uma dica importante para quem quer economizar com reparos, é estar sempre em dia com a manutenção do carro. Além disso, é preciso entender os sinais que o carro dá, para evitar dores de cabeça e, o mais importante, manter a segurança do motorista, passageiro e demais pessoas no trânsito.

Sinais para fazer a manutenção do carro

Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Provavelmente já ouviu falar neste ditado popular que também se aplica aos automóveis. Fique atento aos sinais e saiba a hora certa de fazer a manutenção do carro:

1. Pedal de embreagem duro (pesado)

Este é o primeiro indicador de que o sistema de embreagem precisará ser trocado em breve. Se persistir em continuar rodando com o veículo, gradativamente essa situação do pedal pesado irá provocar dificuldades para engatar a primeira marcha e a ré, até que não seja mais possível fazê-lo. Fingir que o problema não existe, não vai resolvê-lo. Pedal de embreagem pesado é hora de manutenção do carro.

Confira algumas dicas para fazer o seu test drive

2. Ruídos no câmbio da marcha

Além do barulho, dificuldades para engatar a segunda, terceira e quarta marcha pode indicar problemas no câmbio. Dificilmente ele quebra, pois a embreagem tem a função de amortecer qualquer impacto neste sentido. Porém, pode acontecer vazamentos de óleo que acabam por danificar as engrenagens desse sistema.

3. Carro barulhento

Se o seu carro faz um barulho terrível quando sai da garagem, provavelmente há algum tipo de problema com a suspensão e é preciso fazer a manutenção do carro. A suspensão pode ser danificada pelos asfaltos irregulares. Caso o veículo tenha menos de 30 mil quilômetros rodados, provavelmente a substituição da bucha da barra estabilizadora, bucha de bandeja ou um pivô resolverá o problema. Para aqueles veículos com mais de 50 mil quilômetros rodados, o desgaste pode ser maior e talvez seja necessário trocar batentes e amortecedores.

Veja como fazer test drive em carros de luxo


4. Luz de óleo acesa

Repare sempre no painel do seu carro. Luzes indicam possíveis problemas com o veículo e este é, com certeza, um dos piores. Caso aconteça, procure imediatamente um local seguro e pare o veículo. A luz significa que você esqueceu de trocar o óleo ou o motor está com vazamento. A consequência disso é que o motor do carro pode fundir. Caso seja vazamento, leve-o a uma oficina. A manutenção do carro simples vai resolver o problema.

5. Barulhos estridentes

Sinal que o problema está localizado nas pastilhas de freio. Este é um dos itens de segurança mais importantes do veículo e que devem ser conferidos com frequência, principalmente antes de realizar uma viagem. Se o pedal do freio estiver tremendo o sinal é que o disco esteja empenado e provavelmente as pastilhas. Em ambos os casos, a solução e a troca deste jogo.

Como conseguir aprovação de financiamento de veículos


6. Volante trepidando

Tenha muita atenção a este sinal, também! Se o fato acontece sempre que está em velocidade superior (aproximadamente 90 Km/h) significa que é necessário fazer o balanceamento das rodas. Mas atenção: de nada vale fazer esse procedimento em um oficina, se os pneus estiverem gastos. Primeiro substitua-os e então realize esta manutenção do carro.

JAC Motors: vantagens e desvantagens do carro da marca


7. Volante puxando

Você já fez o teste (em uma rua tranquila, reta e com asfalto) se o seu carro anda em linha reta quando você solta o volante? Se o veículo tender a ir para a direita ou esquerda, significa que está desalinhado. Isto acontece com o desgaste dos pneus e também se tiver caído em algum buraco, raspado em meio fios e mesmo com o tempo. Cheque a calibragem dos pneus da frente (e de trás), eles podem influenciar nesse teste. Caso persista, o correto é ir a uma oficina e realizar o alinhamento.

Os 5 carros menos poluentes
 


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar