Como arrumar mala de viagem

Com destino internacional, de férias na praia ou durante um final de semana; veja como arrumar uma mala de viagem eficiente e versátil para suas necessidades.

Como arrumar mala de viagem
Veja como incluir seus itens de maneira versátil e eficiente durante a viagem

Planejamento, versatilidade e informação são pontos cruciais ao se preparar para arrumar mala de viagem, seja ela internacional, de férias para a praia ou de apenas um final de semana. Conheça o clima, tenha alguma noção a respeito de suas atividades ao chegar no destino e acredite, colocar todo o guarda roupa dentro das malas será um esforço desnecessário e que pode causar muitos desconfortos durante a viagem.

As 7 coisas que você nunca deve levar na bagagem de mão

Como arrumar mala de viagem internacional

Arrumar uma mala de viagem internacional se difere e muito de uma simples viagem pelo Brasil, pois dessa vez também é importante ter consideração pelos limites de bagagens, itens permitidos e proibidos por cada país e companhia aérea. Veja algumas dicas essenciais para reunir o essencial e não exceder nenhuma limitação:

Peso das malas: em geral, as viagens do Brasil com destino internacional costumam permitir que cada passageiro leve consigo duas malas de 32kg para despachar e mais uma bagagem de mão, variando esta entre os 8kg e 10kg. Sendo assim, informe-se com antecedência se este é o caso ou se será permitida apenas uma bagagem de 23kg além dos itens de cabine.

Com as informações em mãos, organize suas malas com base nelas; providencie uma balança (pode ser as portáteis de banheiro ou mesmo levar suas malas a uma farmácia) para checar com frequencia o peso de suas bagagens; e lembre-se de tentar reduzir ao máximo suas bagagens a fim de facilitar sua locomoção no país de destino;

Itens proibidos: excluída a dúvida sobre os limites de peso, exclua também das probabilidades a chance de ser barrado ou perder bens por infringirem as regras de itens proibidos. É importante informar-se no site das companhias aéreas a respeito do que tem acesso restrito aos aviões. Líquidos, apenas em frascos de 100ml se levados na bagagem de mão; inflamáveis não proibidos em qualquer hipótese; objetos perfurantes ou cortantes, apenas na bagagem de porão; bebidas e alimentos adquiridos fora do duty free também são proibidos para embarque na cabine. Evite perder tempo, ser parado no raio-x e, na pior das circunstâncias, perder seu voo por descuidos como estes;

Checklist: seja precavido e faça seu checklist com antecedência. Leve em consideração seu país de destino e selecione os itens que podem lhe fazer falta durante a viagem. Alguns exemplos: carregadores, adaptadores universais, reserva do hotel, cartões de memória, ferramentas, documentos, escova de dentes, roupas versáteis e confortáveis acordo com a estação do ano no país de destino, remédios básicos e essenciais, itens de higiene fracionados, óculos, fones de ouvido, livros, eletrônicos, entre outros itens que julgar importantes para lhe acompanhar na viagem;

GANHE UMA VIAGEM

Vestuário: principalmente entre os que estão fazendo suas primeiras viagens internacionais, é perfeitamente normal achar que todo o vestuário do guarda roupa não será suficiente para suprir suas necessidades durante a viagem. Evite arrependimentos e peso à toa; leve apenas peças básicas de cores neutras (que podem ser facilmente combinadas entre elas), sapatos confortáveis (se possível, deixe os saltos altos de fora e escolha, no máximo, três pares de calçados). Dê preferência por tecidos que não amassem com facilidade e, se estiver com destino a um local frio, leve o suficiente para chegar ao país e deixe para comprar as peças lá. Geralmente as roupas desenvolvidas para o inverno brasileiro não são suficientes para outros invernos.

Ainda com relação ao vestuário é colocar a quantia suficiente de calças jeans, pois os tamanhos variam consideravelmente em outras partes do globo;

Documentos: além do passaporte em dia, outros documentos são indispensáveis para te acompanhar durante uma viagem internacional. Alguns deles são o RG e uma cópia do mesmo (guardado em local separado), carteira de habilitação, carteira de vacinação internacional, cartões de crédito, dinheiro da moeda local, passagem aérea (original e cópia) e cartão do seguro;

Malas de mão: lembre-se que as malas de mão não são exclusivamente dedicadas a alocação de eletrônicos, documentos e bens delicados, mas também são sua garantia contra imprevistos. Tenha dentro dela itens básicos para os casos de atraso de voo ou extravio de bagagens, como uma troca completa de roupas, um casaco e algo para te distrair durante o tempo que estiver sem suas outras malas;

Identifique sua bagagem: por fim, outro tópico de extrema importância ao arrumar mala de viagem internacional é identificar sua bagagem. Opte por malas estampadas e que se diferenciem das demais mas, se a que tiver for de uma cor padrão, personalize com lenços, adesivos, fitas e o que mais achar necessário para sinaliza-la. Não se esqueça também de etiqueta-la com seus dados pessoais: nome, endereço, e-mail e telefone para contato.

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!

Mala para viagem de férias na praia

Assim como na regra geral para montar uma mala de viagem, não deixe para organizar tudo de última hora, mesmo que uma ida à praia não exija tanto preparo nem tantas roupas quanto um destino internacional.

Sempre de olho na previsão do tempo, siga a lógica das roupas leves e versáteis, que combinam com mais de uma peça e podem ser utilizadas no dia a dia ou em alguma festa ou restaurante que opte por visitar. Se estiver com dificuldades, monte algumas combinações antes de colocar na mala, vista e avalie o conforto e a estética. Não se esqueça de acrescentar uma ou outra calça comprida, blusa de manga longa e um casaquinho para imprevistos. E, mais uma vez, deixe os saltos de lado, pois além do espaço na mala, eles são inadequados para tal viagem.

Para evitar esquecer-se dos principais itens, separe de imediato os trajes de banho, saídas de praia, óculos de sol, chapéus, protetor solar, chinelos e roupas leves para transitar durante o dia. Tênis, bermudas, calças legging e outros tecidos também podem ser de grande valia se as férias na praia incluírem passeios a pé, trilhas, caminhadas e outros trajetos.

Por fim, coloque também em sua mala para viagem medicamentos básicos contra enjoo, dores de cabeça, antitérmicos, hidratantes, repelentes e antialérgicos (inclusive para queimaduras). Separe alguns saquinhos em pano ou plástico para retornar de viagem com as roupas sujas.

Mala para viagem de fim de semana

Para um final de semana, arrumar as malas pode ser tarefa ainda mais simples. O primeiro passo é entender a necessidade do seu destino; qual é o vestuário mais adequado, em quais atividades estará presente e qual o clima predominante.

Independente qual seja resultado, para um final de semana, não ultrapasse o limite de uma peça para cada finalidade. Fique em uma calça jeans, uma bermuda/shorts, um par de tênis, um sapato social (em casos de viagens a negócios), um pijama, uma camisa/camiseta e opções mais versáteis em manga longa, curta e regata. Roupas íntimas podem ser selecionadas em maior quantidade. Casacos e outros itens mais volumosos podem ir consigo no avião, uma vez que a própria temperatura a bordo favorece o uso deles.

Itens de higiene e maquiagem devem ser acomodados separadamente em uma frasqueira ou acondicionados separadamente, divididos por tipo, em cada espaço vazio da mala. Garanta também um saco para colocar as roupas sujas ao retornar de viagem.

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar