10 perguntas que vão dizer se você é machista ou não

Em uma sociedade onde as mulheres lutam diariamente pela igualdade de gênero, responda a 10 perguntas que dirão muito sobre o que você pensa sobre o machismo.

10 perguntas que vão dizer se você é machista ou não
Reflita e responda: o que você faz com o seu machismo?

Em equívoco ao que muitos pensam, o feminismo não consiste no contrário do machismo, mas sim na luta em oposição à ele, buscando pela igualdade de gênero sem utopias. Para que cheguemos a esse patamar, todos nós temos de estar dispostos a enxergar nosso próprio machismo cotidiano, em um senso mais apurado de autocrítica a fim de evoluir e banir futuras atitudes e preconceitos discriminadores.

O que você faz com o seu machismo? Guarda para si mesmo? Escancara para todo mundo ver? Ou luta contra ele?

10 perguntas para ter certeza se você é ou não machista

Acredite, o machismo por si só nem sequer é mais uma exclusividade dos homens, pois muitas são as mulheres que também se encaixam nesse pensamento onde “lugar de mulher” é pré-estabelecido por terceiros.

Qualquer pessoa está vulnerável a pensamentos, atitudes e comentários machistas. E não pense que esse comportamento enraizado na sociedade acontece apenas quando a roupa está curta ou na hora de pagar a conta; ser machista é delegar tarefas domésticas, ignorar argumentos, rebaixar habilidades e menosprezar a capacidade igualitária da mulher como ser humano.

Por essas e outras, listamos a seguir algumas perguntas que têm como propósito fazê-lo refletir. Todas elas exprimem de alguma maneira pequenas e escancaradas atitudes onde a mulher é vista como objeto e um ser incapacitado de realizar as mesmas tarefas de um homem, sejam elas físicas ou intelectuais. E você? É machista? Respondas as perguntas abaixo e reflita sobre as suas respostas.

1. O marido fica em casa enquanto a esposa é responsável por trabalhar fora. O que pensa sobre essa situação?

2. Uma atriz de 65 anos de idade anuncia seu namoro com um jovem de 23 anos. Qual o seu pensamento sobre a notícia?

3. “Mulheres querem homens com futuro, homens querem mulheres sem passado”. Ao ouvir uma frase como essa em uma roda de amigos, como você reage? Você costuma rir de piadas que objetificam as mulheres de alguma maneira?

4. Uma mulher, claramente constrangida, alega ter sofrido assédio no metrô em entrevista para o noticiário local. Prontamente, um amigo sentado ao seu lado e que também assistia a este relato, completa que se usasse roupas discretas isso não aconteceria. Você concorda com ele?

5. Você conheceu uma mulher da balada e, no calor do momento, foram para a cama. No dia seguinte, qual é a sua opinião sobre a moça? Para você, existe realmente a mulher que é “para casar” e aquela que é “para transar”?

6. Sua irmã está se arrumando para sair e você repara que ela escolheu um vestido acima dos joelhos e levemente decotado. Qual é a sua reação? Você acredita que a sua consideração por mulheres pode ser medida pelo comprimento da roupa?

7. Se você é homem, acredita que realizar tarefas domésticas é “ajudar” sua mãe/irmã/esposa/etc? Se é mulher, quando um homem dentro da sua casa realiza essas tarefas, acha que ele está “te ajudando”?

8. Alguma vez já associou uma mulher em um dia de mau humor com comentários do tipo “mal amada” ou que está precisando de um namorado para curar a cara feia?

9.Na empresa onde trabalha, uma das profissionais mais bonitas acaba de ser promovida a um cargo de gerência. O que você pensa?

10. Ainda no ambiente de trabalho, qual é a sua reação quando percebe que, durante as reuniões, os argumentos dos homens são mais bem aceitos que os das mulheres?

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar