Os lugares mais seguros (e os menos) para viajar

Duas realidades de lugares para viajar: os mais pacíficos e os mais perigosos. Confira a lista com 20 países que entraram para este ranking.

Os lugares mais seguros (e os menos) para viajar
Um reflexo da desigualdade social exposto nestes lugares para viajar

Veja promoções de passagens no seu celular, faça hoje o seu plano de internet móvel

 

Fazer as malas, planejar lugares para viajar e curtir alguns dias de pura tranquilidade é o sonho de muitas pessoas. Descobrir novos monumentos, pontos turísticos e apreciar a beleza natural dos países é o que todo o viajante (ou sua maior parte) procura. Além é claro da sensação de liberdade, descobrimento e aprendizado de novas culturas e prazeres.
 

PASSAGENS BARATAS DA SEMANA
O E-Konomista pode te ajudar nesta busca por promoções relâmpago, passagens com desconto e roteiros mais baratos. Faça o cadastro gratuito e receba semanalmente tudo isso por e-mail. 

Alguns países são super indicados para viajar e morar, outros nem tanto. Em alguns casos, o alerta é explícito e situações de conflitos impedem que viajantes tracem uma rota (segura) por esses locais. Confira a lista dos países mais e menos pacíficos divulgados pelo Institute for Economics & Peace:

 

Lugares para viajar mais pacíficos

 

10- República Checa

lugares para viajar

Uma cidade alternativa e charmosa para conhecer neste país, além da capital Praga (foto), é Cesky Krumlov, Patrimônio Histórico da Unesco. Localizada a três horas da capital, a cidade encanta com suas casinhas de madeira e o Castelo de Cesky Krumlov.

 

9- Austrália

lugares para viajar

Muitos viajantes incluem este país na lista dos lugares para visitar não é atoa. Um dos principais motivos são as belezas naturais do local. Uma dica diferente para explorar de uma ponta a outra é a travessia ferroviária de 4.352 Km a bordo do Indian Pacific une Perth. São quatro dias de viagens!

 

8- Japão

lugares para viajar

Um dos roteiros mais apreciados por turistas que desejam conhecer a cultura japonesa e suas tradições milenares é na região de Kansai, pelas cidades de Kyoto, Osaka e Nara. É possível apreciar a cerimônia do chá, o banquete kaiseki, a meditação budista e a beleza das gueixas. Além dos mais notáveis templos palácios e castelos.

 

Faça já o cadastro gratuito e receba informações sobre as passagens baratas no seu e-mail.
 

7- Canadá

lugares para viajar

Este é um dos lugares para viajar que merece atenção, especialmente pelas paisagens naturais. São montanhas com seus picos cobertos em neve, florestas centenárias e lagos com coloração natural azul-esmeralda. O Parque Nacional Banff é o exemplo perfeito dessa beleza. Além disso, a tradicional cavalaria canadense é uma das curiosidades que pode chamar a atenção. 

 

6- Finlândia

lugares para viajar

A cidade de Utsjoki é considerada como um dos melhores lugares do mundo para apreciar a Aurora Boreal. Isto pelo fato de ser um dos lugares mais ao norte da Europa e o mais em conta se considerar regiões na Escandinávia ou Islândia. Por lá é possível optar por pacotes mais em conta ou luxuosos para ver o fenômeno.


Como enfrentar uma viagem longa de avião.
 

5- Suíça

lugares para viajar

Para uma aventura gelada este é, com certeza, um dos lugares para viajar mais incríveis e belos do mundo. Uma dica é o passeio em Jungfraujoch (Foto), a mais alta estação de trem da Europa. Lá no alto é possível conhecer o Palácio do Gelo e o observatório Sphinks.

 

4- Nova Zelândia

lugares para viajar

Esse já foi cenário de vários filmes (como Senhor dos Anéis) e atrai diversos turistas por suas regiões montanhosas, de lagos coloridas e cenários vulcânicos. Um dos parques mais famosos da região de Tongariro. Outro ponto que merece destaque é Milford Sound, um dos fiordes (entrada do mar entre altas montanhas) mais belos do mundo.

 

3- Áustria

lugares para viajar

A capital Viena é considerada como uma das mais imponentes e belas do “velho mundo”. Além dessas características este é um dos melhores lugares para visitar devido a alta qualidade de vida e padrões de segurança. O distrito de Salzkammergut também merece destaque pelo turismo romântico. E a parte mais selvagem da Áustria também vale a visita. 


Leia mais: a cidade onde as bicicletas mandam.

 

2- Dinamarca

lugares para viajar

Os castelos de Copenhague dignos de contos de fadas e merecem destaques como principais pontos turísticos do país. Assistir a troca da guarda no Amalienborg Palace ou visitar os jardins do Rosenborg Slot é também conhecer um pouco da história do país. Os passeios de barco também são uma das principais atrações do país. 

 

1- Islândia

lugares para viajar

É da segunda maior ilha Europeia que também é possível avistar o fenômeno da Aurora. Já na capital Reykjavik, é possível conhecer o mais antigo Parlamento em funcionamento do mundo, o Althing. Um dos vulcões mais famosos da região, Eyjafjallajökull, teve uma grande atividade em 2010 e chegou a paralisar o trânsito aéreo de parte da Europa. Outra obra da natureza de tirar o fôlego é a queda d’água de Gullfoss.

 

Lugares para viajar mais violentos

Apesar desses países serem notícias no mundo inteiro devido aos conflitos, também possuem belezas que acabam por cair no esquecimento devido a violência do país:

 

10- Rússia

lugares para viajar

Para além da tradicional Moscou (Foto), a capital que encanta com seu colorido e imponente Palácio de São Petersburgo, o país também é conhecido como um dos melhores lugares para viajar em turismo ecológico. São diversos parques nacionais voltados para pesquisas científicas, turismo, esportes radicais, pesca e caminhadas. Na imagem, o Parque Nacional de Teberdinsky.

 

9- Paquistão

lugares para viajar

Cortado pela cordilheira do Himalaia o país possui algumas das montanhas mais altas do mundo. O cenário é muito parecido com o da Suíça. O país também possui a nona montanha mais alta do mundo, a Nanga Parbat, com 8.125 metros de altitude.
 

Cidades com poucos brasileiros para fazer intercâmbio.
 

 

8- República Democrática do Congo

lugares para viajar

A África é um continente com exuberantes paisagens naturais e neste país não poderia ser diferente. O Parque Nacional de Kahuzi-Biega é muito procurado por aqueles que desejam ver de perto uma colônia de gorilas de planície. Outra atração da região é a cachoeira da Lukaya, bem próximo ao mar. O local é ideal para quem deseja se refugiar da civilização. Entretanto, o país enfrenta problemas com grupos extremistas e é muito importante traçar um roteiro exato para não ter problemas. 

 

7- Sudão

lugares para viajar

Este destino para viajar ainda é muito procurado por turistas a procura de praias exóticas, como por exemplo a de Port Sudam, capital do estado do Mar Vermelho. Já Meroé é famosa por possuir mais de 200 pirâmides, símbolo da cultura e poder do império da época. Cartum, a capital, é deslumbrante pelo encontro do Nilo Branco e Nilo Azul. Apesar das belezas naturais, o país também enfrenta sérios problemas estruturais que envolvem segurança. 

 

6- Somália

lugares para viajar

A natureza do local é incontestável, como a de Lag Badana, que foi o primeiro parque a ser instalado no país, na década de 80. Neste local, é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura africana e fazer uma espécie de safari. O famoso parque visa a preservação de gazelas e macacos. Há também as belas praias, mas novamente vale ressaltar que o país enfrenta uma grande crise de segurança. 


Como enfrentar uma viagem longa de avião.

 

5- República Centro Africana

lugares para viajar

Apesar de não ser muito conhecida ou referência turística, este é um dos lugares para viajar que seria incrível se não fosse pela violência. O local possui diversos patrimônios históricos e o Parque Nacional Gounda Saint-Floris é um dos Patrimônios Mundial da Unesco devido a sua flora e fauna.


Veja também: cidades alternativas para fazer intercâmbio.
 

4- Sudão do Sul

lugares para viajar

As pirâmides de Nubian Moroe há muito foram esquecidas no país e quase não há infraestrutura para chegar ao local, devido a falta de interesse turístico no país. Localizado no deserto Africano, às margens do rio Nilo próximo às aldeias Bagrawiyah, este já foi uma das principais potências da região, por volta de 1.000 a.C., quando ocorreu a queda de uma dinastia egípcia.

 

3- Afeganistão

lugares para viajar

Este é um cenário que assusta devidos as guerras entre os Estados Unidos e grupos muçulmanos armados. Porém, o que muitos não conhecem são as belezas naturais do Parque Nacional Band-e-Mir, o Grand Canyon do Afeganistão.

 

2- Iraque

lugares para viajar

Dá para acreditar que uma das Sete Maravilhas do Mundo, os Jardins Suspensos da Babilônia (resquício encontrado) supostamente estava localizado na região central do Iraque? Se não fosse pelos constantes conflitos era possível visitar as ruínas deste local, assim como a da Torre de Babel.

 

1- Síria

lugares para viajar

A atração turística neste local era a cidade de Maalula, visitada pelos turistas do mundo inteiro que queriam conhecer uma população que ainda se comunica em aramaico (acredita-se ser a língua de Jesus Cristo). Além dos belos monsteiros contruídos aos pés de montanhas. Entretanto, hoje é considerado um dos lugares mais perigosos do mundo por conta dos conflitos e grupos extremistas que se localizam na região. 

 

Índices Globais

A realidade, de acordo com as pesquisas divulgadas pelo Global Peace Index 2015 é que a violência triplicou entre 2010 e 2014 e que, cerca de 1% da população mundial é composta por refugiados de zonas conflituosas.


Este índice avalia 162 países através de indicadores como intensidade dos conflitos, níveis de segurança e criminalidade, além da capacidade militar. São 23 indicadores que permitem dizer se o país é o não um lugar pacífico para morar ou visitar como turista.


Nesta lista, o Brasil ocupa o 103º lugar, sendo considerado pelo índice um país mediado. As classificações partem do pressuposto do estado de paz, sendo elas: muita alta, alta, média, baixa e muito baixa.
 


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar