Os melhores lugares para mergulho no Brasil e no mundo

Uma lista dos 8 melhores lugares para mergulho subaquático no Brasil e no mundo.

Os melhores lugares para mergulho no Brasil e no mundo
O paradisíaco debaixo d'água

A prática de mergulho tem se tornado cada dia mais comum e desejada por turistas de todo mundo. O aumento de oferta somada aos desenvolvidos recursos de segurança na prática são essenciais para convencer os mais receosos a experimentar a atividade. Porém, nada instiga mais a curiosidade e desejo de mergulhar das pessoas do que a divulgação da experiência permitida durante o passeio.

Barreiras de corais, inúmeras espécies marinhas, imensas cavernas subaquáticas e até mesmo naufrágios. As paisagens admiradas em mergulhos se comparam a imagens quase irreais de tão espetaculares. A experiência por si só é sempre proveitosa, divertida e cheia de descobertas, porém há lugares ao redor do mundo reconhecidos como os que reúnem as mais belas paisagens subaquáticas do mundo, formadas de diversas maneiras.

Seja com snorkel - acessório de mergulho que possui um cano que permite a inspiração e expiração de ar ainda que com a cabeça debaixo d'água - ou com cilindro - equipamento profissional acompanhado de roupa de neoprene, colete, dentre outros, que permitem mergulhos mais profundos em quaisquer superfícies com auxílio do oxigênio armazenado no cilindro.

8 paraísos do mergulho pelo mundo

Para os amantes do contato próximo e tranquilo com ecossistemas marinhos que apenas a prática de mergulho pode proporcionar, realizamos uma lista com 8 dos mais lindos pontos de mergulho no Brasil e no mundo.

Bahamas

No paraíso caribenho de mar azul turquesa se encontram mais de 700 ilhas e ainda 2 mil ilhotas que atraem turistas de todo mundo em busca de paisagens espetaculares e temperatura média de 24°C em todo ano. O ponto mais procurado para mergulho a ilha New Providence cercada por cavernas e abismos submarinos onde se pode visitar o navio naufrago Theo's durante mergulho e até mesmo alimentar tubarões.

Belize

No nordeste da América Cenyral, fazendo divisa com Guatemala e México o pequeno e belo país é cercado de algumas das mais bonitas ilhas do planeta. O ecossistema do país possui peixes de todos os tipos arraiás, tubarões, golfinhos e ainda a maior barreira de corais do mundo, com 298 km de extensão. O ponto mais famoso de mergulho em Belize é a Blue Hole, localizada no atol Lighthouse Reef, um gigantesco "buraco" subaquático de 300 metros de diâmetro e 135 metros de profundidade.

Bonito, Brasil

Localizado no estado de Mato Grosso do Sul a cerca de 300 quilômetros da capital Campo Grande. Com áreas extremamente conservadas a prática de flutuações com snorkel são as mais recorrentes na região. Mas ainda assim possui enorme destaque na lista de melhores destinos para mergulho em função dos belíssimos e exóticos mergulhos em caverna disponíveis em Bonito, tanto no abismo Anhumas que só pode ser acessado através de um rapel de 72 metros e ainda na Lagoa Misterioso, acessível a todos os públicos.

Fernando de Noronha, Brasil

Região de mergulho mais famosa no Brasil, o arquipélago é cercado de águas cristalinas que possuem até 40 metros de visibilidade de profundidade. Através de mergulhos - ou mesmo em passeios de barco - é possível observar tartarugas marinhas, golfinhos, arraias, moreias, tubarões, dentre outras espécies. O arquipélago é, desde 2001, uma área de preservação ambiental e Patrimônio Mundial da Unesco, em que as ilhas de maior destaque são: Cagarras, Ilha do Meio, Caverna da Sapata, Laje dos Cabos, Pedras Secas e Buraco do Inferno.

Ilhas Galápagos, Equador

Localizada no Equador (embora a moeda local seja o dólar americano) o arquipélago formado por 13 ilhas - surgiu de ação vulcânica e por isso possui imensos paredões submersos no mar. Essa condição, além de proporcionar um ambiente lindo e exótico, ecossistema diverso faz com que o mergulho seja prática recomendada para quem possui mais experiência por conta da grande incidência de correnteza. Darwin e Wolf são as mais procuradas regiões de mergulho no arquipélago.

Mar Vermelho, Egito

Localizado no golfo do Oceano Indico, com acesso principal pelo Egito - nas cidades de Sharm El Sheick e Hurghada - a região possui águas cristalinas e em temperatura ambiente e um ecossistema marinho variado de espécies, tais como peixe-borboleta, peixe-papagaio, arraias-manta, tubarões, tartarugas, moreias e até mesmo enormes peixes-napoleão. Há diversos pontos de mergulho, acessados por barcos, nos cerca de 2 mil quilômetros de extensão do Mar Vermelho.

Polinésia Francesa, Nova Zelândia

Considerado um dos lugares mais paradisíacos do mundo, na Oceania, a Polinésia Francesa é um arquipélago formado por mais de 100 ilhas e atóis. O mar da região é calmo e de uma transparência cristalina, chamado por muitos de aquário a céu aberto. Entre as principais e mais visitadas ilhas do arquipélago estão Tahiti, Moorea, Bora Bora, Huahine, Raiatea e Tuamotu. As ilhas de Bora Bora e Moorea possuem um diversificado ecossistema marinho com espécies como tubarões, golfinhos, peixes-napoleão, arraias, barracudas, peixes-leão, moreias e tartarugas marinhas, além de uma extensa barreira de corais e formações rochosas submersas.

Tailândia

Com cada dia mais turistas indo ou interessados a conhecer o país em busca de suas praias paradisíacas os pontos de mergulho tailandeses tem sido também mais visados. Numa costa (banhada pelo Oceano Indico) de mais de 2 mil quilômetros de extensão podem ser encontradas espécies como tubarões, baleias, arraias, além de recifes de coral. Os principais pontos de mergulho são as ilhas ilha de Kho Tao, de Phuket e as ilhas Similan, sendo a primeira a mais recomendada para iniciantes devido seu mar calmo e as Similan indicadas para mergulhadores mais experientes.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar