Como achar o lugar para morar durante o intercâmbio em 20 países

Encontrar um lugar para morar durante o intercâmbio pode não ser tão fácil como imagina. Confira as dicas de sites em 20 países diferentes.

Como achar o lugar para morar durante o intercâmbio em 20 países
Já pensou no lugar para morar no país de destino do seu intercâmbio?

saiba quanto custa fazer o intercâmbio dos seus sonhos


Para começo de história, se você quer sair do país para estudar, precisa seguir os passos e cuidados básicos sobre intercâmbio antes de ir na cara e na coragem para outro país. E entre eles estão: a escolha do país, tendo atenção aos costumes para se adaptar, a instituição de ensino para que depois possa validar as disciplinas estudadas e, não menos importante, um lugar para morar. Já parou para pensar que existem várias opções e você precisa escolher a melhor para viver essa grande experiência? 


 

TUDO SOBRE INTERCÂMBIO
Comece já planejar o seu intercâmbio, aproveite as melhores promoções e oportunidades! 

Lugares para morar no exterior

Fazer intercâmbio é o sonho de muitos brasileiros que, cada vez mais buscam uma experiência no exterior, seja para ganho pessoal ou profissional. Por isso, logo depois que você decidir qual o melhor destino para fazer intercâmbio, você também pode pesquisar quais são as opções e oportunidades para estudar de graça ou então procurar por bolsas de estudo, chega a hora de encontrar a sua nova casa.


Caso o seu intercâmbio não ofereça alojamento na instituição de ensino - que muitas vezes é a opção mais barata e também de grande concorrência -, existem outras alternativas que você pode buscar para esse período no exterior: residencias universitárias (dentro ou fora do campus estudantil); casas de família ou aluguel independente de quarto junto com estudantes ou trabalhadores. 



Veja as melhores oportunidades de intercâmbio e comece já a planejar a viagem da sua vida.



Onde procurar lugares para morar

Hoje em dia o melhor tipo de busca é através da internet, mesmo por que, a maioria dos estudantes não chegam no país de destino antes de terem reservado um lugar para ficar. Há essa opção também, você pode viajar para o país, reservar um quarto no hostel e então procurar pessoalmente. Para além destas alternativas, a maioria das instituições possuem um setor de mobilidade no qual há apoio aos estudantes estrangeiros, seja para inclusão no universo acadêmico, adaptação ao país e à língua e até mesmo para encontrar moradias. 

 

Os alugueis de lugares para morar costumam ser resolvidos com rapidez, ainda mais em países que são muito procurados por intercâmbistas. Não há necessidade de um fiador (o que pode fazer com que o aluguel seja cobrado semanalmente, ao invés de mensalmente) e em alguns casos, é necessário fazer um "calção", ou seja, pagar um mês adiantado como segurança de que você irá permanecer no local. 



Antes de embarcar, descubra qual o seu nível de inglês, faça um teste online e gratuito.



Sites para iniciar as buscas

Fica a dica que, além de sites especializados em alugueis para estudantes, há também as comunidades e grupos no Facebook que postam, quase que diariamente, oportunidades para quem está a procura de lugares para morar. Seguem algumas dicas de sites para que você possa começar as buscas:


O site Accommodation for Studentes é uma boa opção para quem está a procura de casas para estudantes nos seguintes países: 

 

África do Sul
Alemanha
Austrália
Canadá
China
Espanha
Estados Unidos
França
Índia
Irlanda
Itália
Japão
Reino Unido
Rússia

 

Outro exemplo de site que pode facilitar a sua busca por um lugar para morar é o Uniplaces que possui endereços nos seguintes países: 

 

Alemanha
Áustria
Espanha 
França
Holanda
Itália
Polônia

Portugal 
Reino Unido
 

Mais uma dica para quem vai para a Europa pode ser o site Erasmusu.com, onde é possível achar quartos, apartamentos ou mesmo colegas para dividir um espaço. 

 

Agora, se o seu intercâmbio é na América do Sul, faça a busca por sites como Mente Argentina que, como o próprio nome diz, possui apartamentos e residências destinadas à estudantes na Argentina e o Housing in Chile também é uma opção para quem busca apartamentos e casas em diversas cidades deste país.




Dicas importantes

O Facebook, como dito anteriormente, pode ser um grande aliado na busca por lugares para morar. Procure por grupos do tipo "Estudantes em" ou "Brasileiros em" e o nome da cidade ou país destino e você poderá conhecer diversas pessoas que moram ou já moraram no local para ajudar com algumas dicas importantes. Outros grupos como "Classificados" e o nome da cidade são destinados exclusivamente para quem está a procura de casas, apartamentos, quartos, móveis etc. 

Existem ainda grupos internacionais de apoio a estudantes como a ESN - International Exchange Erasmus Students Network que, apesar de destinados aos europeus, são disponíveis para apoiar estudantes de outros continentes. Existem outras instituições de apoio que você também pode pesquisar no Google. É uma boa ideia começar as pesquisas por aí, uma vez que aparecem dicas e ofertas de lugares para morar e que podem sair bem mais em conta do que o preço médio anunciado em sites imobiliários. Nesses grupos também há uma troca super útil de informações sobre custo de vida médio do lugar, sistema de transporte e outras dicas como comida local e clima.

 

Na maioria dos processos de admissão para um intercâmbio é preciso falar outra língua.
Aprenda inglês online e garanta a sua vaga de estudos no exterior.
 

Veja também: 
 


 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar