6 livros de cabeceira para quem quer empreender em 2016

Tratando-se de um povo criativo, empreender em 2016 exigirá preparo e muito planejamento dos brasileiros para que as boas ideias tenham o sucesso esperado.

6 livros de cabeceira para quem quer empreender em 2016
Estratégias, planejamentos e ideias: inspire-se para empreender em 2016

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Com a crescente busca dos brasileiros pela autonomia e segurança financeira, empreender vem sendo a saída para a tal independência. Tratando-se de um povo criativo e sempre com ideias à frente a fim de otimizar as dificuldades do dia-a-dia, empreender em 2016 exigirá preparo e muito planejamento para que as boas ideias tenham o sucesso esperado. 

As características que você precisa ter para abrir o negócio próprio

Livros que vão te ajudar a empreender em 2016

Sendo assim, listamos 6 livros de cabeceira para todos os tipos de aspirantes a empreendedores.

1. Startup: O Manual do Empreendedor, de Steve Blank e Bob Dorf

Exatamente como propõe em seu título, o livro é um guia passo a passo rumo ao sucesso de uma startup. Nele, o idealista é orientado a sair do escritório e ir às ruas, onde seus clientes realmente estão, a fim de conhece-los e estudar a metodologia ideal para seguir na direção correta através deste processo de desenvolvimento do cliente. No livro, a dupla une sua bagagem empírica e acadêmica com métodos inovadores, como o Business Model Canvas, para apontar caminhos aos novos empreendedores.

8 dicas para abrir um negócio no exterior

2. A startup de $ 100, de Chris Guillebeau

Para empreender em 2016, não será mais tão necessário ser detentor de fortunas. Sendo a ssim, a falta de capital deixa de ser desculpa para não investir em seu próprio negócio. Neste título, o autor defende que é possível, sim, empreender com pouco. Assim, compartilhando histórias de empreendedores de sucesso, Guillebeau narra a jornada destes que começaram com pouco dinheiro, mas boas ideias e muita motivação.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

3. Empreendedores Extraordinários, de John A. Byrne

Neste título, são apresentadas 25 histórias de sucesso de grandes empreendedores da atualidade. Com a narrativa da jornada até o auge de nomes como John Mackey (Whole Foods), Fred Smith (FedEx), Howard Schultz (Starbucks) ou de Reed Hastings, que transformou uma multa de US$40 pelo atraso de uma locação de vídeo em uma startup chamada Netflix.

As histórias são contadas em formato de entrevistas e servem perfeitamente como fonte de inspiração para um potencial empreendedor, deixando valiosos conselhos, reflexões e experiências de vida.

4. A Arte da Guerra, de Zun Tsu

Inicialmente lançado como um clássico da estratégia militar oriental, o livro acabou tomando parte da seção dos livros de administração e empreendorismo não por acaso, levando a alcunha de “Bíblia da Estratégia”. Afinal, estratégia e competição são perfeitamente aplicados à gestão de empresas em seus ensinamentos e técnicas de “guerra”. O livro - leitura obrigatória aos empreendedores - é dividido em treze capítulos que vão desde o planejamento inicial e fecham o círculo com a utilização da espionagem, fixando que a inteligência é essencial para o sucesso. No entanto, a mudança é a única certeza e devemos estar preparados para todas elas.

Como criar negócios lucrativos com pouco investimento

5. Empreendedorismo – Transformando ideias em negócios, de José Dornelas

O título do brasileiro José Dornelas é de grande inspiração para os que buscam transformar suas ideias e faze-las darem certo num Brasil tão competitivo. Nele, é tratada desde a concepção da ideia, da elaboração de um plano de negócios até a efetiva criação da empresa, permitindo ao leitor analisar as oportunidades de modo crítico, prático e efetivo apresentando diversos estudos de caso entre as análises. Leitura indispensável para quem pretende empreender em 2016. No site do autor www.josedornelas.com.br estão disponíveis atualizações de estudos de caso gratuitamente após um simples cadastro.

6. O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trias de Bes

Empreender não é tarefa fácil e qualquer decisão ou planejamento mal sucedido pode representar o fracasso de um sonho. Em O Livro Negro o Empreendedor são mostrados os casos de insucesso, bem como um tipo de manual do que não fazer ao abrir uma empresa. O fracasso no mundo corporativo é um tema pouco explorado. No entanto, entender suas causas é fundamental para decidir a melhor forma de evitá-lo e mirar no sucesso, baseando-se no fracasso alheio. Se busca empreender em 2016, estude casos que deram errado e tire vantagens para o seu próprio negócio, para que não cometa os mesmos erros.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar