Baixe lista de compras completa para levar no supermercado

Veja como é possível economizar no supermercado e faça o download de uma lista de compras completa para ter um maior controle sobre os gastos mensais.

Baixe lista de compras completa para levar no supermercado
Ir às compras com uma lista em mãos é garantia de economia.

Diante da prioridade em poupar e adquirir o estritamente necessário durante a ida ao supermercado, ter à mão uma lista de compras completa pode ser fundamental para que impulsos e excessos não entrem no orçamento. Tendo em consideração os itens mais básicos do brasileiro em uma compra mensal, preparamos uma relação que pode ser seguida ou alterada de acordo com cada perfil, a fim de auxiliar no controle de gastos e evitar frequentes idas ao supermercado – as quais sempre levam a novas aquisições supérfluas.

Lista de compras completa

A seguir, para facilitar na seleção dos itens essenciais para o lar, disponibilizamos para download uma lista de compras completa, direcionada às necessidades mensais envolvendo itens para higiene pessoal, alimentos enlatados, bebidas, laticínios, molhos, produtos de limpeza, entre outros.

Ainda que as compras mensais sejam cômodas e ajudem a economizar também no tempo, fique atento aos prazos de validade dos produtos, para que estes sejam utilizados dentro do período determinado. No caso de alimentos perecíveis como frutas, legumes e verduras, procure leva-los para casa em compras, no máximo, quinzenais.

Outros produtos presentes na lista podem também ser adquiridos a cada dois ou três meses, como sabão em pó e produtos de limpeza, dependendo da quantidade de membros presentes na família, otimizando ainda mais os custos. A lista de compras completa está disponível para download em Excel, clicando neste link.

Como economizar nas compras do mês

Uma vez que ter uma lista de compras completa é primordial para comprar somente o necessário, outras dicas podem ser agregadas à ela e tornar a ida ao supermercado ainda mais econômica.

Não faça compras com pressa, muito menos com fome: Estes são dois pontos que, aliados, fazem ainda mais estrago no orçamento. Ao realizar uma compra com fome, o consumidor fica tentado a levar itens que gostaria de consumir no momento e, levado pelo impulso, coloca muito mais que o necessário dentro do carrinho. Já o consumidor com pressa, esse também sofre com o impulso, mas ainda com o agravante da falta de tempo para comparar preços.

Deixe as crianças em casa: diversos supermercados disponibilizam um espaço especial para que as crianças se entretenham não à toa; fazer compra com os pequenos pode significar pedidos diversos, manhas e gastos que, definitivamente, não estavam nos planos.

Fuja das armadilhas: verduras borrifadas com água, frutas lustradas e doces na fila do caixa são apenas alguns dos truques que o supermercado coloca no caminho do consumidor para tornar os produtos mais atrativos e tendenciosos para a compra. Se tem uma lista a ser seguida e não tem intenções de ceder a luxos diversos, contenha-se diante dessas armadilhas.

Saiba como economizar no mercado nas compras do mês

Promoções e pesquisa: antes de sair às compras do mês, avalie os supermercados disponíveis, bem como as promoções oferecidas em cada um deles. Compare folhetos, campanhas, cupons e demais maneiras de poupar.

Atacado ou a granel: no caso de famílias muito grandes, as compras no atacado podem sair até 20% mais baratas que as realizadas no supermercado convencional. Caso contrário, em famílias pequenas ou compras para uma pessoa só, aposte nas compras a granel e gaste apenas no que irá consumir.

Compre depois do dia 15: como a grande maioria dos brasileiros recebe no quinto dia útil, há uma falta de necessidade dos mercados em oferecer grandes descontos, uma vez que os consumidores vão às compras com a carteira abastecida. A partir do dia 15, as promoções e descontos mais relevantes começam a aparecer, a fim de atrair uma população com menos dinheiro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar