Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

É possível fazer um bom negócio em leilões de carros batidos?

Comprar carros em leilões de carros batidos, sinistrados ou com pequenas avarias pode ser uma boa maneira de economizar na compra de um carro para uso pessoal

Leilões de carros batidos podem ser uma boa opção

Cada vez mais procurados por pessoas em busca de veículos mais em conta, os leilões de carros batidos podem gerar boas oportunidades de negócios. Se outrora o público majoritário desse tipo de leilão era composto por profissionais tais como empresas que usam frotas, concessionárias de carros usados ou donos de ferros velhos em busca de carros para vender peças e ferragens, hoje há motoristas em busca de um carro para o dia a dia.

Evidentemente, trata-se de um negócio que comporta riscos, e mesmo com todos os cuidados tomados, ainda assim pode reservar surpresas negativas após o arremate.

Vantagens e desvantagens dos leilões de carros

Os leilões de carros, batidos ou mesmo sinistrados (aqueles que são recuperados após um roubo ou furto), geralmente são abertos a todas as pessoas que se dispuserem a participar. Dependendo do objetivo, é imprescindível fazer vistoria o mais minuciosamente possível antes de dar o lance. Existem leiloeiros que não permitem, por exemplo, que se tente dar a partida no carro antes de ser arrematado.

Se não é a finalidade vender as peças e lataria do veículo a peso, é muito importante confirmar se o carro tem avarias na coluna, longarina ou travessa de reforço. Quando algum destes componentes apresenta problemas, indica seguramente um carro que vem de perda total, portanto, inutilizável novamente como carro de passeio, devendo ser comercializado apenas como sucata ferrosa ou ter as peças vendidas separadamente.

Ganhe um serviço mecânico grátis na Porto SeguroPara segurados e não segurados

O que avaliar

É fundamental, na vistoria antes do início do pregão em leilões de carros, a presença de um especialista em lanternagem, de um mecânico ou, se possível, de um profissional que saiba de ambas especialidades. Isso para avaliar corretamente o grau de extensão do dano a ser reparado depois da aquisição. Em leilões de carros não tem volta, se bater o martelo, o carro é de quem deu o último lance.

Em muitos casos, a extensão do dano é tamanha que inviabiliza o conserto. Carros recuperados de enchentes costumam se enquadrar nesse caso, portanto, deve-se ter cuidado redobrado com esses veículos.

Cuidados a tomar

O primeiro cuidado a ser tomado em leilões de carros é saber se o leiloeiro tem credibilidade ou se é credenciado pelo órgão de trânsito. Confirmada a idoneidade do local, os cuidados voltam-se para o veículo em si. Vale atentar para o fato de que carros batidos adquiridos em leilões sofrem elevadíssima depreciação (entre 25% e 45%), o que torna sua revenda praticamente impossível para uma concessionária.

Existem empresas especializadas em emitir laudos sobre a procedência do veículo, levantando todo seu histórico de vendas, colisões, passagens por perícias e eventuais sinistros. O serviço pode custar em média R$ 160, um custo baixo se considerar as dores de cabeça poupadas futuramente.

Cadastre-se e ganhe um serviço mecânico GRÁTIS na Porto Seguro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!