Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como funciona um leilão de carros batidos?

Adquirir um veículo num leilão de carros batidos não é a mesma coisa que num pregão organizado pelo Detran, por isso convém se informar antes de participar

Num leilão de carros batidos encontram-se boas oportunidades

Um leilão de carros batidos é uma boa oportunidade para os frequentadores mais experientes de se fazer bons negócios. Isso porque nesse tipo de pregão são leiloados veículos com avarias dos mais diversos tipos, desde carros com perda total, ou seja, inutilizáveis, como veículos com danos quase imperceptíveis, geralmente usados por empresas que preferem comprar carros novos a ter que arcar com os custos de manutenção de uma frota usada.

O grande risco nessa modalidade de leilão é arrematar um carro com avarias impossíveis de serem detectadas anteriormente. Mesmo com o apoio de especialistas, é possível ainda assim fazer um mau negócio.

Como funciona um leilão de carros batidos?

Assim como outros tipos de pregão, um leilão de carros batidos obedece a lei o maior lance. Um carro batido é levado a leilão com um lance inicial estipulado pelo leiloeiro. Os interessados em levar o veículo avariado dão lances na sequência, sempre e invariavelmente maiores que o último que passou. Se alguém der um lance e nenhuma outra pessoa se manifestar, o leiloeiro abre uma contagem, e ao seu final, bate o martelo decretando que o carro foi arrematado.

Ganhe um serviço mecânico grátis na Porto SeguroPara segurados e não segurados

Qual a procedência dos veículos?

Os veículos ofertados num leilão de carros batidos têm diversas origens, sendo as mais comuns, carros de seguradoras avaliados por peritos como perda total, ou carros com sérios danos cujo proprietário preferiu levar a leilão, veículos de empresas, de particulares, tanto nacionais como importados.

A maior garantia que um comprador pode ter num leilão de carros usados, no entanto, é a confiabilidade do leiloeiro. Os mais confiáveis são aqueles com mais tempo no mercado, muitos com mais de 30 anos de serviços prestados e que os credenciam a garantir leilões de carros usados com lisura e transparência.

Os riscos envolvidos

Num leilão de veículos batidos, embora o leiloeiro sempre abra o pátio para a vistoria das pessoas interessadas antes do pregão, nunca há 100% de certeza sobre se vale a pena arrematar um veículo. Existem restrições na hora de proceder a vistoria que impossibilitam o eventual comprador de ter total convicção de que vai fazer um bom negócio, como por exemplo, a proibição expressa de dar a partida no carro para verificar se o motor está funcionando.

Dessa forma, um leilão de veículos batidos só é indicado para pessoas com experiência e “feeling” para detectar uma boa oportunidade de negócio. Convém a quem pretende se iniciar nesse ramo visitar o máximo de pregões possíveis para se familiarizar com o meio e minimizar as possibilidades de perdas futuras.

Cadastre-se e ganhe um serviço mecânico GRÁTIS na Porto Seguro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!