Leasing imobiliário: vantagens e desvantagens

O leasing imobiliário é uma opção bacana para PJ, mas deve ser muito bem pensada para Pessoa Jurídica. Entenda por quê.

Leasing imobiliário: vantagens e desvantagens
O que você deve ponderar antes de fechar o contrato

O leasing imobiliário é uma opção de financiamento onde não incide IOF. Para alguns, pode ser uma opção vantajosa, mas a longo prazo é motivo de incertezas a respeito dos benefícios. Já adiantamos: enquanto você paga um leasing imobiliário, a sua propriedade não é sua, e sim da instituição credora. Explicaremos com mais detalhes como funciona o leasing imobiliário, se vale a pena e onde fazer. Confira!

Vale a pena fazer um leasing imobiliário?

Pensando a curto prazo, é provável que a isenção de IOF gere parcelas mais atrativas do que a contratação de um CDC. Mas é a longo prazo que o leasing imobiliário se torna uma opção complicada e é cada vez menos utilizado, tanto pelos consumidores quanto pelos bancos quando se trata de pessoa física. Explicamos o porquê das controvérsias do leasing imobiliário.

Financiar casa: o que se deve pensar antes de contratar um serviço

Pense que você adquiriu a sua casa própria com financiamento em 360 meses e optou pelo leasing. Quando fez o leasing imobiliário, você ganhava pouco e pagava as parcelas com dificuldade. À medida que o tempo passou, você começou a ganhar mais e queria adiantar as últimas parcelas do financiamento para receber a amortização dos juros. Aí vem a surpresa: no leasing, não existe desconto pela amortização das últimas parcelas do contrato, o que dificulta a quitação antecipada. E esse é só o primeiro exemplo.

Agora, vamos supor um cenário em que você não consegue mais arcar com as despesas do seu financiamento. No CDC, demora mais para o banco mover uma ação judicial contra você e leiloar os seus bens para quitar as dívidas. No leasing imobiliário, pelo fato de o imóvel estar no nome do banco, e não no seu, é muito mais fácil que a instituição reivindique os direitos do bem e que tenha mais poder de barganha em suas cobranças. Quando a situação aperta, não é bacana ter um leasing.

E, num terceiro cenário, suponhamos que você tenha pago todas as parcelas e consiga a quitação do seu leasing imobiliário. Depois de tudo, você ainda tem que arcar com as despesas de transferência do imóvel para o seu nome, como se depois de tanto tempo, o banco estivesse vendendo a casa em que você já mora, para você mesmo. Isso gera algumas dores de cabeça e o imóvel tem que estar com tudo em dia para que a transferência seja autorizada. No fim das contas, só o tempo e o dinheiro que gastará com esses trâmites já compensará a contratação de um CDC.

Mas atenção: se o leasing fosse um produto ruim, é claro que não haveria consumidores. O fato é que o leasing é bom, sim, mas para as empresas que adquirem um grande patrimônio e não fazem pagamentos a longo prazo. Por exemplo, para a aquisição de um galpão e uma frota de veículos para uma empresa de logística, o leasing é uma opção bacana. Mas, para uma pessoa física que vai adquirir só um bem, não é o ideal.

Onde fazer

A seguir, você confere algumas instituições financeiras que oferecem o leasing imobiliário. Infelizmente, não é possível simular o valor da sua parcela pela internet, pois os bancos pedem que você se dirija até uma agência e converse com um gerente para saber mais. Veja abaixo as instituições:

  • Banco do Brasil (PF e PJ);
  • Bradesco (PJ);
  • Itaú (PJ);
  • Santander (PJ);
  • Banrisul (PJ);
  • Banco Rodobens (PJ);
  • Banco Votorantim (PJ).

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar