5 erros que você comete ao lavar os cabelos

Ao contrário do que muitas pensam, o comprometimento da saúde dos cabelos começa no chuveiro. Conheça os 5 principais erros cometidos aos lavar suas madeixas.

5 erros que você comete ao lavar os cabelos
Não comprometa mais a saúde dos seus fios com tantos erros triviais.

Sabia que os cuidados para um cabelo forte e saudável começam ainda no chuveiro? Diante de algumas práticas cotidianas ao lavar os cabelos é possível notar pequenos detalhes que parecem inofensivos a um primeiro momento, mas a repetição destes é capaz de tirar o brilho e a vitalidade dos fios.

Então esqueça aquela desculpa em que é preciso fazer visitas frequentes no salão ou comprar produtos caríssimos para manter madeixas invejáveis. Veja quais são os principais erros que comprometem o desenvolvimento de um cabelo saudável.

Erros para corrigir na hora de lavar os cabelos

Facilmente corrigíveis, os maiores erros ao lavar os cabelos acontece de modo praticamente inconsciente, mas são repetidos durante tanto tempo que o processo de reversão desses danos torna-se ainda mais demorado. Encontre o erro na sua rotina de cuidados e esbanje fios saudáveis.

1. Composição do Shampoo

Essa é a parte mais importante desse processo de cuidados. Basicamente, o shampoo é desenvolvido para remover a sujeira, mas não utiliza-lo corretamente pode ainda tirar toda a umidade dos fios. Sempre procure por produtos à base de água (com silicones solúveis) e especialmente aqueles que são livres de sulfato.

Outro detalhes que poucas pessoas levam em consideração é a escolha do shampoo com base no seu tipo de cabelo. Portanto, se os seus fios são enrolados, compre um shampoo para cachos; se são lisos e oleosos, encontre também o seu produto. Acredite, tais designações nos rótulos não estão ali por acaso.

2. Condicionador na Raiz

Simplesmente esqueça essa prática. Com ela, ao invés de estar promovendo uma maior nutrição aos seus fios, a presença do condicionador na raiz entope os bulbos capilares, levando a uma maior oleosidade da região e impedindo a entrada de nutrientes.

O foco desse produto deverá ser sempre as pontas dos cabelos, pois estas são as regiões que mais sofrem com o ressecamento e precisam de maiores cuidados. Procure aplicar o condicionador sempre da linha de uma coroa, para baixo.

3. Escovar os Cabelos Molhados

Esse é certamente um dos erros mais cometidos após lavar os cabelos. Pode parecer certo, afinal, essa é a melhor maneira de alinhas os fios e deixá-los secar na posição que deseja. Entretanto, enquanto seus cabelos estão molhados, eles também se encontram mais suscetíveis a danos; qualquer tensão provocada, resultará em quebra.

Para corrigir esse comportamento, procure pentear os cabelos com um pente de dentes largos antes de entrar no banho e repetir o processo após aplicar o condicionador.

4. Tratamento Semanal

Assim como a pele do seu corpo precisa de cuidados regulares, seus cabelos também requerem dessa atenção. A fim de reparar danos provenientes do calor de chapinhas, secadores e exposição solar, quebras por excesso de escovação, elásticos de cabelo e outras possibilidades, cuidar das madeiras é um processo rápido e não é preciso sequer ir ao salão para conseguir bons resultados.

Recomendados ao menos uma vez por semana, os tratamentos serão fundamentais para equilibrar as necessidades físicas e nutricionais dos seus fios. Portanto, informe-se a respeito das melhores máscaras e óleos vegetais de tratamento para administrar semanalmente.

5. Secando com a Toalha

Sabe aquele típico “rolinho” com a toalha feito após o banho? Apenas pare com isso. Ao enrolar seus cabelos molhados com a toalha, o stress aos fios e os danos causados acontecem em maior intensidade durante esse processo.

Ao invés de colocar a toalha na cabeça e sair fazendo outras coisas pela casa, gentilmente use-a para pressionar os fios a fim de remover o excesso de água. Lembre-se de apenas dar leves pancadinhas, nunca esfregar os fios, pois pode resultar em nós, quebra e frizz.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar