Vantagens e desvantagens da lavagem de carro a seco

Veja como a lavagem de carro a seco pode gerar impactos positivos ao meio ambiente, seus prós e contras e como fazer para higienizar um veículo sem água.

Vantagens e desvantagens da lavagem de carro a seco
Compensa ou não abrir mão da água?

Se existe uma recessão na economia, ela é causada em boa parte pelo mau gerenciamento dos recursos. O mesmo vale para a água, importantíssima commodity cada vez mais escassa e portanto valorizada. Dessa forma, práticas que vão contra os princípios da economia hídrica devem ser evitadas, e, entre elas, as que mais recebem críticas e são alvo de ações alternativas de economia são a lavagem de calçadas e de veículos. A lavagem de carro a seco torna-se uma opção para higienização de autos, já que representa grande economia de água. Isso porque estima-se que apenas meia hora lavando um carro de passeio com a mangueira aberta – e nem precisa ser muito forte o jato, se estiver aberta no máximo o consumo quase triplica – é responsável por cerca de 215 litros de água, literalmente jogados pelo ralo.

As vantagens e desvantagens da lavagem de carro a seco

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Os benefícios da lavagem de carro a seco não se estendem apenas ao bolso dos proprietários de veículos. O desperdício dos recursos hídricos é um dos principais tópicos da agenda ambiental, e sua correta e equilibrada utilização vem sendo defendida amplamente por entidades de proteção do meio ambiente e governos alinhados com as principais iniciativas sustentáveis. Como fator que pesa contra, encontrar o produto certo pode ser uma dificuldade a ser enfrentada, já que nem sempre está disponível nas lojas de produtos automotivos. Entretanto, no geral, a lavagem de carro a seco deve ser estimulada, já que poupa, se considerarmos a população como um todo, centenas de milhares de litros de água, que poderão ser revertidos para diversas finalidades, evitando inclusive a exploração de mananciais. Outro ponto a ser considerado é as crises de abastecimento cíclicas, causadas em grande parte pelo desperdício das reservas de água, num ciclo vicioso que é quebrado com iniciativas visando economizar água.

Qual é a melhor cera automotiva do mercado? Confira as avaliações

Como lavar o carro sem utilizar água

Para deixar o veículo tão limpo como se fosse lavado com água, o proprietário precisará de um produto especial para limpeza a seco, vendido em lojas automotivas especializadas, e uma certa quantidade de panos confeccionados com microfibra especial para esse tipo de serviço. Um kit completo para lavagem a seco é vendido aproximadamente por 25 reais. Assim como a lavagem com água, o processo deve ser iniciado pelo teto, descendo a cada segmento do carro até que as partes mais baixas, como a saia, sejam alcançadas. O produto para limpeza é aplicado e espalhado com movimentos suave e em círculo, e retirado em seguida com um outro pano limpo. A lavagem de carro a seco, portanto, vem se consolidando como uma maneira de higienizar veículos mais barata, segura, e que agride menos o meio ambiente. Vale a pena colocar em prática!

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar