Latin NCAP: o teste que determina os carros mais seguros

O Latin NCAP é um selo que garante que um carro atende a rigorosos testes de segurança em padrões internacionais. Sua chancela é garantia de credibilidade.

Latin NCAP: o teste que determina os carros mais seguros
Um verdadeiro guia de segurança automotiva e referência internacional

O teste da Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para as Américas Latina e Caribe) é um dos mais importantes e confiáveis indicadores de segurança veicular da América Latina. Desde 2010, quando teve início no âmbito de uma iniciativa independente, foi conquistando relevância até tornar-se em 2014 uma associação.

Hoje, a entidade realiza testes em diversos níveis, avaliando e testando os modelos de entrada comercializados. O programa tem como principais objetivos realizar avaliações isentas, de maneira que os fabricantes de veículos possam aprimorar o quesito da segurança.

Como funciona o teste da Latin NCAP

O teste da Latin NCAP estabelece notas de 0 a 5 estrelas, para os critérios de segurança passiva ou secundária nos segmentos adulto e infantil. Além dessas duas notas, também classifica a segurança ativa ou primária do modelo avaliado.

As avaliações são feitas de acordo com protocolos específicos desenvoldidos pela própria associação.

Os carros mais seguros do Brasil

Confira os modelos mais seguros de acordo com os todos os testes feitos até 2016 pela Latin NCAP:

Honda HR-V (R$ 78.700 - testado em novembro de 2015)

  • Duplo airbag
  • Cinco estrelas adulto
  • Cinco estrelas infantil

De acordo com o teste, as cabeças tanto de motorista quanto do carona foram bem protegidas de impacto frontal pelos airbags disponíveis, assim como o tórax. Os joelhos também mantiveram-se protegidos graças à ausência de estruturas críticas.

A carroceria foi qualificada como estável e as exigências em testes de impacto lateral foram cumpridas.

Jeep Renegade (R$ 71.900 -testado em julho de 2015)

  • Duplo airbag
  • Cinco estrelas adulto
  • Cinco estrelas infantil

O teste Latin NCAP para o Renegade apresentou resultados idênticos aos do HR-V da Honda, ou seja, as cabeças tanto de motorista quanto do carona foram bem protegidas de impacto frontal pelos 2 airbags presentes, assim como o tórax. Os joelhos também mantiveram-se protegidos por não haver estruturas críticas.

A carroceria foi qualificada como estável e as exigências em testes de impacto lateral foram plenamente atendidas.

Volkswagen Golf (R$ 74.950 - testado em outubro de 2014)

  • Sete airbags
  • Cinco estrelas adulto
  • Cinco estrelas infantil
confira
uma solução de seguro sob medida para você

Os joelhos e tornozelos͵ embora protegidos pela inexistência de estruturas críticas, tiveram em sua avaliação uma ressalva para o motorista e passageiro, cuja proteção foi considerada apenas adequada.

A carroceria foi qualificada como estável, capaz de suportar grandes cargas e as exigências em testes de impacto lateral foram atendidas sem dificuldades.

Os carros menos seguros do Brasil

Desde 2010, esses são os três modelos menos seguros do Brasil, conforme os testes da Latin NCAP:

Chery QQ (R$ 31.290 - iQ no Chile - testado em julho de 2015)

  • Sem airbags
  • Nenhuma estrela adulto
  • Nenhuma estrela infantil

Verdadeira bomba relógio sobre rodas, o Chery QQ foi reprovado em todos os quesitos de proteção para cabeça, tórax e joelhos. Apenas para o passageiro a segurança foi considerada boa nas regiões dos tornozelos e da cabeça.

Chevrolet Onix (R$ 37.790 - testado em agosto de 2014)

  • Dois airbags
  • Três estrelas adulto
  • Duas estrelas infantil

Os destaques negativos do Onix ficam por conta da ausência de lembrete de uso de cinto de segurança para o passageiro. Além dessa falha, ficaram expostos o tórax do motorista, assim como joelhos, pés e tornozelos, já que o piso do carro abriu-se no teste de impacto.

Chevrolet Agile (R$ 35.342 - estado em julho de 2015)

  • Sem airbags
  • Nenhuma estrela adulto
  • Duas estrelas infantil

As duas estrelas obtidas em segurança infantil não disfarçam o péssimo desempenho do Agile. Isso porque a única região em que a proteção foi avaliada como boa foi na do tornozelo esquerdo do carona.

Encontre o seguro auto com melhor custo benefício. Confira!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar