Lastpass: ferramenta é útil para não ter que lembrar das senhas

Já pensou não precisar se lembrar de todas as suas senhas? O Lastpass funciona como um cofre de senhas que vai facilitar sua navegação na net. Veja se é seguro

Lastpass: ferramenta é útil para não ter que lembrar das senhas
Saiba como funciona o Lastpass e se é seguro

O Lastpass é uma ferramenta muito útil que tem ganhado bastante visibilidade já que facilita a a vida dos internautas. O Lastpass funciona como um cofre de senhas, e está disponível para uso no desktop nos navegadores Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Safari, Opera e Mac e no celular funciona em sistemas operacionais Android, iOS, Windows Phone e Blackberry. Veja como funciona e se é seguro salvar suas senhas dentro do Lastpass.

Como funciona o Lastpass

Hoje em dia temos que utilizar várias senhas de acesso diferentes: para bancos, para acesso a computadores pessoais e da empresa, para email, para redes sociais, para login em sites e aplicativos, e muitos outros – é preciso ter uma boa memória para guardar tantas senhas, já que não é recomendado manter uma só para todos os usos. Então, como guardar todas elas em segurança? No Lastpass. A ferramenta vem resolver esse problema: dar segurança às suas senhas e praticidade no uso da internet, já que você não precisa ficar inserindo as senhas a cada uso. Veja o funcionamento passo a passo:

1. Você faz o download do Lastpass para o seu navegador ou dispositivo móvel, é gratuito

2. Registre-se: você deverá criar uma conta no Lastpass, o que é muito simples e rápido.

3. Você irá criar uma senha-mestra. Essa será a única senha que você precisará lembrar daqui para frente, deve ser uma senha complexa e que precisa ser lembrada sempre que você for utilizar o serviço.

4. Inicie sessão no seu computador ou dispositivo móvel e vá salvando as senhas que você usa para cada site, o Lastpass irá armazená-las.

5. É preciso estar online para salvar e acessar o serviço do Lastpass

6. Toda vez que você entrar em um site novo e for fazer um cadastro, o aplicativo irá te perguntar se você quer salvar aquela senha dentro do seu cofre. Se você aceitar, ele guarda a senha para você. Assim, sempre que você acessar o site, ela será preenchida automaticamente.

7. O serviço é totalmente personalizado, é possível alterar as suas configurações, como idiomas, exceções, histórico, mudar senhas, acrescentar ou excluir senhas, entre outros, na aba "Meu Cofre".

É seguro mesmo?

O Lastpass garante que é líder em segurança.Para isso, eles têm uma série de cuidados para garantir a proteção dos usuários

  • O processo de criação de contas é seguro e ensina os usuários a criarem senhas-mestras fortes

  • Os dados dos utilizadores são encriptados e desencriptados dentro do dispositivo. Os dados guardados no cofre são secretos, mesmo do LastPass. As senhas-mestras nunca são enviadas para os servidores do LastPass e nunca são acessíveis para o LastPass. Somente o usuário tem conhecimento da senha-mestra.

  • Novidade! Recentemente, o Lastpass informou que implementou a autenticação de dois fatores para fazer o registo de forma simples e segura. A empresa criou um novo app chamado “LastPass Authenticator”, que está disponível para está disponível para iOS e Android, e em breve prometem uma versão para Windows Phone. A autentificação de dois fatores dá aos usuários duas camadas de segurança. Para se autenticar, o usuário vai precisar passar por dois passos. O primeiro é como já é feito atualmente, que se refere a criação de um nome de usuário e senha. O segundo é preciso informar um código, login de impressão digital, a localização ou até mesmo uma imagem de login. Assim, quando você for acessar, o Lastpass irá te pedir sua senha-mestra e uma das outras informações fornecidas para desbloquear as senhas.

Acesse o site oficial do Lastpass e saiba mais informações sobre essa ferramenta.

Veja também

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar