Lâmpada amarela ou branca

Lâmpada amarela ou branca ? Saiba qual delas é mais apropriada para determinado ambiente dentro de casa e qual a potência indicada para cada local.

Lâmpada amarela ou branca
Saiba qual lâmpada é mais economiza na hora de pagar a conta de luz

A cor e a intensidade da luz pode tornar a casa mais aconchegante. Mas ainda existe uma dúvida recorrente na questão da iluminação e sobre a cor da luz das lâmpadas usar. A temperatura de cor deve ser considerada na escolha das lâmpadas para aproveitar a iluminação dos ambientes. Saiba qual item usar na sua casa: lâmpada amarela ou branca?

Lâmpada amarela ou branca: qual a melhor para cada ambiente

As lâmpadas que emitem luz branca, que são chamadas de frias, são indicadas para ambientes de trabalho, como escritórios e indústrias, e ambientes residenciais como: cozinhas, áreas de serviço e banheiros.

As que emitem fachos de luz amarelados, são as quentes, tornam os ambientes mais confortáveis e aconchegantes. São mais indicadas para quartos, salas e áreas de estar em geral. Existe também a iluminação pontual para destacar um quadro ou um objeto. É possível fazer o mesmo com itens de decoração, como vasos e esculturas.

Potência da lâmpada para cada ambiente

A temperatura de cor não tem influência com o consumo da lâmpada amarela ou branca. O produto não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do seu facho de luz, mas sim de acordo com a sua potência. Ou seja, quanto maior a potência maior seja o consumo de energia elétrica.

Dependendo do espaço, a lâmpada será mais ou menos forte. O hall, por exemplo, é o primeiro lugar quando entramos em casa. Por isso, o ideal é usar lâmpadas de efeito amarelado (2.700K).

Para salas de qualquer tamanho é indicado usar lâmpadas de temperatura de cor amarela (2.700K), que são mais relaxantes, inclusive para receber visitas ou assistir televisão. A temperatura de cor ideal para corredores e escadas é de 4.500K, que é fica no meio das cores branca e amarela.

Para salas de jantar ou em salas dedicadas, a lâmpada deve proporcionar conforto, assim, a ideal é que seja a amarela (2.700K) para não deixar o ambiente muito quente.

O quarto, o ambiente que mais precisa se tornar uma área para relaxar, a luz pode vir em forma plafon ou lustre, por isso o ideal é que tenha a luz de cor amarela (2.700K), que vai deixar preparar o ambiente para o descanso.

Lâmpada amarela ou branca. Qual é mais econômica?

A lâmpada fluorescente, que pode ser branca ou amarela, ajuda a economizar com a conta de luz porque ela gasta 80% menos energia do que a incandescente. A lâmpada LED faz essa conta de luz diminui ainda mais, porém, o preço do item é muito maior, então a economia não será dos dois lados.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar