Você sabe quanto paga de juros embutidos nas compras parceladas “sem juros”?

Calcule e entenda o que são os juros embutidos em compras parceladas e o quão eles podem influenciar no custo final dos produtos.

Você sabe quanto paga de juros embutidos nas compras parceladas “sem juros”?
Como calcular os custos extras dos produtos parcelados

São muitas as formas de pagamento disponíveis atualmente no mercado mas o que o consumidor deve se atentar é quanto o custo de juros embutidos em prestações, mesmo nas que são cobradas de forma fixa, teoricamente “sem juros”.

Por conta da falta de cálculo e planejamento e a fim de realizar compras por valores fáceis de arcar mensalmente muitas pessoas adquirem produtos sem se atentar aos custos finais e acabam indo por um caminho contrário ao da economia que se pensava estar fazendo, pagando muito além do valor efetivo dos produtos.

O que são juros embutidos

Ao realizar uma compra parcelada as condições facilitadas de pagamento são sempre bastante atraentes, e é nesse momento que a armadilha dos juros embutidos abusivos pode atingir o consumidor. Eles são o custo adicional as parcelas de produtos adquiridos por meio de financiamento, e pode alterar de acordo com número de parcelas e valor total do que foi adquirido.

É comum que o parcelamento gere um valor final superior ao custo do mesmo produtos pago a vista, mas em alguns casos esse valor supera os limites estabelecidos por entidades financeiras. O sistema de financiamento não é sempre transparente no país, mas no momento em que ele é estabelecido estão agregados os custos de impostos - tais como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O que um ex-rico tem para lhe ensinar sobre economizar

Como calcular juros embutidos

A primeira constatação a se fazer para calcular os juros embutidos sobre produtos é entender quanto de desconto se obtém no mesmo produto a vista - estando sempre atento também a diferença com o valor final financiado a fim de verificar o quão maior será esse custo final.

Se um produto possui custo de R$1000,00 e à vista oferece desconto de 15% o valor a vista desse produto é R$850,00. Esse número adquirido deve ser dividido pelo valor da prestação e então, com auxílio da tabela auxiliar para cálculo de juros embutidos que leva também em consideração o número de parcelas do financiamento, identificar o valor da porcentagem mensal de juros embutidos no preço.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar