Como pagar menos juros do cartão de crédito

Não deixe as dívidas se tornarem um pesadelo. Veja 7 truques importantes para domar as taxas de juros do cartão de crédito. 

Como pagar menos juros do cartão de crédito
As taxas de juros estão cada vez mais altas? Este artigo vai te ajudar a controlar isso

Ter um cartão de crédito em mãos pode ser uma vantagem enorme na hora de adquirir um bem, sem ter o dinheiro na mão. Mas atenção, os juros do cartão de crédito não são nada amigáveis e pode se tornar uma enorme dívida para o seu bolso.

 

Taxas altas

De acordo com a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), os juros aplicados ao cartão de crédito (no mês de Março) foi o mais alto desde 1999. Segundo economistas, os juros anuais chegam a 342,2% ao ano. Em números, se uma pessoa deixa de pagar ou atrasa a fatura em um mês:

 

ESCOLHA O CARTÃO CERTO
Se você quer saber qual o cartão de crédito mais indicado para o seu bolso, faça uma simulação gratuita com o E-konomista e descubra. 

Valor da fatura: R$ 100,00

Valor com juros: R$ 112,70

 

Podem ainda ser acrescido a esse valor, uma multa pelo atraso do pagamento.

 

  • O Banco Central do Brasil disponibiliza uma tabela com as taxas de juros aplicadas ao cartão de crédito:parcelado e rotativo.

 

Dicas para diminuir as taxas

Saiba como fugir dos juros para não comprometer o orçamento familiar:

 

1- Limite do Cartão de Crédito

Não ultrapasse 50% do valor do seu salário ou ganho mensal e evite as compras por impulso.

 

2- Parcelamento

Evite esse tipo de facilidade oferecida pelo cartão, que pode comprometer o seu orçamento. Tenha atenção ainda à possibilidade de juros em parcelas.

 

3- Parcela Mínima

Você conhece a expressão “conto do vigário?”. Pois bem, ela pode ser aplicada a este caso. Ao optar por esse tipo de pagamento, tenha em mente que são cobrados juros!

 

Não deixe de fazer uma simulação gratuita para saber se você paga muito de cartão.

 

4- Anuidade

Procure cartões de crédito que ofereçam o serviço gratuito. É menos um valor a pagar.

 

5- Variedade

Se você não tem muito controle sobre suas dívidas, evite ter na carteira vários cartões. Calcule qual a melhor data de vencimento de acordo com o dinheiro que recebe para não correr o risco de atrasar o pagamento.

 

6- Benefícios

Procure se informar sobre os benefícios como prêmios, descontos e milhagens oferecidas pela instituição e aproveite.

 

Saiba qual o melhor cartão de crédito internacional.

7- Atrasos

Caso a sua dívida seja alta, vale a pena pensar em uma solução de linha de crédito de forma a reduzir os juros. Está comprovado que os juros aplicados ao cartão de crédito são muito maiores que os das financeiras. Além disso, não espere a próxima fatura para quitar a dívida. Quanto antes ela for paga, menores os juros.

 

Vale a pena sacar dinheiro com o cartão de crédito? 

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar