Veja como fazer seu jardim de inverno gastando pouco

Delicados, charmosos e, acredite, simples de fazer. O jardim de inverno é uma forma de trazer um pouco de personalidade, estilo e um toque natural ao ambiente.

Veja como fazer seu jardim de inverno gastando pouco
Jardim de inverno, um cantinho cheio de charme e fácil de fazer

Delicados, charmosos e, acredite, simples de fazer. Um jardim de inverno é uma forma de trazer um pouco de personalidade, estilo e um toque natural ao ambiente. As opção de decoração e utilização de plantas são imensas, tudo depende do espaço e do orçamento que tem disponível. Para saber por onde começar, procure dar um objetivo ao seu jardim de inverno. Ele será um local de descanso? Para leitura? Apenas decorativo? A partir do objetivo traçado, solte a sua imaginação e personalize-o, harmonizando com as cores e espaços que dividirá com o restante da casa. Veja algumas dicas que separamos para lhe ajudar a fazer seu próprio jardim de inverno gastando pouco.

Jardim de inverno: quais plantas usar

Responsáveis por definir o estilo de seu jardim e, por consequência, dos demais elementos de sua casa, as plantas devem ser escolhidas com cuidado. Por se tratar de um ambiente interno, opte por plantas mais resistentes e que se mantem bonitas por mais tempo, como é o caso da Pleomele, Palmeira ráfis, Rosa de pedra, Minicactos, Antúrio, Begônia, Babosa de pau, Lírios da paz, Violeta, Singônio, Zamioculca, Pau d’água, Espada de são Jorge, Palmeira Chamaedória e Samambaias.

Outra dica é optar por plantas que não possuam raízes muito profundas ou grossas. Lembre-se que estamos falando sobre um jardim indoor, portanto, para gastar pouco e não ter maiores problemas com infiltrações nos pisos e paredes, mantenha as plantas em vasos e, mesmo assim, revista o piso com algum material que isole a umidade proveniente dos vasos.

Como fazer o seu jardim de inverno?

Um jardim de inverno é altamente adaptável a estilos e bolsos. Veja algumas possibilidades para decorar a sua casa e, de quebra, ganhar um novo ambiente para descanso, leitura ou trabalho.

Estrutura: para limitar o espaço do jardim e ainda proporcionar um visual mais sofisticado, portas e paredes de vidro completam o visual, ainda contribuindo para a que ele receba a luminosidade que necessita (colocar ou não um teto é opcional). Decks de madeira ou caminhos em pedriscos são opções para deixar o solo também com a característica de jardim. 

Para os que não despendem de muito investimento e não querem gastar com estruturas em vidro, basta usar a criatividade e delimitar o espaço de seu jardim com cercadinhos, pedras, madeiras ou qualquer outro acessório.

Jardim Suspenso: decoração suspensa com madeiras, vasos plásticos ou em fibra de coco dão um charme a mais, principalmente se aliados a plantas com folhagens compridas, como as samambaias. Outra dica é a de arranjar seus vasos em degraus de uma escada ou prateleiras, podendo decora-las conforme seu gosto.

Suspenso
 

Hortas: se houver bastante incidencia de luz solar no seu jardim de inverno, optar por uma horta com temperos pode ser uma boa escolha: charmosa e eficaz. Plantas como a hortelã, o manjericão, a cebolinha, a melissa e o coentro são algumas opções.

Móveis: podem ser rústicos ou contemporâneos, dependendo do estilo que se deseja alcançar. Dentre as opções estão mesas e cadeiras, espreguiçadeiras, namoradeiras, puffs e até mesmo redes.

Como fazer um mini jardim para espaços muito pequenos

Pedras: grande colaboradora para o charme de um jardim de inverno, as pedras decorativas podem ser adicionadas em diversas situações: pedriscos, grandes rochas, pequenas rochas para delimitar um espaço, pedras coloridas para criar um ambiente mais descontraído e até mesmo cristais ou pedras do gênero, proporcionando paz e aconchego ao jardim.

Água: se a sua intenção com um jardim de inverno for a possibilidade de relaxar ou sentar para ler um bom livro, fontes, cascatas e lagos em miniatura serão seus aliados. Decore as fontes e lagos com pedras e o que mais a sua imaginação mandar.

com água
 

Vasos: apostar no estilo dos vasos pode enriquecer e mudar completamente a cara do seu jardim de inverno. Vasos de concreto, de fibra, vidro, cerâmica ou com uma decoração personalizada. Tudo depende de quanto estará disposto a gastar ou se pretende um estilo mais tradicional ou contemporâneo.

Canteiros: se quiser optar por canteiros, é preciso dividir a área, sendo possível utilizar pedriscos nas laterais e também nos arredores. 

Iluminação: apesar de ser um espaço que exige luz natural, o jardim de inverno também deverá ser um espaço utilizado e admirado durante a noite. Iluminação simples, com luzes brancas – como luzes de natal ou leds – envoltas pela decoração darão um toque de classe e modernidade ao seu jardim.

Como fazer o seu próprio jardim vertical

Onde instalar um jardim de inverno na casa?

Em geral, os jardins de inverno são instalados principalmente em áreas centrais, varandas, claraboias, corredores, halls de entrada, salas de TV e até mesmo em banheiros, dando um charme especial. Não há desculpas, nem mesmo uma arquitetura mal planejada que não favoreça um ambiente para criar o seu próprio jardim de inverno. A criatividade é o limite.

Porém, só existe uma regra: é necessário escolher uma área que incida iluminação natural. Saiba se o local irá receber luz do sol ou se apresenta um espaço com sombra, pois através destes detalhes é possível saber quais plantas poderão ser colocadas no ambiente.

Dicas de manutenção do jardim de inverno

A manutenção do seu jardim de inverno deve ser feita de acordo com cada uma das espécies de plantas escolhidas. Efetue a rega de acordo com a necessidade de cada uma e não se esqueça de aplicar fungicidas e adubos necessários. Retirar periodicamente as folhas mortas também tarefa importante para deixar o seu jardim sempre bonito. 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar