Jantar de noivado: como fazer, onde e mais dicas

Veja uma passo a passo, dicas e um guia de organização do jantar do noivado. Celebração é cada vez mais popular entre casais.

Jantar de noivado: como fazer, onde e mais dicas
O jantar de noivado formaliza o pedido de casamento. Veja como celebrar

O jantar de noivado não é aquela festa "arrasa quarteirão". O propósito é celebrar a futura união junto de familiares e amigos mais próximos, uma espécie de formalização do pedido de casamento. As tradições mudaram um pouco e muitos casais optam por nem fazê-lo, uma vez que consideram o momento demasiado íntimo.

 

CASAR E ECONOMIZAR
Quer receber dicas de como economizar no seu casório? O E-konomista te ajuda nesta tarefa. Faça o cadastro gratuito e receba informações importantes sobre como poupar no casamento!

Como organizar um jantar de noivado

Quem decide fazer um jantar de noivado deve saber que ainda não estamos a falar do casamento. Mesmo que tenha gosto em celebrar, não é preciso gastar as economias todas na ocasião. Existem formas baratas, simples, mas muito interessantes de tornar a data inesquecível.

 

Quando fazer

Normalmente e segundo as etiquetas, o jantar de noivado pode acontecer até dois meses depois do pedido ou da decisão dos noivos de juntarem os trapinhos. Claro que isso serve apenas de orientação e que cada um escolhe a data que melhor se encaixar no contexto. Pode ser um dia que tenha significado especial para o casal, como o do primeiro encontro ou primeiro beijo. 

 

  • O importante é que fique um pouco distante do casamento para que os preparativos não se choquem.

Como escolher o convite de casamento ideal

 

Onde celebrar

O local do jantar de noivado fica a critério do casal, como é óbvio. O mais comum é que ocorra na casa de um dos dois, de algum parente ou em um restaurante com área reservada. Cada escolha tem as suas especificidades. 

Em casa: nas celebrações residenciais, tem-se algum conforto, mais privacidade e a possibilidade de personalizar o ambiente a seu gosto. A desvantagem é ter que tratar da definição do cardápio sem contar com grande variedade e ainda gastar algum dinheiro com decoração. 

 

jantar de noivado


Restaurantes: nos restaurantes existe a facilidade do serviço especializado, mas o inconveniente de ser um lugar impessoal e as refeições podem sair mais caras dependendo da quantidade de convidados.

 

jantar de noivado

 

Quem e como convidar

Falando em convidados...Esqueça aquela lista enorme que incluem todos os seus ex-amigos de escola! A ideia é que o jantar de noivado seja uma festa enxuta. Nem todo mundo que estará no casamento deverá ser chamado neste primeiro momento. Portanto, a celebração fica restrita a algo em torno de 30 convidados, no máximo. Mais do que isso é um bocado exagero e pode comprometer o orçamento.


Não se preocupe com convites impressos! Apesar de ser tratado como uma formalização, o jantar de noivado é menos formal do que se imagina. Pode ligar às pessoas ou mesmo fazer um convite virtual que possa ser enviado por email, por exemplo.

 

Veja também: Como fazer o Save the Date.

 

Os tipos e estilos

Um jantar de noivado pode ser bem à moda antiga, com o momento em que o noivo faz novamente o pedido e ajoelha-se. Um membro da família geralmente também discursa, em jeito de dar as bênçãos ao casal. Isso acontece depois do jantar, onde há a troca de alianças, o brinde e o corte do bolo


Depois existe a versão mais relaxada, descontraída e sem protocolos. Os noivos trocam alianças antes da celebração e recebem todos para muita conversa, abraços e sorrisos sem um roteiro específico. Pode ter ou não brinde, fica a critério do casal.

 

Saiba mais: como escolher o carro para o casamento.

 

Como decorar

Há quem diga que não é necessário montar uma decoração específica para o jantar de noivado. Será que não? Convenhamos que deixar a comemoração com a nossa cara é muito melhor, não é? Então, se você quer economizar, mas sem perder o estilo, invista em pequenos detalhes como fotos do casal, plaquinhas, flores naturais, uma louça colorida. Lembre-se que a ocasião não combina com exageros. Vale também apelar para o DIY (Do it yourself). Dê asas ao seu lado mais criativo, insipire-se e produza o visual da sua recepção.

 

jantar de noivado

 

O que vestir

A melhor dica e conselho para o que vestir nesse dia é: aquilo que te deixa bem. Os dois devem sentir-se bonitos, confortáveis:

 

  • Invista em roupas sociais, mas sem muita pompa. 
  • O visual deve ornar com o tipo de jantar de noivado que escolheu. 
  • Se fará algo mais descontraído, não justifica vestir terno e gravata ou um vestido longo
  • O mesmo vale para os convidados, eles devem estar de acordo com o evento 

 

Como escolher a maquiagem para casamento

 

O que servir

Se fará o jantar de noivado em um restaurante, certamente não estará muito preocupado com isso, deve apenas em escolher. Mas, quem vai organizar a recepção em casa, precisa decidir o que servirá aos convidados. 

 

  • Estabeleça algumas entradas e petiscos salgados para saírem antes. 
  • O prato principal fica a critério do casal, mas é importante oferecer duas ou três opções.
  • O bolo também é opcional, mas vale à pena investir em docinhos finos e algumas sobremesas para adoçar a noite.

 

Confira: 7 maneiras criativas de levar as alianças.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar