Itaú, Caixa e Petrobrás abrem vagas de emprego para Jovem Aprendiz

Início de ano é o momento de procurar a sua oportunidade em 2015. Veja como concorrer a vagas de emprego para Jovem Aprendiz e as vantagens deste programa para a carreira.

Itaú, Caixa e Petrobrás abrem vagas de emprego para Jovem Aprendiz
Pessoas de 14 a 24 anos podem se candidatar a vagas de emprego para Jovem Aprendiz

Não é nada difícil encontrar vagas de emprego para Jovem Aprendiz, basta saber como e onde procurar. De acordo com lei nº 10.097/2000, que regulamenta a lei da Aprendizagem, as empresas são obrigadas a contratarem de 5% a 15% de jovens aprendizes. Em contrapartida, recebem isenções e benefícios fiscais.

Jovem Aprendiz


Quem pode se candidatar

Podem concorrer a vagas de emprego para Jovem Aprendiz todos aqueles que tenham de 14 a 24 anos incompletos, com frequência escolar (caso o Ensino Médio não esteja concluído) e inscrito em um programa de aprendizagem. A empresa está livre para determinar, dentro dessa faixa etária, a que mais interessa. Algumas procuram apenas acima dos 18, outras dos 14 aos 20, por exemplo.

Para pessoas com deficiência, não há limite de idade. Serão consideradas no processo de contratação as competências para a função em questão.

Como funciona

Neste regime, o aprendiz recebe uma formação técnico-profissional, tornando-se apto para responder às demandas do mercado de trabalho. A empresa, por sua vez, tem a oportunidade de preparar aquele profissional para a função de forma adequada e de contar com uma mão-de-obra cada vez mais qualificada. 

A jornada é de seis horas/dia e pode ser ampliada para oito se o jovem já concluiu o Ensino Médio. A contratação implica anotação na carteira de trabalho, direito ao 13º salário e demais benefícios previdenciários. As férias devem obrigatoriamente coincidir com as férias escolares e não podem ser parceladas. A duração máxima do contrato é de 24 meses.

O início do ano é sempre a melhor época para localizar oportunidades. Aqui pode encontrar programas de grandes empresas com vagas de emprego para Jovem Aprendiz.

Confira 4 oportunidades


1. Programa de Aprendizagem da Caixa
Enquadra duas categorias, os Adolescentes Aprendizes (entre os 14 anos e 6 meses e os 16 anos incompletos) e os Jovens Aprendizes (entre 18 e 22 anos incompletos). Para ambas, existem requisitos específicos, como renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita. 

2. Aprendiz do Banco Itaú
O programa já formou mais de 7 mil aprendizes e está recebendo novas candidaturas. Para concorrer, é preciso ter entre 14 e 24 anos e ser estudante da rede pública, preferencialmente.

3. Programa Aprendiz Banco do Brasil
Destinado apenas a estudantes da rede pública de ensino, garante 1380 horas de capacitação. O contrato é firmado através de uma entidade sem fins lucrativos e tem duração de dois anos.

4. Petrobrás
Destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social, que frequentem o ensino regular e residam no entorno de uma das unidades. O programa só abre a cada dois anos e cada estação tem o seu calendário próprio.

Em sites como o Vagas também são divulgadas todos os dias inúmeras vagas de emprego para Jovem Aprendiz, basta ter atenção aos requisitos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar