Tabela ISV - Impostos Sobre Veículos no Brasil 2017

Você sabia que o ISV - Impostos Sobre Veículos aqui no Brasil chegam a representar 30% do valor em carros nacionais e pode chegar a 60% em carros importados? Confira.

Tabela ISV - Impostos Sobre Veículos no Brasil 2017
Você sabe quais são os ISV - Impostos Sobre Veículos cobrado no Brasil? Confira.

Quanto pagamos de impostos sobre veículos aqui no Brasil? É muito, é pouco? Será que temos a noção exata? Claro que no fim do mês, ou no início do ano percebemos que ter um carro não é um luxo para todos. Há um velho ditado que diz: "ter um carro é como ter um filho". E no Brasil este ditado vale mais do que nunca. Conheça os ISV - Impostos Sobre Veículos cobrados no Brasil e entenda porquê. 

Está enganado aquele que acredita que os veículos vendidos no Brasil seriam mais barato ou igual aos preços praticados na América do Norte ou Europa. De acordo com a Associação dos Fabricantes Instalados no País (Anfavea), o veículo Chevrolet Malibu, por exemplo, tem o custo a partir de 89 mil. Sem considerar o ISV - Impostos Sobre Veículo, o veículo passaria a valer cerca de 57 mil. Nos Estados Unidos, contabilizando os impostos, o mesmo veículo sairia pelo valor aproximado de 42 mil reais. Por isso a pergunta: você sabe quais são os impostos e quanto está pagando por eles?

 

Valores de ISV - Impostos Sobre Veículos no Brasil

Os impostos embutidos no valor de um veículo no país são:

  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
  • Cofins – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
  • PIS – Programa de Integração Social

Já os impostos a seguir são pagos após a compra do veículo:

  • IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
  • Licenciamento – Taxa Federal (Detran)
  • DPVAT – Seguro Obrigatório Contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores

O valor do IPI pode variar de acordo com as cilindradas do motor:

  • Motor até 1.0: 7%
  • Motor entre 1.0 e 2.0 flex: 11%
  • Motor entre 1.0 e 2.0 gasolina: 13%
  • Motor acima de 2.0 flex: 18%
  • Motor acima de 2.0 gasolina: 25%
  • Utilitário: 4% e 8%

 

Você sabe o quanto paga de imposto na hora de comprar um veículo aqui no Brasil?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o valor do IPI pode variar de acordo com as cilindradas do veículo e o fato de ser nacional ou importado, atingindo entre 3% e 55%, PIS e Cofins representam 12% somados, assim como o ICMS. Caso seja um veículo importado, acresce 35% referente ao imposto de importação.

 

Dicas para comprar veículos

Carros Novos

Uma das principais vantagens de adquirir um carro 0km é ser o primeiro a dirigí-lo e ter a garantia de fábrica sobre o veículo, em caso de problemas técnicos ou mecânicos. Mas fique ligado, um carro pode chegar a desvalorizar cerca de 15% nos seus primeiros anos. 

Carros Seminovos

Entre diversas vantagens estão a inexistência de alguns impostos e o fato de poder adquirir um veículo com muita qualidade e equipamentos de segurança pelo mesmo preço de um carro novo básico. 

Carro usado

Para não erras na hora de investir o seu dinheiro na compra de um carro usado, certifique-se de que o veículo não é roubado ou está clonado; se há multas pu pendências e o estado de conservação. 

Consórcios

Se você possui uma fonte de rendimento estável e não tem pressa para adquirir um veículo, a nossa dica é investir em consórcio de carros. Mesmo com taxas progressivas, a vantagem está em não pagar o dobro por um veículo devido aos juro.

Financiamento

Antes de recorrer ao financiamento de veículos, verifique quais são todas as suas possibilidades para comprar um carro. Esta é uma opção que precisa ser bem analisada. Leia atentamente o contrato e se informe sobre as condições e os valores cobrados para não pagar taxas abusivas. 

Leilão

Esta já não é mais uma opção exclusiva para empresas. Os preços são bem acessíveis e é possível encontrar um carro que se adeque às suas exigências e com quilometragem baixa. 

Gostou? Compartilhe!
Na Web: