Você realmente quer ir embora do Brasil?

Diante de uma crescente insatisfação acerca da gestão nacional, muitos brasileiros cogitam ir embora do Brasil. Reflita e descubra se esse é o momento certo.

Você realmente quer ir embora do Brasil?
Apenas uma efusividade momentânea ou chegou o momento de sair do país?

Diante de uma crescente onda de insatisfação acerca da gestão e impunidade brasileira, aumenta também o número de cidadãos dispostos a deixar tudo para trás e tentar a vida em outro país. Mas ir embora do Brasil seria mesmo a solução?

Ir embora do Brasil, seria essa uma solução paliativa?

Mais do que nunca, brasileiros insatisfeitos com as políticas de gestão, falta de segurança, impunidade e o agravante da crise financeira não pensam duas vezes antes de direcionar seus projetos de vida para um futuro fora do país. Ir embora do Brasil nunca foi tão tentador para uns e outros, mas o impulso pode minar o desenrolar desse sonho, tornando a volta para casa ainda mais dolorosa do que a permanência.

A realidade é que, se está pensando em ir embora estritamente por uma questão de políticas atuais que não lhe descem e que “o país não tem mais jeito”, esse definitivamente não é o momento certo para tentar a vida em uma outra nação. O primeiro passo para se considerar pronto é conhecer a si mesmo e estar disposto a mudar totalmente sua vida e comportamentos antes aceitos. Afinal, em muitos casos, para sair do Brasil também é preciso deixar o Brasil sair um pouco de você.

Antes de mais nada, faça um teste. Pegue um papel e uma caneta e comece a anotar tudo o que gostaria de colocar em sua mala ao se mudar para o exterior. Se a lista ficar muito grande, isso significa que o desejo da mudança existe, mas que ainda não está pronto o suficiente para mudar de vida. Repense, reflita e refaça o exercício até se encontrar na melhor ocasião.

Em seguida, entra a questão do planejamento. Vai legalmente? Quais são os seus planos de vida para o novo país? Pense em como irá se sustentar e se tem um projeto para colocar em prática durante essa nova jornada. Vale o crescimento profissional, abrir um negócio, estudar ou aprimorar determinada técnica, só não vale apenas sair para “morar fora” ou “ir embora”.

Durante o período organizacional antes de ir embora do Brasil, escolha um país que forneça condições de realizar esse plano de vida, o que inclui estrutura, políticas para imigração, língua familiar, cultura e, principalmente, a presença amigos e conhecidos que possam te ajudar no início. Novamente, tome cuidado com as decisões por impulso, no fervor da tendência em sair do Brasil, principalmente se estiver indo com o companheiro ou crianças.

Vai doer o peito, vai parecer loucura, mas se quiser partir, arrisque-se, sem o sentimento de quem está fugindo de algo. Vá, faça o que é certo, cresça e permita-se também voltar, sem vergonha de querer ficar.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar