Intolerância ao glúten: conheça os sintomas da doença celíaca

Conheça os sintomas da intolerância ao glúten, também conhecida como doença celíaca e saiba como evitar o consumo de glúten

Intolerância ao glúten: conheça os sintomas da doença celíaca
Saiba como tratar a doença e como evitar o consumo de glúten

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio e alimentos derivados. Pessoas com intolerância ao glúten possuem uma doença chamada celíaca, que é a inflamação no intestino delgado, causada por uma reação imunológica. Por essa razão, intolerantes a essa proteína não podem consumir alimentos que contenham glúten em suas composições.

Sintomas de intolerância ao glúten

Os principais sintomas apresentados pelos celíacos são: inchaço e dor abdominal, gases, diarreia, cólica perda de peso, sensação de estufamento e enxaqueca. As pessoas já nascem com predisposição à doença, mas ela pode se manifestar em qualquer fase da vida.

Para o diagnóstico, são realizados exames sorológicos e uma endoscopia digestiva com biópsia na mucosa do intestino. O exame poderá verificar possíveis alterações de inflamação e atrofia das vilosidades.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Como tratar

A única forma de tratamento para os intolerantes a glúten é a dieta totalmente isenta da proteína, por toda a vida. A quantidade de glúten suficiente para causar alguma reação varia de paciente para paciente, mas caso não apareça algum sintoma ao ingerir, isso não quer dizer que o alimento não faça mal. O controle e retirada total do glúten é fundamental, pois doença pode levar ao câncer de intestino, quando não tratada da forma correta.

No mercado há cada vez mais opções de alimentos gluten free. Uma opção é, por exemplo, substituir a farinha de trigo por farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata. Confira sempre a embalagem dos produtos para se certificar se há glúten na composição.

É importante ainda ficar atento à procedência dos alimentos que consome, uma vez que a ingestão do glúten pode acontecer por meio de outras ações:

  • Ao reutilizar o óleo depois que este tiver sido usado para a fritura de algum alimento com glúten;
  • Ao usar o mesmo talher para um alimento com e sem glúten.
  • Ao utilizar tabuleiros ou formas polvilhadas com farinha de trigo para preparação de alimentos para intolerantes a glúten.

Glúten faz mal?

Embora, muita gente tenha aderido à dieta sem glúten com o objetivo de emagrecer, a prática não é recomendada por médicos, uma vez que a ingestão de glúten traz vários benefícios para o corpo, como ajuda a controlar a glicemia e os triglicérides, aumenta da absorção de vitaminas e minerais, melhora a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, o que faz emagrecer é o fato de cortar da dieta alimentos calóricos, como doces, pães e tortas, não sendo necessariamente o glúten responsável pela perda. Só elimine a proteína da sua dieta em caso de recomendação médica!

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar