Intolerância à lactose: principais sintomas e tratamentos

Saiba a causa, principais sintomas e tratamentos da intolerância à lactose.

Intolerância à lactose: principais sintomas e tratamentos
Saiba as causas e como controlar esse problema

A intolerância à lactose é causada como consequência da falta da lactase no organismo, enzima que tem a função de digerir a lactose presente no leite e outros produtos lácteos. A intolerância pode ter origem primária (como hereditariedade) ou secundária (lesões de células intestinais).

Quais os sintomas da intolerância à lactose

Os sintomas de intolerância à lactose geralmente surgem cerca de trinta minutos a duas horas depois de serem ingeridos alimentos lácteos. Os principais sintomas são diarreia, náusea, vômito, dores abdominais e inchaço, podendo variar a intensidade de cada sintoma, de acordo com a quantidade ingerida, o modo de ingestão, o estado da floral intestinal, entre outras situações.

O que fazer caso os sintomas permitam

Caso os sintomas citados acima se manifestem após a ingestão de alimentos que contenham lactose, é importante ir ao médico. O diagnóstico de intolerância à lactose é feito por meio de exames, como:

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais
  • Exame de tolerância à lactose: O paciente deve ingerir um líquido com alta concentração de lactose. Em seguida, é feito um exame de sangue para verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.

  • Exame de hidrogênio expirado: Após inferir o líquido com alta concentração de lactose, o médico analisa a quantidade de hidrogênio expelido pelo hálito do paciente.

  • Medidor de ácidos: Por meio de um exame de fezes, analisa o nível de ácido no organismo.

Tratamentos

A intolerância à lactose pode ser controlada com uma dieta especial e medicamentos, caso o médico analise como necessários. Logo que a intolerância é detectada, a ingestão de leite e derivados deve ser suspendida para o alívio dos sintomas. Aos poucos, esses alimentos devem ser reintroduzidos na dieta, para poder ser identificada qual a quantidade máxima de lactose o organismo suporta.

É indispensável manter a ingestão de alimentos ricos em cálcio e Vitamina D, fundamentais para a formação de massa óssea. Por isso, o leite não deve ser totalmente retirado da dieta.

Intolerância ao glúten: conheça os sintomas da doença celíaca

A maioria das pessoas com esse diagnóstico suporta de 55 a 115 gramas de leite de uma só vez (até meia xícara) sem apresentar os sintomas.

Segundo o site Minha Vida, os seguintes produtos lácteos podem ser mais fáceis de digerir por quem apresenta insuficiência de lactase:

  • Manteiga e queijos (por conter menos lactose do que o leite)
  • Iogurte e outros produtos lácteos fermentados
  • Leite de cabra (deve ser ingerido juntamente com as refeições e suplementado com - aminoácidos essenciais e vitaminas se for oferecido a crianças)
  • Sorvete e queijos envelhecidosLeite e produtos lácteos sem lactose
  • Leite de vaca tratado com lactase para crianças maiores e adultos
  • Fórmulas de soja para crianças com menos de dois anos

É importante ainda ler sempre os rótulos dos alimentos, uma vez que a lactose também pode estar presente em produtos que não são lácteos, como alguns tipos de cervejas, por exemplo.

Além disso, mantenha sempre uma dieta variada e rica em nutrientes naturais (alguns são fontes ricas de cálcio, como a couve e o feijão), fundamentais para manter a saúde e bem estar do corpo.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar