Internet fibra: como funciona, vantagens e preços

Entenda porque a Internet Fibra é superior à internet transmitida por fios de cobre e as vantagens e desvantagens que essa internet pode oferecer.

Internet fibra: como funciona, vantagens e preços
Confira vantagens e desvantagens da internet fibra

Economize na conta do celular, faça um plano de internet móvel.


 

Hoje em dia quando se fala em conexão de internet de alta velocidade e qualidade já associamos à Internet Fibra.  As conexões mais comuns que temos no Brasil são realizadas através de fios de cobre, e como sabemos a qualidade nunca agrada à maioria dos usuários. Mesmo que tenha uma banda larga avantajada, tem dias que ela está excelente e correspondendo à expectativa e tem outros dias que parece que parou no tempo e voltou à internet discada.
 

BANDA LARGA MAIS BARATA
Encontre um serviço de banda larga que oferece aquilo que você precisa e custa o que você pode pagar. Faça uma simulação sem custo e sem compromisso.

A Internet Fibra é a tecnologia mais recente que chega às residências e empresas com a promessa de uma conexão mais rápida e de melhor qualidade.


Internet móvel 3G ou 4G?
 

 

Vantagens da Internet Fibra

  • Maior velocidade de internet e capacidade de transmissão de dados (largura de banda).
  • Menor perda de potência, ou seja, as oscilações na qualidade e velocidade da internet são mínimas.
  • A qualidade da internet fibra se mantém mesmo quando transmitidas para grandes distâncias. Para distância relativamente curtas, as fibras óticas ainda se sobressaem aos cabos de cobre mais avançados.
  • Os cabos de fibra ótica não sofrem interferência de freqüências de rádio, o que pode ser um problema relevante aos usuários do típico cabo de cobre.
  • Também são imunes a radiação eletromagnética. Dessa maneira, os sinais propagados não sofrem interferências de geradores elétricos, motores, linhas elétricas de alta potência, relâmpagos que freqüentemente são causadores de ruídos nas linhas de transmissão baseadas em cabos de cobre.
  • Os cabos de fibra ótica são mais fáceis de serem instalados. Nas grandes cidades, a infraestrutura para fios de cobre já não deixam espaço para a adição de novos cabos. Quando comparamos os fios de cobre com os de fibra ótica, a diferença é enorme. Os cabos de fibra ótica são mais leves, mais finos e mais resistentes, facilitando a instalação. Além disso, para sistemas de mesma capacidade, os cabos de fibras exigem muito menos 
  • Se instalada corretamente, as fibras óticas sofrem menor deterioração do que os fios de cobre.

Veja qual a banda larga mais barata.

 

Desvantagens da Internet Fibra

  • A maior desvantagem está nos custos. O custo de produção das fibras óticas e também da implantação do sistema são muito altos, e esse preço elevado chega até o consumidor. Com o tempo, a tendência é o barateamento do sistema.
  • Ainda não está disponível em grande parte do país


Custo benefício da banda larga ilimitada
 

Qual a diferença entre os fios de cobre e de fibra ótica?

A principal diferença é que os fios de fibra ótica têm capacidade de transmissão de informação (ou largura de banda) muito maior e mais rápida do que os fios de cobre. Além de aumentar o número de arquivos transmitidos no menor tempo e com maior velocidade, ele tem ainda uma perda de potência muito reduzida em comparação ao fio de cobre.


A estrutura de um cabo de fibra ótica é complexa, constituído entre outras partes, de “fios de vidro” extremamente puros que foram revestidas em duas camadas de plástico reflexivo. Todo o sinal a ser transmitido é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores. Isso confere a qualidade e velocidade da transmissão.


A diferença da eficiência é tão grande que, para se ter uma ideia: um par de fibras óticas, cujo diâmetro pode ser comparado com o de um fio de cabelo, pode transmitir 2.5 milhões ou mais de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Um cabo de cobre, para realizar o mesmo número de transmissões, teria de ter um diâmetro da ordem de 6 metros.


Contrato de fidelidade de TV a cabo é legal?

 

Operadoras que oferecem Internet Fibra

Hoje, as principais operadoras de internet já estão investindo nessa tecnologia e disponibilizando ao consumidor final, mas ainda não são todas.  Confira na sua operadora de preferências as condições para ter essa internet poderosa em sua casa ou empresa

 

Já pensou em poupar fazendo um consórcio de carros? Veja como é fácil.

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar