Internet 3G no Brasil: porque não funciona tão bem

Por que a internet 3G no Brasil ainda é alvo de tantas reclamações? O 4G funciona? Existe algo que podemos fazer para melhorar o sinal da internet móvel? Veja.

 

Internet 3G no Brasil: porque não funciona tão bem
Um guia rápido sobre os problemas e velocidades da internet 3G do Brasil

Se você costuma navegar pelo celular, ter internet 3G pode lhe ajudar a economizar.

 

De tantos sonhos do homo sapiens moderno, podemos listar a busca pela realização pessoal, o emprego dos sonhos e uma aposentadoria tranquila. Para fórmula desses fatores de felicidade, a ciência ainda não possui a resposta, mas a internet nos ajuda a procurar.

 

Graças a já conhecida internet 3G no Brasil, toda essa informação, que antes ficavam presas por um cabo em casa ou no escritório, agora nos acompanha o dia inteiro. Esperando o sinal de trânsito abrir? Confira o e-mail. Tomando café? Tenta passar daquela fase do joguinho da moda. Esperando alguém? Uma olhada rápida no portal de notícias. Muito trabalho? Vamos ver as fotos das férias dos amigos nas redes sociais.

 

Lentidão que incomoda

internet 3g no brasil

E se é tão essencial o acesso constante à informação, porque ainda tão lento no Brasil? Por que as redes móveis, com um pacote de dados razoáveis, de forma a garantir acesso às milhares de páginas indispensáveis ao dia-a-dia, ainda são um luxo para poucos? E mesmo esse luxo, ainda a um preço tão pouco acessível e não tão rápidas como prometem?

 
você acessa internet pelo celular?economize com um plano de internet móvel

Internet 3G no Brasil - evolução, manutenção e reclamação

A terceira geração de rede (internet 3G) tem como característica mais importante um número maior de clientes de voz e nos permite um fluxo de dados de entre 384 Kb/s a 2 Mb/s, começou a ser operada em 1991. Claro que, nos anos 90, não havia uma necessidade de dados tão grande como hoje. E apesar do tempo no mundo, foi apenas em 2004 que chegou ao país.

 

É por isso que a internet 3G no Brasil é ainda alvo de reclamações a respeito da velocidade? Em parte sim já que, com essa demora de entrada no mercado, o investimento foi tardio e as melhorias não tão eficientes quanto as promessas feitas. Fora a burocracia que, infelizmente, é deveras presente no país, o que dificullta a instalação de antenas pelo território.

   

Situação atual

De promessas em promessas temos, devido à inserção tardia dessa tecnologia no país, um serviço que melhora aos poucos e, ao mesmo tempo, quer dar passos no sentido crescente dos números naturais, com a chegada do 4G que, por falta de antenas e das conhecidas reclamações sobre qualidade de sinal, acabou servindo de disfarce para os planos de rede móvel 3G plus e derivados (vendido à preço de 4G e qualidade duvidosa em algum limbo dos carregamentos eternos em sites de foto), numa tentativa do país acompanhar a evolução do mercado mundial.

 

Resultado: uma internet 3G com um indicativo de EDGE no visor (que significa, basicamente, internet lenta) mesmo sendo um plano incrível de “internet 3G ilimitado” (que, na prática, encontra muitos limites de tráfego de dados) e um 4G que funciona como a internet 3G no Brasil deveria funcionar inicialmente.

 

Encontre um plano de internet móvel que cabe no seu bolso.

 

Internet 3G pelo mundo

internet 3g no brasil

Estamos aqui reclamando da internet 3G no Brasil, e algumas partes do mundo já estão testando o 5G, que promete uma velocidade de, em média, 20 Gb/s. Sem contar que em lugares como Japão, Coréia do Sul e em alguns países da Europa ,a internet 3G funciona com uma média relativamente rápida de envio e recebimento de dados, e há mais preparo para a distribuição de sinal 4G.

Veja mais: Qual a melhor internet para celular


 

Internet 4G - Evolução da internet 3G no Brasil?

Em suas primeiras definições, uma rede só poderia ser caracterizada como 4G se fosse capaz de prover 100 Mb/s a usuários em movimento e 1 Gb/s para usuários parados. Mas, devido a dificuldade de prover tal velocidade, as exigências ficaram mais flexíveis. Sendo assim, há 4G nas terras tupiniquins e a média de usuários, em maio de 2015, foi de 11,8 milhões.

 

O problema (sempre há um problema) é que, resumindo a parte técnica, a frequência do sinal para rede móvel 4G no Brasil é de 2,5 GHz, o que não é considerado ideal. Para que o sinal funcionasse em sua plenitude (dado que a meta de velocidade para os principais municípios é entre 5 Mb/s e 12 Mb/s) ele deveria ir para a faixa de 700 MHz, que hoje é ocupada pelos sinais de TV aberta. Sem contar que não existem tantas antenas instaladas para essa tecnologia, de forma que ela ainda não funciona muito bem em lugares fechados.




Teste o seu inglês online: rápido e gratuito

 

 

Vale a pena, antes de assinar qualquer plano prometendo velocidades incríveis, verificar a disponibilidade na sua região (faça essa pesquisa usando a internet de casa, aquela que custa 100 Mb/s, mas só chega, no máximo, a 10 Mb/s. Mas isso é assunto para outra matéria), e leia atentamente as letrinhas após o asterisco, é onde eles escondem as infirmações que dizem que o sinal “g” qualquer coisa da internet 3G não é garantido.



 

O que fazer então?

internet 3g no brasil

Sendo o 4G um 3G melhorado com pontos (bem poucos, é verdade) de sinal “pleno”, e o 3G ainda muito lento para a demanda de conteúdo do século XXI, as alternativas para otimização efetiva de sinal da rede móvel não estão no nosso controle. Não confie nos aplicativos milagrosos para o aumento de velocidade. Se você leu até aqui, já entendeu que isso não depende só do celular.

 

Se não dá para melhorar, podemos, ao menos, evitar o susto na hora da conta. Evitar abrir sites “pesados” (com muitas imagens ou vídeos, por exemplo) enquanto depender de qualquer tipo de “g” e desabilitar o download automático de conteúdos em aplicativos de mensagem, são boas alternativas de economia (de dados e de dinheiro). O que resta é torcer para que, muito em breve, as reclamações com rede móvel fiquem tão distantes em nossa mente como o barulho dos inacreditáveis 56 Kb/s da conexão discada.

 

Ganhe um tablet para aprender inglês online.



Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar